Episódio IV - Uma Nova EsperançaFilmesTrilogia Clássica

Mark Hamill discute a ingenuidade política de Luke Skywalker em cenas excluídas de Star Wars

A cena excluída da estação Tosche de Star Wars: A New Hope mostra uma fascinante imagem dos primeiros planos de expandir a galáxia muito, muito distante, mesmo que, em retrospectiva, tenha sido provavelmente melhor que permaneceu no chão da sala de corte. Mas, como Mark Hamill refletiu recentemente, uma triste razão pela qual ela permanece oculta é a percepção que ela dá ao personagem de Luke.

Falando recentemente como convidado da série Instagram Live dos Russo Brothers, a Pizza Film School, Hamill refletiu sobre uma das primeiras cenas excluídas da história de Guerra nas Estrelas. Seria visto Luke testemunhar a breve batalha de Tantive IV e Devastator acima de Tatooine antes de seguir para Tosche para obter os conversores de energia que ele adora reclamar. Lá, Luke encontra alguns amigos: Camie e Fixer, mas também um Biggs Darklighter retornado, que se formou na Academia Imperial que Luke quer desesperadamente fugir para si mesmo … mas como Biggs confia em Luke, ele não tem planos de permanecer parte do regime do Império.

É fácil ver por que essa cena foi cortada do filme final – atrasa Luke encontrando Obi-Wan e chegando à tragédia que o leva a abandonar qualquer sonho de se juntar ao Império e se tornar um Jedi como seu pai antes dele. Não precisamos aprender que Luke é amigo de Biggs aqui, porque essas informações surgem naturalmente quando eles se reúnem como companheiros pilotos rebeldes em Yavin IV. Mas, como Hamill lamentou, o que você perde é, na verdade, ver as alianças políticas de Luke neste momento – e essas políticas são basicamente “quem pode me tirar desse bolinho de poeira rápido o suficiente tem meu voto no espaço”.

“Existem algumas coisas que são boas para o personagem – número um, ele é ridicularizado por seus colegas. Portanto, ele não é particularmente legal ou popular “, brincou Hamill. “E então me deparo com Biggs Darklighter, interpretado por Garrick Hagon, e digo ‘Uau!’ Você pode ver que somos bons amigos. Ele está vestido com um uniforme imperial e eu vou, ‘Uau! Isso é tão bom! Mal posso esperar para sair do lixão de um planeta e me juntar a você.”


“A única razão que me interessa é que Luke não tem persuasão política”, continuou Hamill. “Ele acha ótimo que ele esteja no Império! Luke quer estar no Império, se isso o tirar da fazenda! Portanto, ele é completamente puro, pois não é politicamente motivado de nenhuma maneira, forma ou forma. ”

É fascinante assistir Luke ao longo da cena, enquanto Biggs diz que ele não voltou para casa como um herói visitante da Marinha Imperial, mas para se despedir antes de desertar para o lado em que realmente acredita. Luke está empolgado com o sucesso de Biggs no academia – porque ele está desesperadamente ansioso para replicar esse sucesso algum dia – mas também fica animado quando Biggs conta a ele sobre seus planos de ingressar na Aliança, dizendo “A Rebelião !?” alto o suficiente para que o Star Destroyer em órbita provavelmente pudesse ouvi-lo.

Há uma ingenuidade em Luke aqui, e durante esses primeiros momentos do primeiro ato de Guerra nas Estrelas: ele acha que a guerra civil entre o Império e a Aliança está preocupada com mundos tão distantes de Tatooine que ele não consegue realmente se reconciliar por que eles estão lutando da maneira que Biggs já fez. Qualquer coisa que possa tirá-lo do mundo e para qualquer tipo de emoção – até mesmo se inscrever no Império – vale a pena para saciar a inocente vontade de viajar de Luke neste momento. Isto é, até que ele seja diretamente confrontado pela tirania do Império, quando ele retornar à propriedade de Lars para encontrar os cadáveres em chamas de sua tia e tio. Isso mostra rapidamente o custo da inocência presuntiva!

É uma parte interessante do Luke que perdemos com esse momento deixado no chão da sala de corte, que pinta uma moralidade um pouco mais complexa para o universo de Star Wars, embora apenas por um momento. Você pode assistir a coisa toda na versão Disney + de A New Hope, se quiser revisitar por conta própria, ou assistir Hamill com uma letra sobre Star Wars e, mais especificamente, The Empire Strikes Back, no episódio de duas partes de Russo Brothers Pizza Escola de Cinema no vídeo acima.