Artigos

A decepção esmagadora do Fandom

Gina Carano, Joss Whedon — esta semana foi cheia de notícias desanimadoras sobre pessoas que muitos fãs admiram. E na visão disso, encontramos esse excelente texto da Wired falando sobre esse assunto e seu reflexo neste mundo que adminiramos e acompanhamos.

Para quem não conhece, o THE MONITOR é uma coluna semanal dedicada a tudo o que acontece no mundo da cultura WIRED, de filmes a memes, da TV ao Twitter.

Então resolvemos traduzir o texto e mostrar um pouco mais sobre o porque esse assunto impactou todos os lados, aqueles que não concordaram e aqueles que concordaram com o que aconteceu, no fundo todos nós ficamos decepcionados com o que houve, seja qual for o nosso ponto de vista.


Há muito tempo, em um escritório WIRED muito, muito distante, um colega disse uma vez: “Há um milhão e uma maneiras de ser um geek”. Em uma redação cheia de pessoas com obsessões – ciência, filmes, gadgets, matemática etc. – o significado era claro. Todo mundo é fã de alguma coisa. Parte desse fandom é o apego. Quando realmente admiramos alguém, seja um Vingador ou Anthony Fauci, há uma tendência de imitar sua personalidade, até mesmo sua moralidade. Os teóricos da mídia chamam esses laços de “relações parassociais”: pais de crianças com muitos pôsteres de Star Wars (provavelmente) chamam isso de “exagero”. Mas as pessoas nele, aqueles que escrevem ficção e passam dias fazendo cosplay antes da próxima convenção, chamam isso de parte de sua identidade, a estrutura de quem eles são.

Até que não seja. No início desta semana, a atriz Gina Carano perdeu o emprego no papel de Cara Dune em The Mandalorian. A ex-lutadora de MMA vem enfrentando críticas há meses por suas opiniões anticientíficas sobre o uso de máscaras, zombarias de pronomes sensíveis a transgêneros e tweets sobre fraudes eleitorais. Então, na quarta-feira, depois que ela compartilhou uma história no Instagram que sugeria que ter pontos de vista políticos diferentes era semelhante a ser judia durante o Holocausto, a hashtag #FireGinaCarano começou a ser tendência no Twitter. Naquela noite, a Lucasfilm emitiu o seguinte comunicado: “Gina Carano não é empregada atualmente pela Lucasfilm e não há planos para ela no futuro. No entanto, suas postagens nas redes sociais denegrindo as pessoas com base em suas identidades culturais e religiosas são repugnantes e inaceitáveis. ”

Os comentários de Carano são prejudiciais por vários motivos, mas parecem ter um peso adicional para os fãs. Cara Dune era uma heroína, alguém que lutava pelas pessoas, uma guerreira forte e competente em um gênero geralmente dominado por homens. Os fãs admiravam Cara e, por extensão, Carano, mas os comentários da atriz nas redes sociais deixaram uma daquelas coisas mais difícil de fazer. “A dor foi sentida intensamente por aqueles que mais admiravam seu personagem”, escreveu Anthony Breznican para a Vanity Fair, “incluindo alguns que fizeram cosplay de Cara Dune e esperavam que o espírito do herói correspondesse aos sentimentos da pessoa que a interpretou”. Outros, enquanto isso, apoiaram as declarações de Carano e começaram uma hashtag concorrente, #CancelDisneyPlus, conforme as notícias desta semana começaram a se espalhar.

Conflitos sobre esses sentimentos vivem nos corações dos fãs em todos os lugares. Se ter um relacionamento, mesmo que unilateral, com um personagem, um ator, um diretor ou um escritor significa adotar parte de seu código moral, ou ver parte de sua própria moral em seu trabalho, então o que acontece quando essas coisas não está mais alinhadas? O que acontece quando um herói não é mais seu herói?

Você pode pensar que estou no caminho certo para uma palestra sobre cultura de cancelamento. Isso é compreensível. Mas esse não é exatamente o ponto. Cancelar alguém ou algo costumava ser uma forte reação a algo que essa pessoa ou organização disse ou fez. Quando eles faziam uma declaração racista ou apoiavam uma causa transfóbica, ficava difícil para os fãs aproveitarem seu trabalho, então eles pararam de fazer isso, como se seu show tivesse saído do ar. Então, ao longo de 2020, foi mal interpretado como uma tentativa de silenciar as pessoas. Mesmo enquanto as pessoas falavam em rede nacional usando máscaras que diziam “Censurado”, as pessoas não conseguiam entender que cancelar alguém não significa que não podem falar, apenas significa que todos têm o direito de escolher se querem ou não ouvir, comprar seus discos ou assistir a seus filmes.

Para colocar essa ideia em contexto, aqui está outro exemplo desta semana: Na quarta-feira, Charisma Carpenter, a atriz que interpretou Cordelia Chase em Buffy the Vampire Slayer e Angel, acusou o criador desses programas, Joss Whedon, de criar “hostis e tóxicos ambientes de trabalho” em seus sets. Seus comentários, que foram feitos em apoio a Ray Fisher, que acusou Whedon de comportamento “abusivo e não profissional” no set das refilmagens da Liga da Justiça, foram rapidamente apoiados por colegas co-estrelas de Buffy como Sarah Michelle Gellar e Michelle Trachtenberg.

Durante os anos em que Buffy e Angel estiveram no ar, eles foram vistos como programas feministas e Whedon como um aliado. À luz das alegações desta semana, no entanto, alguns podem achar difícil assistir a esses programas – não necessariamente por causa de alguma vingança contra Whedon, mas porque agora é impossível ignorar que Carpenter e seus colegas estavam sendo maltratados ao fazê-los. A empatia básica torna difícil desfrutar de algo que pode ter traumatizado outra pessoa, para celebrar heróis fictícios cujos criadores agiram como vilões.

Fãs, especialmente aqueles que lêem quadrinhos, assistem a filmes da Marvel ou gostam de conteúdo sob o guarda-chuva conhecido como “gênero”, falam muito sobre heróis. Às vezes, esses corações de leão são personagens fictícios, às vezes são as pessoas que os criaram. Eles servem como guias, ou mesmo substitutos para modelos de papel ausentes. Quando eles hesitam em viver de acordo com os ideais que eles, ou seus fãs, representam, a decepção é enorme. Mas, em última análise, são apenas ícones, avatares; às vezes, seus devotos têm que fazer o trabalho que eles próprios não fazem.

Para ser claro, o dano real que pode advir de comentários odiosos e ambientes de trabalho prejudiciais supera em muito a decepção dos fãs. Este não é um post para dizer: “Será que alguém não pensa nos faaaaans?” No entanto, essas coisas não estão desconectadas. Importa quem é escolhido para admiração. E quando esses ídolos diferem do código moral de seus seguidores, é ainda mais importante se esses fãs os convocam ou seguem seu exemplo. A decepção vem da consciência de que apoiar o trabalho de alguém também é, em alguns aspectos, cumplicidade em suas ações. Nenhum herói se recostaria e permaneceria em silêncio.

Traduzido do texto: https://www.wired.com/story/disappointment-of-fandom/