Cânon

Trajetória do Universo Expandido – Parte 3

Aqui está o terceiro texto do convidado Pablo Kimy Mondragón Salinas, contando a História do Universo Expandido.

Nos posts anteriores eu mostrei como a LucasFilm complementava os filmes com o Universo Expandido e comentei como The Clone Wars gerou diversas incoerências que não foram explicadas pois em 2014 o Cânone de Star Wars foi criado e todo o Universo Expandido virou Legends.

A criação do cânone e do Legends foi uma tentativa da LucasFilm de dar liberdade criativa aos seus escritores para moldarem um novo universo SW com os novos filmes. A empresa já estava produzindo O Despertar da Força e decidiram começar do zero, mantendo apenas o material criado por George Lucas (os 6 filmes e The Clone Wars). Eles decidiram começar preenchendo o período do Império, enquanto terminavam a trama de alguns personagens de The Clone Wars em livro (Asajj Ventress em “Dark Disciple”) e HQs (“Darth Maul: Son of Dathomir”).

The Clone Wars Legacy adaptou Roteiros não usados de The Clone Wars para outras mídias

Nesses últimos anos eles lançaram bastante material pré-Episódio IV incluindo os filmes Rogue One e Solo, a série Rebels e seus derivados, e diversos livros. Já o período de três anos entre o Episódio IV e V foi preenchido com alguns livros e muitas HQs (que passaram da Dark Horse para a Marvel), sendo a mais longa a série Star Wars da Marvel, que atualmente está chegando no Episódio V.
O período entre o Episódio V e VI é o menos explorado, com apenas um livro da Leia e algumas HQs.

Image may contain: 3 people, text

Finalmente em Setembro de 2015, a LucasFilm começou o projeto “Journey to Star Wars: The Force Awakens” que pretendia lançar conteúdo relacionado ao filme. Primeiro saiu uma trilogia de livros do Han, do Luke e da Leia (o mesmo que comentei anteriormente) que, apesar de se passarem durante a Trilogia Original, contém personagens do novo filme (o livro da Leia tem um prólogo e um epílogo dela na época do Episódio VII).
Foi lançada a HQ “Império Despedaçado” que se passa logo após a comemoração em Endor, e também foi lançado o primeiro livro da trilogia Aftermath, “Marcas da Guerra”, que conta como o Império foi finalmente derrotado após o Episódio VI. (Apesar dos outros dois livros da trilogia terem sido lançados depois, eles contém referências à nova trilogia).
Outro livro importante lançado foi “Estrelas Perdidas”, que mostrou por primeira vez a Batalha de Jakku, em que um Destroyer Imperial cai no planeta desértico e suas ruinas aparecem no filme. A batalha é contada por outro ponto de vista no terceiro livro Aftermath “Fim do Império”.
5 contos menos importantes sobre personagens figurantes do filme tbm foram lançados.

Image may contain: text and food

Esse foi o começo do novo cânone, que culminou no filme mais lucrativo da saga. Não agradou a todos mas deu um belo pontapé inicial na nova história.

Depois irei contar sobre como está o cânone atualmente.

Por Pablo Kimy Mondragón Salinas

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.