Artigos

Como The Mandalorian poderia introduzir Mara Jade

Dois personagens do antigo Universo Expandido de Star Wars – a.k.a. Star Wars: Legends – sempre se destacaram em termos de popularidade com os fãs. Um era o Grande Almirante Thrawn e o outro era a Cavaleiro Jedi Mara Jade. Thrawn foi canonizado em Rebels e é provável que em breve participe de uma série de live-action da Disney+. Mas onde isso deixa Mara?

Muitos fãs acreditam que agora é a hora de sua introdução no cânone oficial. Certo, seria um pouco mais complicado trazer Mara para a história do que Thrawn. Mas acreditamos que O Mandaloriano pode ter apenas fornecido um caminho para o personagem amado.

O romance de Timothy Zhan, Herdeiros do Império, de 1991, introduziu Mara Jade na tradição de Guerra nas Estrelas. Este livro também foi um marco para todo o Universo Expandido. Mara aparece pela primeira vez como a segunda em comando do contrabandista Talon Karrde. Ela é finalmente revelada como a “Mão do Imperador”, uma agente especial e assassina que trabalha secretamente para Palpatine. Isso acaba colocando-a em conflito com Luke Skywalker. Ela tenta cumprir suas ordens finais de Palpatine matando Luke, mas, eventualmente, ela e Luke formam um tipo muito diferente de relacionamento. Ao longo de vários romances e muitos anos, ele a treina como uma Cavaleira Jedi, e os dois se apaixonam. Eventualmente, ela se casa com Luke e eles têm um filho: Ben Skywalker.

Mara se tornou uma personagem tão popular que apareceu em videogames como Masters of Teräs Käsi, Empire at War e The Force Unleashed. Lucasfilm até contratou uma modelo chamada Shannon McRandle para retratar Mara Jade em diferentes jogos de cartas e anúncios. Mas com o fim do velho Universo Expandido em 2014, muitos pensaram que era o fim do personagem para sempre. Especialmente porque a trilogia sequencial deixa bem claro que Luke Skywalker nunca se casou ou teve filhos. Thrawn foi fácil de entrar no cânone oficial. Mas Mara? Que parecia impossível. Até agora.

O Mandaloriano pode ter acabado de abrir a porta para a tão esperada aparição de Mara Jade em live-action. E um onde pelo menos parte de sua história de fundo original poderia permanecer intacta. Grogu, o bebê anteriormente conhecido como Baby Yoda, pode ser a chave para tudo. No final da segunda temporada de The Mandalorian, Grogu parte com Luke Skywalker, provavelmente para treinar no estilo Jedi. Mas não conte com a Disney e a Lucasfilm se livrando dessa adorável criatura verde para sempre. Ele estará de volta e talvez traga outro Jedi com ele.

Embora não achemos que ele vai voltar imediatamente, achamos que em algum momento da terceira temporada do Mandalorian ele fará um grande retorno. Esperamos que haja um salto no tempo de algum tipo no terceiro ano de Mando; deveria ser tempo suficiente para Luke treinar Grogu adequadamente e ensiná-lo a controlar seus poderes. Quando Mando precisa ser resgatado de alguma situação de vida ou morte, esperamos que Grogu venha e salve seu “pai”. E deixar a gente enlouquecer com cena.

Mas se isso acontecer, Grogu precisará de ajuda para se locomover. Treinado nos caminhos da Força ou não, ele ainda vai ser uma criança. Ele não estara pilotando navios, ou provavelmente até falando ainda. Então, ele precisará de um adulto para acompanhá-lo aonde quer que vá. Normalmente, diríamos que essa pessoa seria o próprio Luke. Mas recriar Luke em CGI como um personagem normal teria um custo extremamente proibitivo. Então, em vez de Grogu voltar com Luke, e se for outro dos primeiros alunos de Luke, na forma de Mara Jade?

A história de fundo de Mara do cânone das Lendas pode permanecer basicamente a mesma. Ela ainda pode ser a ex-Mão do Imperador, que treina e se apaixona por Luke. Mas dado o quão rigoroso Luke é com as regras da Ordem Jedi neste ponto, não achamos que ele se permitiria formar um apego romântico. Ou, pelo menos, não ceder a um. (Fãs de Clone Wars, pensem mais em Obi-Wan e Satine do que em Anakin e Padmé.) Então, talvez a atração entre os dois seja real, mas Mara deve finalmente deixar o lado de Luke, já que a relação deles simplesmente não pode ser. Assim, quando chega a hora de Grogu partir, ela se torna sua escolta e protetora.

Então, a que propósito ela poderia servir na história? Como vemos no episódio “O Jedi”, outro usuário da Força como Ahsoka poderia se conectar com Grogu e traduzir seus pensamentos para todos os outros. Afinal, foi assim que Ahsoka aprendeu o nome de Grogu. Mara poderia ser o C-3PO para o R2 de Grogu, de certa forma. E ela não apenas poderia traduzir para Grogu, mas também poderia ser sua guarda-costas. Mesmo que o bebê seja treinado pela Força, a ação do sabre de luz provavelmente está fora de questão para ele.

Partes da história de Mara, incluindo seu treinamento e relacionamento com Luke, ainda podem se desenrolar em flashbacks cuidadosamente elaborados. E quem sabe? Talvez ela tivesse se tornado um grande contraste romântico para o próprio Mando. Dito isso, o criador de Mara, Timothy Zhan, tem que aprovar qualquer uso dela em outros livros e mídias. Esperamos que sim, e que Jon Favreau e Dave Filoni encontrem uma maneira de tornar Mara Jade uma parte oficial do cânone de Star Wars, finalmente.

Via: The Nerdist