Episódio V - O Império Contra-AtacaFilmesTrilogia Clássica

Porque Império Contra-Ataca é a melhor sequência já feita


O Império Contra-Ataca fez 40 anos neste ano de 2020, é frequentemente citado por vários fãs como o melhor dos filmes de Guerra nas Estrelas. Mas, olhando além disso, o capítulo dirigido por Irvin Kershner mudou a percepção do mundo sabia sobre o que poderia ser uma sequência de filmes. Popularizou essencialmente dois conceitos no cinema convencional: o arco da trilogia de filmes e a franquia de filmes em andamento como uma narrativa contínua.

Sequências sempre existiram em Hollywood muito antes do Império Contra-Atava, é claro. A Universal construiu seu estúdio em cima da franquia de monstros nos anos 30 e 40, afinal. Quando o Império chegou aos cinemas em 21 de maio de 1980, já havia 11 filmes impressionantes de James Bond. Mas, embora esses filmes anteriores fossem tecnicamente sequências, sua ideia do que uma sequência deveria ser era totalmente diferente do que George Lucas sonharia. Todo novo filme do 007 apresentava uma nova abordagem para seu protagonista e público, apenas referenciando episódios passados, quando havia.

A ideia de continuar a história de onde o filme anterior parou foi, obviamente, inspirada nos seriados Flash Gordon e Buck Rogers da juventude de Lucas. Mas mesmo nos dias de hoje, esses e outros seriados de aventura eram vistos como entretenimento barato. Os filmes “reais” não imitavam seu formato, porque ser tão parecido com o baixo entretenimento de matinês de sábado seria visto abaixo deles. (Indiana Jones de Lucas também foi fortemente influenciado por esses seriados antigos, mas, em vez disso, aderiu mais tarde à fórmula de James Bond, curiosamente.)

Devido a esse estigma, seqüências que eram continuações diretas de filmes populares eram vistas como grosseiros caça-níqueis. Planeta dos Macacos foi um grande sucesso para a Fox em 1968, mas quando o estúdio pensou em continuar a história, seu ator principal Charlton Heston zombou da ideia. “Eu não quero fazer uma sequência; é como a série Andy Hardy “, disse Heston, referenciando as intermináveis ​​comédias de Mickey Rooney dos anos 40. Ele concordou em voltar para uma participação especial no segundo filme, mas seus pensamentos ecoaram o que a maioria das pessoas pensava sobre sequências diretas: eram idéias de baixa renda.

Quando blockbusters como “O Exorcista” e “Tubarão” receberam suas sequências, foram recebidos como imitações baratas que apenas tentaram replicar os primeiros filmes, mas com menos eficácia. Muitos esperavam que “Star Wars 2” fosse o mesmo.

Mas o Império mudou tudo isso quando foi lançado. Diferente dos filmes de Bond, ele esperava que você entrasse no teatro já tendo visto Guerra nas Estrelas e se familiarizasse com todos os personagens e a mitologia criada no primeiro filme. Não houve brincadeiras aqui nem reprodução preguiçosa de seu antecessor de 1977. Além disso, o final do império popularizado por Império popularizou a ideia de que o segundo filme era apenas o capítulo intermediário de uma história de três partes. Império foi uma sequência de sucesso de prestígio por meio da antiga fórmula serial, que já foi considerada algo muito juvenil para filmes “adultos”.

As trilogias de filmes se tornaram um padrão após o enorme sucesso de Império. Em seu rastro, “De Volta para o Futuro” e até a franquia “rival” de Star Trek começaram a usar essa fórmula. (Embora no caso de Star Trek, foram os filmes II, III e IV que formaram o arco da trilogia.) Eventualmente, o Senhor dos Anéis se tornou a segunda trilogia de filmes mais popular de todos os tempos após Guerra nas Estrelas. Isso foi adequado, já que a estrutura de Tolkein teve uma grande influência sobre George Lucas como contador de histórias.

Nenhuma franquia de filmes na história de Hollywood liderou as lições do Império Contra-Ataca mais do que o Universo Cinematográfico da Marvel. Isso não deve ser um choque, já que Kevin Feige, da Marvel Studios, é um grande fã de Star Wars, auto-proclamado. Desde que Nick Fury apareceu pela primeira vez nos créditos finais de Iron Man, o MCU construiu cada filme além do último, sempre criando uma provocação no estilo Império para o que virá a seguir em cada filme.

Todo filme da Marvel está no perpétuo modo Império, e funcionou como ganchos para eles. Em um sentido mais amplo, Infinity War e Endgame foram os filmes mais óbvios para seguir a cartilha de Lucas, mas, na verdade, todos os filmes da Marvel fazem isso.

De maneira fascinante, parece que a franquia de filmes de Guerra nas Estrelas procura se afastar das trilogias e se concentrar em filmes independentes por um tempo. Com The Mandalorian e outros próximos programas de streaming, é melhor deixar a noção de Star Wars serializada na tela pequena por enquanto. Guerra nas Estrelas há muito viveu na sombra do Império, e parece que eles podem finalmente estar escapando dela. Mas quanto ao restante das principais franquias de Hollywood? Não espere que o impacto de Império Contra-Ataca desapareça tão cedo.

Traduzido e Adaptado de Nerdist.com