Episódio V - O Império Contra-AtacaFilmesTrilogia Clássica

O time de efeitos visuais de Império Contra-Ataca se reuniu virtualmente

Os fãs de Star Wars em toda a galáxia comemoraram recentemente o 40º aniversário de Império Contra-Ataca. Mas a festa ainda não acabou. A equipe da Industrial Light & Magic, responsável pelos efeitos especiais do filme, se reuniu para uma reunião virtual. Eles compartilharam contos dos bastidores e ofereceram informações sobre o trabalho que foi realizado no filme, incluindo como pinturas foscas, animação em stop motion, efeitos práticos, câmeras especialmente projetadas e muito mais ajudaram a criar um dos filmes mais importantes já feito.

A Industrial Light & Magic realizou um evento de transmissão ao vivo muito especial, como parte da enorme celebração do aniversário de quatro décadas do Império Contra-Ataca, e nele estavam o supervisor de efeitos visuais da ILM, Bill George, moderando uma discussão de 80 minutos com as lendas dos efeitos por trás do filme. (Que se seguiu a um incrível vídeo de bastidores de quatro minutos.) Dennis Muren, Joe Johnston, Phil Tippett e Lorne Peterson se juntaram da segurança de suas casas para a mesa redonda virtual. Todos os quatro trabalharam no filme original e sem eles, Star Wars não seria o que é hoje.

Muren atuou como diretor de fotografia de efeitos visuais do filme. Ele estava por trás da câmera para muitas das cenas icônicas do filme. Johnston foi o diretor de arte de efeitos visuais e o principal colaborador da aparência geral de Guerra nas Estrelas. Tippett atuou como animador de stop motion do filme, e seu trabalho incluiu a criação de um mini fantoche de tauntaun. E Peterson foi o principal fabricante de modelos que liderou a unidade vital de miniaturas e efeitos ópticos do filme.

Com seus esforços combinados trabalhando ao lado de George Lucas, suas pinturas foscas, adereços práticos, trabalhos de câmera e miniaturas detalhadas fizeram a galáxia distante, muito distante, parecer tão real quanto a nossa. E essas histórias de lendas são tão fascinantes quanto as imagens indeléveis que trouxeram para a tela.