Eventos

Confira o que rolou na Jedicon RS

Esse texto foi escrito pelo nosso membro Edu Oliveira

Nos dias 12 e 13 de outubro, estive participando da Jedicon RS, em Porto Alegre, organizado pelo Conselho Jedi RS. Foi minha segunda participação no evento, que na edição deste ano aconteceu nas dependências do Colégio Salesiano Dom Bosco, na zona norte da capital gaúcha.

O calor escaldante do primeiro dia não foi empecilho para o bom público presente que aproveitou para conferir as várias atrações disponíveis, desde poder comprar os produtos de Star Wars e da cultura geek em geral com os estandistas até mesmo a oportunidade de realizar aquela tatuagem de seu personagem favorito da galáxia muito, muito distante. Havia também produtos exclusivos do evento, como copos, camisetas, botons e outros itens que eram comercializados pelo Conselho Jedi RS para quem quisesse guardar de recordação e ostentar sua participação no evento.

O evento com diversos produtos à venda nos estandes, dentre eles camisetas, chaveiros e pôsteres. Foto: Sociedade Jedi / Eduardo

Os participantes puderam ainda deixar registrado este momento incrível em um dos cenários temáticos montados, como o “tanque bacta”, montar em uma speeder bike nas florestas da lua de Endor ou ainda posar ao lado do Han Solo congelado em carbonita antes que este fosse enviado ao temido Jabba. Além disso, era possível tirar uma foto com os cosplayers que circulavam por todos os espaços. Ao final, tanto do sábado quanto do domingo, um concurso de cosplay premiou os escolhidos como melhores e mais criativos.

Aqueles que gostam de jogos não foram deixados de lado na Jedicon. Videogames, além de card games, jogos de tabuleiros e RPGs de Star Wars também estavam disponíveis a quem quisesse desafiar os amigos ou a família para uma partida.

Também estavam disponibilizados alguns consoles para o público se divertir experimentando os melhores games atuais de Star Wars. Foto: Sociedade Jedi / Eduardo

Como o ambiente era muito familiar, não poderia faltar espaço para os pequenos usuários da Força. No “Palco Naboo”, os papais e mamães poderiam inscrever seus padawans de até 12 anos para a “Academia Jedi” onde, ao final, eram diplomados como concludentes do treinamento nas artes Jedi.

Mas o evento não se ateve apenas a isso. No auditório principal, o “Palco Coruscant”, o público presente pode assistir a palestras e painéis. As tradicionais brincadeiras do Quiz Star Wars e dos jogos de adivinhação testavam os conhecimentos da saga, premiando os vencedores com diversos produtos. No intervalo de cada programação, brindes eram sorteados.

Dentre as atividades no auditório, no sábado, no “Palco Coruscant”, o painel “Protagonismo Feminino na Saga Star Wars” serviu para debater opiniões quanto à inserção das personagens femininas e sua importância dentro e fora da franquia. Após o painel “Episódio IX – Expectativas, Especulações e Teorias” teve como foco o último filme da saga a ser lançado agora em dezembro, além de uma síntese dos últimos Episódios lançados. Enquanto isso, no “Palco Naboo”, ocorreu o painel sobre cosplays, com dicas como materiais e técnicas de elaboração para os interessados em representar o seu ou sua personagem favorito(a).

Cosplay dos troopers de Star Wars. Foto: Sociedade Jedi / Eduardo

A programação de domingo contou com temperatura mais amena devido à possibilidade de chuva, o que não diminuiu o público no segundo dia. Além das atrações já citadas, após as brincadeiras no palco, uma palestra sobre a Ciência por trás de Star Wars buscou explicar algumas dúvidas dos fãs quanto às leis da Física dentro do Universo da saga, desde o som no espaço até a possibilidade de se produzir um sabre de luz. Uma outra palestra explicativa sobre a Jornada do Herói elucidou sobre este conceito literário.

Mas, para mim, o momento mais marcante foi a oportunidade de ter participado do painel “O Futuro de Star Wars”, representando a Sociedade Jedi. Ao lado dos colegas que dividiram o palco comigo, conversamos sobre os próximos lançamentos de Star Wars (The Mandalorian, Fallen Order, Cassian Andor, Clone Wars, Episódio IX) e nossas expectativas para com eles. Foi uma experiência bastante enriquecedora, com diálogo harmônico nas trocas de opiniões. Por mais momentos como este, com a reunião de amigos para que possamos conversar conosco e com o público nossas ideias e impressões sobre essa paixão que é Star Wars.

Agradeço ao Conselho Jedi RS pelo convite e pela organização deste grande evento.

Que a Força esteja conosco! Sempre!