Cânon

Trajetória do Universo Expandido – Parte 6

Aqui está o último texto do convidado Pablo Kimy Mondragón Salinas contando a História do Universo Expandido.

Finalmente hoje irei falar sobre “Journey to Star Wars: The Rise of Skywalker”. Nos últimos posts comentei sobre como os filmes foram completados por histórias do Universo Expandido, já que em um filme de duas horas (ou três) não dá pra explicar tudo. Com o Episódio IX não será diferente.

Antes do evento começar foram lançadas algumas histórias do período pré-Episódio IX, como a série Resistance, a HQ do Poe Dameron, a série Galaxy’s Edge e as HQs Age of Resistance.
Mas foi no dia 4 de outubro que foi lançada a primeira grande história desse período, o livro infanto-juvenil “Spark of Resistance”. Essa história se passa entre o Episódio VIII e o IX e conta uma aventura da Rey, Poe e Rose em uma batalha contra a Primeira Ordem no planeta Minfar. Nessa data também foram lançados alguns livros infantis não tão importantes.

No dia 9 de outubro começou a série da Marvel “Star Wars: Allegiance”. Nessa história, a Leia pede ajuda aos Mon Calamari para conseguir lutar contra a Primeira Ordem. Terá 4 edições e a última será lançada dia 30. A IDW, que também publica HQs de Star Wars, só que mais infantis, começará uma história de 3 edições do Chewbacca ajudando seu planeta a se defender contra a Primeira Ordem.

Image may contain: 4 people, text

Em Novembro sairão dois livros. No dia 5 de novembro será lançado “Resistance Reborn”, talvez o mais importante de evento, pois contará mais sobre a reestruturação da Resistência nesse período intermédio e o filme provavelmente não explicará essa parte.
O segundo livro, chamado “Force Collector”, será lançado dia 19 e contará a história de um sensitivo da Força que tentará descobrir sua conexão com os Jedi e a Força e se passará, na verdade, antes do Episódio VII. Esse livro seria intrigante por indicar que talvez teremos outro usuário da força no filme, ou pelo menos já abrir espaço para no futuro existir outra ordem de usuários da Força.

Image may contain: 1 person, text

Como bônus, no dia 4 de outubro saiu o livro de referência “Ultimate Star Wars, New Edition”. É um livro mais informativo, mas que traz uma prévia de conteúdo do filme.

Image may contain: text

Bom, por enquanto é isso. Esse é o material do cânone que terá conexão com o Episódio IX, o último capítulo da Saga Skywalker. Espero que no futuro o cânone consiga fazer uma boa coesão dos 9 filmes preenchendo o período intermédio e também conte sobre outros períodos como a Velha República.

Por Pablo Kimy Mondragón Salinas

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.