Artigos

Fox tentou avisar George Lucas que um Jovem Anakin Skywalker poderia “Destruir a Franquia”

Os executivos da 20th Century Fox disseram ao criador de Star Wars, George Lucas, que ele “destruiria a franquia” se prosseguisse com os planos de centrar seu primeiro filme em um Anakin Skywalker de 10 anos, o futuro Darth Vader. Lucas finalmente escalou Jake Lloyd para interpretar um jovem Anakin, um escravo nascido na Força no planeta deserto de Tatooine, em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma ao lado dos professores Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi ( Ewan McGregor). No abrangente segundo volume de The Star Wars Archives (1999–2005), lançado em 13 de dezembro e abrangendo a realização da Trilogia Prequel de Lucas, o diretor e roteirista relembra a distribuidora Fox preocupado com a criança Anakin:

“Você vai destruir a franquia; você vai destruir tudo!” Lucas relata, acrescentando que disse a outros na Lucasfilm que estava “fazendo um filme que ninguém quer ver”.

Em uma edição de 1999 da Empire Magazine, publicada semanas após o sucesso recorde de bilheteria de A Ameaça Fantasma, Lucas admitiu que o filme teria sido “mais comercializável” com um adolescente Anakin e uma Padmé Amidala de 18 anos (Natalie Portman), mas disse que “não é a história.”

“Eu o mantive como foi originalmente planejado. Você não pode jogar muito para o mercado. É a mesma coisa com os fãs”, disse Lucas. “As expectativas dos fãs tinham ficado muito altas e eles queriam um filme que mudasse suas vidas e fosse a segunda vinda. Você sabe, eu não posso fazer isso, é apenas um filme. E não posso dizer, agora Tenho que comercializá-lo para um público totalmente diferente. Conto a história. “

Lucas explicou: “Eu sabia que se tivesse feito Anakin com 15 em vez de nove, seria mais comercializável. Se eu tivesse feito o Rainha com 18 em vez de 14, teria sido mais comercializável. Mas isso não é a história. É importante que ele seja jovem, que esteja em uma idade em que deixar a mãe é mais dramático do que teria sido aos 15 anos. Então, você apenas tem que fazer o que é certo para o filme, não o que é certo para o mercado.”

Na mesma entrevista, Lucas descreveu o que se tornaria Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones como uma “história de amor” e o eventual Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith como uma tragédia e “muito, muito sombrio”.

“O próximo filme é uma história de amor e não sei como isso será interpretado pelos fãs. Eles pensam em Guerra nas Estrelas como um tipo de filme”, disse ele na época. “E está mudando um pouco mais – por ser uma história de amor, é menos um filme para crianças porque eles não gostam de assistir a todas essas coisas nojentas. Mas ainda é voltado para a mesma faixa etária, então vai ser um verdadeiro desafio para mim superar essa parte. E então o terceiro filme é muito, muito, muito sombrio. Não é um filme feliz por nenhum estiramento da imaginação. É uma tragédia. As pessoas pensam em Guerra nas Estrelas como filmes felizes. O que eles vão fazer a respeito de uma tragédia, eu não sei. Provavelmente será o menos bem-sucedido de todos os filmes de Guerra nas Estrelas – mas eu sei disso. “