Episódio V - O Império Contra-AtacaFilmesTrilogia Clássica

George Lucas fala sobre os maiores desafios para fazer Império Contra-Ataca

Em 21 de maio de 2020, marcou 40 anos inteiros desde que Star Wars: O Império Contra-Ataca chega aos cinemas. Houve muitas comemorações on-line, desde posts de Mark Hamill a um novo pôster e um vídeo da cápsula do tempo. O Império Contra-Ataca é amplamente considerado o melhor filme da franquia, então não é surpresa que o StarWars.com tenha feito uma entrevista com o Criador. Eles até compartilharam algumas histórias do criador da franquia, George Lucas, que revelou o maior desafio em fazer a sequência. Aparentemente, o financiamento do filme “não foi uma tarefa fácil” após o sucesso de Guerra nas Estrelas.

“Bem, para ser sincero, o aspecto mais desafiador foi pagar por isso”, diz Lucas agora. “Para poder assumir o controle do filme, eu mesmo tive que pagar. E para fazer isso, fiz algo que meu pai me disse para nunca fazer, que era pedir dinheiro emprestado. Mas não havia muito que eu pudesse fazer, porque só tinha metade do dinheiro para fazer o filme, então tive que pedir emprestada a outra metade, o que me pressionou bastante. ”

“Eu estava aprendendo … não gosto de escrever”, acrescentou Lucas. “Nesse caso, Leigh Brackett morreu literalmente no dia em que entregou o primeiro rascunho do roteiro e não era exatamente como eu esperava ou queria, e fiquei preso. Eu estava trabalhando com o [roteirista] Larry Kasdan em Raiders [da Arca Perdida], mas ele ainda não havia terminado. ” Lucas perguntou a Kasdan se ele enfrentaria uma terceira versão do roteiro do Empire, com Lucas assumindo grandes pontos na trama número dois. “E ele disse: ‘Como você sabe que sou um bom escritor?'”, Lucas lembrou. “E eu disse: ‘Bem, quando você entregar o roteiro, se não der certo, o acordo será fechado.” Lucas trabalhou no segundo rascunho “e, enquanto eu estava lendo Raiders, ele estava escrevendo Empire”.

No início desta semana, o StarWars.com também mostrou como a cena final foi alterada depois que o filme chegou a cinemas selecionados. O diretor encontrou uma maneira de ajustar o final antes que o resto do mundo o visse. O filme estreou em 70 mm em mais de 100 cinemas em 21 de maio de 1980, com seu lançamento de 35 mm não acontecendo até 18 de junho. Na cena final em que Luke, Leia, C-3PO e R2-D2 estão na fragata médica, enquanto Lando e Chewbacca estão no Millennium Falcon, Lucas achou que a geografia das sequências era confusa, como ocorreu naquele lançamento inicial em relação a onde todos os personagens estavam. Lucas então entrou em contato com o editor do filme e a equipe do ILM para que eles soubessem que precisavam adicionar algumas fotos para ajudar a esclarecer a sequência antes que o filme fosse ampliado. Você pode acessar o StarWars.com para ver todas as pequenas diferenças entre a versão inicial de 70 mm e as modificações feitas na versão de 35 mm.