Crônicas do VosGames

A EA e uns seis anos de problemas com jogos de Star Wars

Na semana passada em minha crônica eu falei sobre o livro de Artes de “O Despertar da Força” e como algumas coisas poderiam se encaixar no futuro da franquia.

Nesta semana, que tal falarmos do relacionamento conturbado entre a EA e Star Wars. Vamos relembrar, em maio de 2013, a Disney e a Electronic Arts anunciaram um parceria de 10 anos em jogos de Star Wars, e na época a gente comemorou que isso ia ser espetacular, que a gente ia ver jogos de Star Wars sensacionais. Mas sabe o que eu vejo até o momento, um grande erro de ambas as partes, em um acordo que somente a EA pode fazer jogos para console (Mobile e Internet ficaram fora deste acordo).

Mas antes de continuar massacrando, vamos analisar 2013. O último filme foi a Vingança dos Sith em 2005, e jogo mais recente, um retubante fracasso no Kinect, o Kinect Star Wars de 2012. Até escrevi sobre esse jogo no Select Game na época. Um monte de notícia de jogos fracassados, e então quando a EA disse que agora tinha as chaves da Millenium Falcon, a gente tinha que comemorar, era a esperança de ver os grandes jogos de Star Wars ressurgindo.

Mas vamos ser honestos, já se passaram seis anos, e esse ressurgimento não veio. A Disney tem feito um bom trabalho com filmes, desenhos e agora TV. Mas no terreno dos jogos, ainda estamos esperando a redenção (tomara que Fallen Order não decepcione). Mas vamos voltar as atenções para EA, em seis anos eles nos entregaram apenas dois jogos, Star Wars Battlefront, que foi até bem recebido, mas exclusivamente multi-player, o que não atinge muita gente, e depois metem o pé pelas mãos com Star Wars Battlefront II com todo aquele mecanismo de pague para ganhar, até foram parar no Guinness por isso.

E o pior, neste seis anos, entregaram dois projetos meia boca e cancelaram várias coisas, com o fechamento da Visceral Games cancelaram um jogo. A Bioware até hoje não mostrou nada sobre o suspoto RPG que estariam trabalhando quando o acordo foi assinado, e ainda tem a lenda do projeto “Orca”, que seria um jogo open-world, que estava sendo produzido no estúdio de Vancouver e que também foi cancelado.

O que talvez possa ser a salvação é Fallen Order chegando em novembro, e temos também um novo jogo da LEGO cobrindo toda a saga dos Skywalkers. Mas será que só isso vai ser capaz de recuperar o desastre que foi esse acordo com a EA até o momento?

Como fã, eu espero ver mais coisas neste quatro anos que faltam. E torço para que além dos quatro anos a Disney não caia no mesmo erro de deixar na mão da EA nossa franquia tão amada. Mas a EA ainda tem tempo para se redimir, tem um monte de coisas de Star Wars surgindo para TV e novas propriedades intelectuais surgindo, ainda dá para se redimir.

Mas infelizmente o que temos é esperanças, porque não é nada claro o que teremos neste anos que estão por vir dentro desta parceria. E, por favor, Disney, não faça mais um acordo como este, nós gamers estamos carentes dos bons jogos de volta.