Outras

As Habilidades de um Fantasma da Força

De acordo com o lore de Star Wars, a habilidade de existir após a morte como um fantasma da força é uma das mais raras e poderosas conquistas de um usuário da Força. Com “A Ascensão Skywalker” cada vez mais próximo, fica claro que veremos mais sobre os fantasmas, com a voz do Luke aparecendo durante o trailer, e o Palpatine voltando aparentemente de maneira inexplicável. Gradualmente, o universo Star Wars vai mostrando que os fantasmas são mais poderosos do que pensamos, e daí surge a pergunta: o que, então, pode fazer um fantasma da Força?

A primeira coisa a ser destacada sobre o assunto é o fato de só os usuários do lado da luz são capazes de emitir o fantasma da Força da forma que é mais conhecida. No cânone de Star Wars, é estabelecido que todos os seres se unem à Força ao morrer, mas para voltar da morte como um espírito de sentiência própria é necessário não só grande capacidade na Força, mas também devoção aos conceitos de altruísmo e sacrifício relacionados ao lado da luz.

Até agora, apenas quatro Jedi aprenderam a se manifestar de tal forma, esses sendo Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Yoda e Anakin Skywalker. É fato que Luke Skywalker também aparecerá como fantasma, vendo que Mark Hamill já falou sobre o assunto.

Anakin, mesmo tendo passado mais de uma década cometendo atrocidades como Darth Vader, conseguiu se manifestar como fantasma da força, já que sua redenção em “Retorno de Jedi” foi poderosa e completa, se sacrificando em prol de seu filho.

Apesar de apenas os usuários da luz serem capazes de se manifestar como fantasmas da Força propriamente ditos, os Sith encontraram formas de driblar tal lei. Uma delas é a ligação do espírito a algum utensílio, como um Holocron, ou no caso de Lord Momin (Darth Vader #23), sua própria máscara. Após a morte, um resquício de seu espírito permanece, mas completamente dependente do objeto ao qual ele está ligado.

De todos os casos que conhecemos de fantasmas Sith, o do Momin é o mais detalhado. Se alguém usasse sua máscara, o seu espírito possuía o corpo do usuário e poderia tomar controle total, matando a vítima no processo e fazndo com que Momin ganhasse sentiência e forma física novamente. Sua máscara, contudo, acabou sendo destruída por Darth Vader.

Às vezes, nem a ligação a objetos funciona com os Sith, como foi notado com Darth Atrius, cujo espírito era ligado a seus dois sabres de luz, mas não capturava sua essência, apenas sua raiva, que poderia sobrecarregar quem as usasse.

Além de ser necessário o compromisso com o lado da luz, aprender a fazer o fantasma da força geralmente leva anos de treinamento. Qui-Gon Jinn, o primeiro a ser bem sucedido nessa prática, depois de ter sido ensinado pelos Guardiões dos Whills. Após aprender a se manifestar como fantasma, o usuário da força tem que continuar aperfeiçoando a técnica. Depois de morto, ainda há muito a aprender sobre a Força, e foi assim que Qui-Gon passou seu aprendizado para Yoda e Obi-Wan.

O progresso de Qui-Gon como fantasma foi gradual. No começo, ele se manifestava apenas como uma voz sem corpo, se apresentando para Yoda e incentivando o mestre Jedi a aprender tal habilidade. Na época do exílio de Obi-Wan em Tatooine, Qui-Gon já tinha aprendido a se manifestar com sua aparência física, aparecendo para seu antigo Padawan numa forma tão concreta que parecia realmente de carne e osso, podendo interagir sutilmente com o mundo ao seu redor. Obi-Wan teve uma evolução parecida, no começo aparecendo por voz para Luke, depois se manifestando fisicamente e até sentando num tronco de árvore em Dagobah.

Sendo puras manifestações da Força vindas de seres conhecedores dela, não é surpresa que os fantasmas da Força são capazes de utilizar habilidades da mesma forma que pessoas físicas, como comunicação telepática, e até manipulação de elementos da natureza, como Yoda fez em “Os Últimos Jedi”.

Então, o que fantasmas da Força podem fazer? A resposta é tudo, com tempo e prática o suficiente.

Fonte: Gizmodo