Episódio V - O Império Contra-AtacaFilmesTrilogia Clássica

Porque Boba Fett foi um mistério por quase 20 anos

Se eu disser “Cara mau de capacete de Guerra nas Estrelas” primeiro, você pensa em Darth Vader e depois em Boba Fett. No entanto, enquanto todo mundo sabe o que Darth Vader soa quando ele anda por aí, e Boba Fett?

Entrando em Star Wars: The Empire Strikes Back, o plano era que o novo personagem, Boba Fett, tivesse seus próprios sons atrás do capacete, assim como a respiração inesquecível de Darth Vader. O trabalho começou ao criar a primeira aparição de Fett.

“[Boba Fett] apareceu pela primeira vez no desenho animado para o Star Wars Holiday Special”, disse o lendário designer de som Ben Burtt ao StarWars.Com. “Na época em que ele foi apresentado, estávamos tentando dar a ele um som ambiente distinto que sempre era ouvido quando ele estava por perto. Tínhamos feito isso anteriormente, é claro, com a respiração de Vader. “

Burtt e sua equipe decidiram “alguma telemetria e ruídos eletrônicos suaves como se houvesse scanners ou sensores a bordo dentro dele”. Houve um problema no entanto. “Embora tenhamos feito esses sons, eles nunca foram ouvidos porque ele nunca apareceu em um lugar calmo”, disse ele sobre os locais que Fett aparece em The Empire Strikes Back. Assim como o foguete a jato do famoso brinquedo de Fett, outro aspecto do personagem permaneceu um mistério até pelo menos 1997.

De acordo com a entrevista, os sons de Fett podem ser ouvidos durante sua aparição tranquila e controversa na Edição Especial de Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança, que finalmente deu a Fett seu próprio som distinto. Antes disso, no período entre Empire e a Special Edition, o som podia ser ouvido em outro lugar. Se Boba Fett fez uma aparição oficialmente licenciada e fantasiada em uma convenção ou evento, esse traje especialmente construído tinha o som.

“Construímos um gravador de cassetes em sua bolsa de peito”, disse Burtt. “Os sons são reproduzidos em uma fita de loop sem fim, exatamente como no R2-D2 da época, antes da tecnologia digital. Quando Boba andava, ele sempre transmitia seu som personalizado. ”

Esta história é apenas uma das dezenas de histórias incríveis que Burtt conta na incrível entrevista de Star Wars.com com a lenda. Ele fala sobre sons mynock vindos de cavalos, wampas provenientes de leões, trituração de metais AT-AT, derretimento de gelo para congelamento de carbono e um escritório cheio de chimpanzés selvagens. Leia a coisa toda neste link.