Cânon

Trajetória do Universo Expandido – Parte 4

Aqui está o quarto texto do convidado Pablo Kimy Mondragón Salinas contando a História do Universo Expandido.

No último post eu comentei sobre o ínicio do novo cânone e do projeto que levou ao Episódio VII e que culminou na estreia do filme em dezembro de 2015.
Em 2016 o que tinha no cânone até a data eram vários livros e HQs ligados à série Rebels, alguns outros se passando na época Imperial e os do projeto “Journey to Star Wars: The Force Awakens”.
Já no fim de 2016 iria estrear o próximo filme da saga, Rogue One, mas, como iria se passar logo antes do Episódio IV a LucasFilm preferiu focar em Rebels naquele ano e a Marvel em HQs de outros períodos. O único preparatório pro filme foi o livro “Catalyst: A Rogue One Novel”, lançado um mês antes da estreia do filme. Já em 2017, foram lançados outros livros para desenvolver os personagens que apareceram no filme como Guardians of the Whill e Rebel Rising.

Image may contain: text

Em 2017 a LucasFilm e a Marvel continuaram suas publicações normalmente com várias histórias no período Imperial e uma ou outra no período da República. O período das sequels estava sendo explorado apenas pela HQ do Poe Dameron, se passando antes do Ep. VII.
Então, finalmente a LucasFilm lançou o projeto “Journey to Star Wars: The Last Jedi” começando com os livros “Leia, Princess of Alderaan” e “Phasma”, o primeiro contando como a Leia se juntou a Rebelião e como conheceu a Holdo. O segundo conta as origens da Phasma e de como ela se juntou a Primeira Ordem, ao mesmo tempo em que rola uma história antes do Ep VII.
A Marvel entrou nessa ai e lançou uma série da Phasma de 6 edições mostrando como ela se salvou da explosão da Starkiller e voltou a se reunir com a Primeira Ordem entre o Ep VII e VIII. Esse foi o primeiro elo entre os filmes.
Depois ainda saiu o livro The Legends of Luke Skywalker mostrando como as pessoas viam o Luke na galáxia, como sendo apenas uma lenda. E por último foi lançado o livro Canto Bight, contando histórias do Cassino de Canto Bight. A HQ do Poe Dameron não conseguiu alcançar o Episódio VIII, então isso só aconteceu em 2018.

Image may contain: text

No dia de estreia do filme, saiu o livro “The Last Jedi: Cobalt Squadron” que conta a história da Rose Tico e sua irmã e como chegaram aos lugares que estavam no Episódio VIII.

Agora faltavam apenas dois anos para o fim da saga Skywalker.

Por Pablo Kimy Mondragón Salinas

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.