Artigos

John Williams atribui seu sucesso no cinema à “Sorte”


Poucos compositores criaram tantas peças musicais icônicas para filmes quanto John Williams, que ajudou a definir os mundos de Indiana Jones, Harry Potter, Jurassic Park e, é claro, Star Wars, embora em vez de aceitar que é um gênio em seu campo, ele meramente afirmou que suas décadas de sucesso são creditadas à sorte. O músico também observou que, embora o tema de abertura de Star Wars seja uma das peças musicais mais famosas da história do cinema, foi uma das últimas peças musicais que Williams compôs para o filme, sendo claramente alheio ao impacto que a música teria há décadas.

“Tem sido uma jornada extraordinária com esses filmes, e com toda a minha carreira também”, Williams compartilhou recentemente com a The New Yorker. “A ideia de se tornar um compositor de filmes profissional, que dirá escrever nove trilhas sonoras de Star Wars ao longo de quarenta anos, não era um objetivo conscientemente procurado. Simplesmente aconteceu. Tudo isso, devo dizer a você, foi o resultado de uma aleatoriedade benéfica. Que freqüentemente produz as melhores coisas da vida. “

Ao longo de sua carreira, Williams foi indicado para impressionantes 52 prêmios da Academia, mais do que qualquer pessoa na história, e ganhou um Oscar cinco vezes. Essas vitórias incluem Melhor Trilha Sonora Original para Tubarão, Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança e E.T. o Extra Terrestre.

“Essa fanfarra no início, eu acho que é a última coisa que escrevi,” Williams lembrou de gravar a fanfarra de abertura de Star Wars. “É provavelmente um pouco sobrescrito – eu não sei. As notas de trinta segundos nos trombones são difíceis de obter, naquele registro do trombone. E a parte alta da trombeta! Maurice Murphy, o grande trompetista da L.S.O. – aquele primeiro dia de gravação foi na verdade seu primeiro dia com a orquestra, e a primeira coisa que ele tocou foi aquele dó alto. Houve uma espécie de rugido de equipe quando ele acertou com perfeição. Ele se foi agora, mas eu amo aquele homem. “

“Um dia, Steven (Spilberg) me ligou e disse: ‘Você conhece George Lucas?’”, Detalhou o compositor. “Eu disse: ‘Não, não tenho ideia de quem ele é.’ ‘Bem, ele tem uma coisa chamada“ Star Wars , ”E ele quer uma clássica ‘- termo dele, ele não disse Romântico -‘ partitura clássica, e convenci George de que ele deveria conhecê-lo, porque ele admirava a partitura para Tubarão. ‘Eu vim aqui uma noite, para o Universal Studios, e conheci George. ”

O resto, como dizem, é história do cinema.