FilmesHan Solo: Uma História Star WarsSpinoffs

Solo é a prova de que somos estragados por excesso de Star Wars

Olhando para os últimos cinco anos de filmes de Star Wars, um se destaca como um andróide dourado em uma lua da floresta: Solo: A Star Wars Story. O filme não só arrecadou menos que todos os outros (em mais de $300 milhões dólares), foi o único lançado durante o verão, centrado em um personagem da trilogia original que foi reformulado, e foi projetado para criar sequências que agora são muito improváveis de acontecer. Essa conotação basicamente negativa me fez pensar, o que há em Solo que fez isso? Por que todo o ódio?

Eu não assisti no cinema, não deu, e tive a oportunidade de assistir novamente por estar disponível nos canais por assinatura. Assisti especificamente com um olho no contexto maior: onde esse filme se encaixa na história de Star Wars? Inicialmente, nada realmente se destacou, é um filme divertido o suficiente, os personagens, especialmente os novos, são ótimos, Alden Ehrenreich faz um trabalho tão bom quanto imaginável interpretando o personagem icônico, e é repleto de momentos que os fãs de Star Wars vinham pensando há anos.

Então eu recuei. Percebi que o ponto crucial do filme realmente diminui as apostas. Todo mundo está atrás de coaxium – uma substância usada para fazer o combustível potente que alimenta os motores de hiperpropulsão das naves – que é, para nossos personagens, essencialmente apenas o dinheiro que vale a pena. E, no entanto, em Star Wars, desde o primeiro filme em diante, Han Solo rapidamente percebe que dinheiro não é importante. Foi quando me dei conta.

Uma história familiar e previsível? Conflito central desinteressante? Grandes novos personagens com pouco a fazer? Um dilúvio de piscadelas e acenos para filmes de Star Wars e mitologia do passado? Solo me lembrou muito O Despertar da Força, um filme que é quase universalmente amado e o filme de Star Wars de maior sucesso por uma margem tão ampla quanto Solo é o mínimo.

Ao contrário de Solo, no entanto, O Despertar da Força teve a honra de ser o primeiro novo filme de Guerra nas Estrelas lançado após a aquisição da Lucasfilm pela Disney e aquela onda de entusiasmo ajudou a cobrir algumas das falhas óbvias do filme. Como o fato de que é quase um remake de Uma Nova Esperança e é basicamente a história de pessoas lutando por um mapa. Eu me perguntei, se Solo fosse o primeiro filme de Star Wars da era Disney e saisse em 2015 em vez de 2018, teria sido a decepção geral que acabou sendo ou teria tido um sucesso semelhante a O Despertar da Força?

Em vez de revirar os olhos em momentos como Han Solo recebendo seu nome, seu blaster, ou ganhando a Millennium Falcon como fan service inútil, os fãs os teriam aplaudido como fizeram em momentos semelhantes em O Despertar da Força? Em vez de reclamar da reformulação depois de ver o retorno de Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher, as pessoas teriam aplaudido a Lucasfilm por abrir novos caminhos na franquia? Claro, perguntas como essas são impossíveis de responder, mas acho que essas reações de universo alternativo são inteiramente possíveis. Parece que, em última análise, Solo é uma vítima de seu tempo e lugar. O filme está no meio do tipo de fan service que veio um pouco tarde demais.

Em vez de ser o primeiro a sair do portão, Solo foi o quarto novo filme de Star Wars, e o primeiro a ser lançado um ano após o lançamento anterior. Quando Solo estreou em maio de 2018, os fãs ainda estavam debatendo e discutindo sobre Os Últimos Jedi, que foi lançado em dezembro de 2017. Para as duas primeiras trilogias, os fãs tiveram que esperar três anos pelo próximo Star Wars. A partir de 2015, era um lançamento por ano. Mas Solo, esse filme fofo, saiu menos de seis meses após o lançamento anterior. Esse imediatismo realmente ajudou a ampliar que o filme é, na maior parte, excessivo e desnecessário. Quase que gritava a pergunta: “Oh, saia daqui Star Wars, não tivemos o suficiente de você recentemente?”

Ah, e não se esqueça, entre os lançamentos de Os Últimos Jedi e Solo, Star Wars Rebels teve seu final. O videogame Star Wars Battlefront 2 havia sido lançado apenas alguns meses antes. Sem mencionar o dilúvio de quadrinhos, livros e brinquedos sendo promovidos. Tanto Star Wars. Liberar Solo naquela época era simplesmente muito rápido. Eu disse isso! Foi o culminar de tudo com que os fãs se preocupavam desde que a Disney comprou a franquia. A empresa lançaria tanto Star Wars que perderia parte do que o torna especial? Com Solo parecia que sim, pelo menos por um tempo.

Demorou cerca de 18 meses para a franquia se recuperar de Solo. Foi quando o Mandalorian estreou. Era a obsessão de todos, tanto porque havia, mais uma vez, muito tempo para esperar e, francamente, porque era uma criação realmente sólida. Solo, por outro lado, não foi ótimo. Foi bom. Ou talvez “ok”. Se fosse “ótimo” talvez as coisas tivessem sido diferentes. Porque, vamos encarar os fatos, muitos dos filmes de Star Wars são “bons”, não “ótimos”. Retorno do Jedi. O Despertar da Força. Rogue One. Esses filmes são principalmente reverenciados, ou pelo menos desculpados porque são simplesmente Star Wars. Isso ocorre em grande parte porque os fãs tiveram que esperar por eles e a expectativa junto com a empolgação ajuda muito na avaliação e aceitação. Apesar de Solo ser uma qualidade muito aceitável de Star Wars, ele sofreu.

Revendo o filme agora, também há uma nova peça do quebra-cabeça. O lançamento de Star Wars: A Ascensão Skywalker de 2019. Esse filme foi certamente um grande serviço aos fãs e, como Solo, muitos fãs martelaram o filme para isso. Compare os dois, porém, e Solo parece bastante formidável. Ele introduziu uma longa lista de excelentes novos personagens de Star Wars (Enfys Nest, Beckett, Val, Qi’ra, Dryden Vos, Rio Durant, eu poderia continuar), solidificou vários momentos lendários de Star Wars e nos deixou com muitas perguntas interessantes para resposta seguindo em frente. Além disso, na minha opinião, pelo menos a busca sem sentido por coaxium faz sentido lógico para os personagens canalhas, em oposição a uma busca por uma chave para encontrar um mapa para encontrar uma chave, e assim por diante.

Estamos apenas a dois anos de distância de Solo, mas já está um pouco melhor. As pistas de seu fracasso financeiro são um pouco mais óbvias, mas a recepção decepcionante de A Ascensão Akywalker torna as falhas de Solo menos estranhas. Embora seja improvável que veremos o que aconteceu quando Han e Qi’ra se encontraram novamente, o fato de eles existirem ainda nos dá uma boa sensação.

De mais uma chance para esse filme e reveja ele.

Baseado e inspirado em: Io9.com