CânonClone WarsLivrosOutras

Star Wars: The Clone Wars | Por que os sabres de Ahsoka aparecem azuis?

Muitos fãs de Star Wars ficaram simplesmente extasiados com o novo e empolgante trailer da temporada final de Star Wars: The Clone Wars, o trailer mostrou o ápice das Guerras Clônicas, cheio de ação, conspirações e muitas surpresas. Afinal de contas, assistir essa batalha entre Darth Maul e Ahsoka Tano pode ser (e muito provavelmente será) uma das melhores batalhas já mostradas pela saga. Mas por falar em Ahsoka Tano, algo que deixou muitos fãs intrigados foi o fato da ex-pertencente da Ordem Jedi estar em posse de dois sabres de luz na cor azul.

Ahsoka começou sua trajetória em The Clone Wars como aprendiz de ninguém mais e ninguém menos que Anakin Skywalker, e em sua posse, havia apenas um sabre de luz, mas na cor verde. Ao longo de sua jornada, Ahsoka adquiriu uma segunda lâmina com um tom meio amarelado, em comparação a sua antiga lâmina, e mais curta também.

Isso ajudou a personagem a se tornar extremamente cativante, pois seu estilo era único e incrível. Suas lâminas duplas acabaram se tornando uma referência praticamente instantânea. Mas em uma batalha contra um traidor da Ordem Jedi chamada Barris Offee, Ahsoka acabou perdendo seus sabres, e não só isso, mas a fé na Ordem Jedi e em tudo o que ela representava para a galáxia, e para ela.

Depois de um tempo, a personagem acaba fazendo seu retorno na série animada Star Wars: Rebels, dessa vez em sua versão adulta, mais madura e mais poderosa do que nunca. Além de aparecer com um novo par de sabres, dessa vez na cor branca.

Mas por que sabres azuis?

Há algumas especulações que podem ajudar a solucionar esse mistério de uma vez.

De acordo com o romance “Ahsoka”, o par de sabres que Ahsoka perdeu em batalha foram construídos por Anakin. Quando aconteceu a Ordem 66, Ahsoka e seu parceiro no momento, o capitão Rex tiveram que fingir suas mortes antes de se esconderem. Sabendo que um sabre guiaria seu caminho, Ahsoka deixou o par construído por seu mestre em um túmulo aonde deveria estar o corpo de Anakin Skywalker.

Outra citação no livro explica o momento em que Ahsoka aciona seus sabres pela primeira vez:

“Ela as ligou e disse a si mesma que era o brilho verde incandescente na noite escura que fazia seus olhos lacrimejarem”.

Mas afinal de contas, em que parte fala dos cristais na cor azul?

Bom… em nenhum momento é citado algum sabre de cristal kyber azul. Mas nesse mesmo romance também há uma explicação muito mais aprofundada sobre os cristais kyber, que são basicamente os “corações” dos sabres de luz.

Cada cristal escolhe seu usuário, e não o contrário. Para adquirir um cristal Kyber, o construtor do sabre precisa estabelecer uma grande conexão com a Força afim de se tornar um com a mesma. Por conta disso, os cristais possuem diferentes cores e formatos. Ele se adequa a personalidade de seu usuário.

Outro exemplo são os sabres dos Sith. Sua coloração vermelha é adquirida após um usuário do Lado sombrio da Força roubar e converter um cristal kyber, fazendo-o sangra e adquirindo a coloração escarlate.

O par de sabres brancos de Ahsoka, nada mais são do que cristais Kyber “reconstituídos”. Ou seja, Ahsoka purificou um cristal antes convertido por um usuário do Lado Sombrio. Por isso a coloração branca, simbolizando o equilíbrio.

Com isso, sobram duas alternativas. A primeira é que, nesse espaço de tempo entre as duas séries, Ahsoka construiu novos sabres de luz afim de assumir uma posição nessa guerra, mesmo deixando a Ordem Jedi. Afinal de contas, a jovem Padawan sempre teve um grande senso de justiça e compaixão.

E outra teoria é a de que, de algum modo, Ahsoka reencontrou suas antigas armas, e devido as mudanças de que aconteceram em torno de sua personalidade, os cristais acabaram adquirindo outra coloração. Mostrado acima que é possível de acontecer.

Mas agora, só nos resta esperar para conferir o que vem por aí na sétima e última temporada de Star Wars: The Clone Wars.