Episódio VIII - Os Últimos JediFilmesLivrosNova Trilogia

Revelado o que aconteceu com o sabre de luz de Luke Skywalker

Dentro do gigantesco universo de  Star Wars existem diversas armas e de diversos tipos e modelos diferentes, mas nenhuma delas chega aos pés dos  sabres de luz. “Uma arma elegante, para tempos mais civilizados”, com certeza, não tem definição melhor do que a dada por  Obi-Wan Kenobi para a principal arma dos  Jedi.

Mas dentre todos os modelos, tipos, formatos e cores, existem dois sabres que simplesmente contaram (e continuam contando) histórias.

O primeiro, como não poderia ser diferente, é o sabre de  Anakin Skywalker.

A icônica “espada laser” de cor azul é famosa por ter sobrevivido à várias e várias eras, tendo sido passada para  Luke Skywalker e chegado às mãos de  Rey depois dele.

O sabre foi construído pelo próprio  Anakin depois de seu antigo ter sido destruído em  Star Wars: O Ataque dos Clones. O sabre acompanhou  Anakin durante toda a sua glória durante a guerra contra os  Separatistas, e também em batalhas contra os  Sith que apareciam no caminho da antiga  República Galática.

Mas o sabre também acompanhou “O escolhido” em seus momentos de desgraça.

Começando pelo combate contra o  conde Dookan em  Star Wars: A Vingança dos Sith, onde o jovem cavaleiro Jedi perdera a cabeça no duelo (não só ele, aparentemente). E terminando com a derrota de  Anakin pelas mãos de seu antigo mestre e amigo,  Obi-Wan (que só derrotou seu aprendiz graças a técnica Jedi “terreno alto”).

Já o segundo sabre mais importante da saga, é o de seu filho  Luke Skywalker.

O icônico sabre de  cristal kyber verde foi visto pela primeira vez em ” Star Wars: O Retorno de Jedi.

O sabre foi construído depois que  Luke perdeu seu antigo sabre (o sabre de  Anakin) no clássico embate contra  Darth Vader em “ Star Wars: O Império Contra-Ataca”.

Com esse sabre,  Luke foi capaz de salvar seus amigos (e a si mesmo) do impiedoso  Jabba, o Hutt no poço de Sarlacc.

E com esse mesmo sabre,  Luke vestiu o manto de todos os  Jedi quando se recusou a matar seu próprio pai, nessa época um dos maiores ditadores da galáxia, fazendo assim com que a escuridão deixasse os olhos de  Darth Vader, consagrando assim o “Retorno do Jedi”  Anakin Skywalker.

O sabre se torna memorável não só pela história e sua construção, Mas por ser o primeiro sabre em uma cor diferente (além dos clássicos azuis e vermelhos) mostrados na saga.

O que originou uma enorme variedade de  coresmodelos mostrados futuramente na franquia.

Mas afinal de contas, o que aconteceu com o sabre de  Luke Skywalker?

De acordo com a novelização de “ Star Wars: Os Últimos Jedi” o sabre de luz de  Luke está aos cuidados das  Caretakers, as pequenas criaturas com vestimentas semelhantes a de freiras que vivem em  Ach-To, pequena ilha a qual  Luke se isola.

sabre de luz verde aparece apenas uma vez no longa. Em uma lembrança da maior falha do  mestre Jedi, quando  Luke aciona o sabre a fim de assassinar seu sobrinho,  Ben Solo, que estava tendo forte inclinação para com o  Lado Sombrio da Força.

Tal decisão de fato acabou levando  Ben Solo a se tornar o poderoso  Kylo Ren, fazendo com que o rapaz destruísse toda a reconstrução de uma nova  Ordem Jedi, queimando o templo e assassinando diversos alunos de  Luke.

Devido a esses fatos,  Luke decide abandonar o sabre e tudo aquilo o que ele representa.

Mas mesmo sabendo que o sabre está em  Ach-To, não se sabe ao certo aonde ele é guardado pelas cuidadoras.