Artigos

Rae Sloane | Tudo o que você precisa saber sobre essa personagem de Fallen Empire

Quando o anúncio Star Wars: Squadrons da EA foi anunciado, os fãs (com razão) ficaram muito animados com vislumbres de rostos familiares entre o elenco de pilotos de caça estelar: Wedge Antilles, voando para a Nova República! Hera Syndulla, rebelde, agora general! Mas há um rosto mais conhecido por lá que tem fãs conversando e não é um herói da República. É o Grande Almirante Rae Sloane.

Sloane faz parte do cânone moderno de Guerra nas Estrelas desde o início. Ela fez sua primeira aparição em A New Dawn, de John Jackson Miller, o primeiro romance a ser ambientado no cânone revisado desde que a Lucasfilm fez a transição do antigo universo expandido para o que ficou conhecido como “Legends”. Desde então, ela passou pela ascensão do Império, sua queda e até mais além, um fator fundamental em sua transformação na Primeira Ordem. Mas mesmo assim, não sabemos muito sobre ela. Com ela prestes a fazer outra grande “estreia” em Squadrons de videogame no final deste ano, eis o que você precisa saber sobre o comandante mais importante do Remanescente Imperial.

Nascida no planeta Ganthel cerca de 20 anos antes das Guerras Clônicas, a infância de Sloane foi de desejo de viajar e consternação. Movida pelo impulso de querer deixar seu mundo atrasado e ajudar a melhorar a pirataria desenfreada e o crime que o dominava, a jovem Sloane se inscreveu na Academia Imperial local o mais rápido possível. Ela admirou o compromisso do Império, recentemente reestruturado, de ordenar quando chegou ao seu mundo natal e policiou os vários elementos criminosos que ela passara a juventude desprezando.

Sloane subiu pelas fileiras da Marinha com uma pressa quase sem precedentes: como cadete, ela inadvertidamente interrompeu uma tentativa de assassinato na vida do Imperador Palpatine e Darth Vader por um de seus instrutores a bordo do Defiance Flight Training Institute. Depois de se formar, ela serviu a bordo de várias naves estelares como parte da classe de oficiais, e antes de completar 30 anos, atuou como diretora executiva de Grand Moff Tarkin e – embora temporariamente – comandou seu próprio Destruidor Estelar, o Ultimatum como capitão.

Foi durante seu comando do Ultimatum que Sloane encontrou Kanan Jarrus e Hera Syndulla, e foi forçado a trabalhar com os pretensos insurgentes durante uma missão do Ultimatum de escoltar um especialista imperial em eficiência para o sistema Gorse (onde Kanan se escondia e estava trabalhando como minerador) para impulsionar a mineração de Thorilide, um componente essencial na fabricação de turbolaser. Quando o especialista, o conde Denetrius Vidian, era um louco corrupto que planejava detonar a lua de Gorse para tomar o controle da mineração, Sloane trabalhou relutantemente com Kanan e Hera brevemente para interromper seus planos, cuja recompensa era capitania permanente do Ultimatum.

Na verdade, não sabemos muito mais sobre sua carreira no auge do Império. Em algum momento, ela foi promovida mais uma vez ao vice-almirante (e até tenta capturar Kanan quando ele se torna um Rebelde trabalhando com Hera), uma classificação que ela ainda estaria mantendo na época da Batalha de Endor. Sloane, comandando a destróier Vigilance, foi um dos vários almirantes que atuavam como parte da linha de bloqueio do Império que cortou a frota rebelde depois de atacar a aparentemente estrela da Morte II, adormecida, e também um dos primeiros a perceber que a batalha não estava indo bem para o Império. Ordenando que os navios imperiais sobreviventes fugissem para uma distância segura quando a Estrela da Morte explodisse, seria Sloane que outros comandantes tornariam uma figura estóica diante do que aparentemente era o fim do Império, já que, com a morte do almirante Piett e Com a destruição do Executor, ela era praticamente a oficial de mais alta patente que a Marinha havia deixado depois de Endor.

O estoicismo de Sloane e a crença fervorosa de que o Império deveria sobreviver mesmo sem seu Imperador fizeram com que ela rapidamente se tornasse uma figura vital no Remanescente Imperial depois de Endor. Mesmo quando a recém-formada Nova República começou a libertar mundo após mundo do domínio vacilante do Império, Sloane se viu rapidamente se tornando uma das figuras mais vitais do Império. Ela tentou formar um conselho dos ex-conselheiros do imperador em Akiva e, quando esse mundo caiu em rebelião (e com a chegada oportuna da Nova República), Sloane foi atraído pelos planos do almirante de frota Gallius Rax – sem saber que tinha sido ele que subverteu o Conselho Imperial do Futuro em primeiro lugar, como uma maneira de eliminar quaisquer possíveis oponentes em sua tentativa de governar o Império. Concedida a classificação de Grande Almirante e um lugar no Conselho das Sombras de Rax, Sloane encontrou a face pública do Remanescente Imperial, enquanto ele a controlava da, uh … sombra. Você vê o que ele fez lá.

A oferta de Rax pelo poder e o próprio compromisso de Sloane de criar uma aparência de ordem entre a cada vez mais poderosa Nova República chegariam à tona quando Rax tentasse traí-la e assumir o comando da Nova República de uma só vez. Persuadindo Sloane a organizar e participar de negociações de paz com o Senado da Nova República em Chandrila, Rax usou prisioneiros com lavagem cerebral em um ataque terrorista para assassinar a liderança da República e possíveis ameaças a si mesmo no remanescente como Sloane. Prometendo vingança, o Grande Almirante mais uma vez se viu trabalhando com insurgentes rebeldes para eliminar o que via como uma praga no Império, juntando-se brevemente a Temmin “Snap” Wexley e à célula rebelde de sua mãe durante a Batalha de Jakku para capturar Rax e executá-lo.

No mundo desértico, que veria o verdadeiro fim da Guerra Civil Galáctica, Sloane mais uma vez se viu encarregando-se do que restava das forças imperiais atacadas pela Nova República em Jakku. Sloane se consolou com os objetivos de seu adversário de reconstruir o Império e partiu para fazer isso sozinha, pegando o que restava da frota imperial e fugindo em direção às Regiões Desconhecidas, ao lado do comandante Brendol Hux e seu filho, Armitage. As ações de Sloane estabeleceriam o caminho para o que acabaria por florescer na Primeira Ordem, da qual ela foi uma das primeiras líderes.

Não sabemos o que aconteceu com Sloane além de ser o catalisador da transformação da Marinha Remanescente no ramo militar da Primeira Ordem. Muito de sua história, mesmo seu tempo no Império antes de Endor, ainda é relativamente desconhecido para nós, apesar de ela ter sido posicionada como uma figura-chave no que acontece com o Império após o retorno dos Jedi. Felizmente, Star Wars: Squadrons será capaz de aprofundar parte dessa história quando chegar no final deste ano, mas, por enquanto, grande parte do passado do grão-almirante Sloane no Império – e seu futuro na Primeira Ordem – permanece um mistério para nós.

Traduzido e adaptado de Io9.