Cânon

Trajetória do Universo Expandido – Parte 2

Aqui está o segundo texto do convidado Pablo Kimy Mondragón Salinas, contando a História do Universo Expandido.

Até 2008 tudo parecia estar bem. As prequels estavam coesas e completas com a ajuda dos livros e HQs, mas antes de falar sobre o que aconteceu eu queria contar que apesar de na época da Trilogia Original não haverem muitos tie-ins, havendo apenas uma série de HQs da Marvel, o livro Splinter of the Mind’s Eye e uma trilogia de livros do Han Solo e Chewie, logo após o Episódio VI, nos anos 80 e 90, saiu muito conteúdo para preencher os buracos deixados na trilogia.

Nos anos 80 foi lançada uma trilogia de livros do Lando, que acabou sofrendo vários retcon nos anos seguintes para se encaixar no Universo Expandido, foi lançada o desenho animado “Droids” sendo uma prequel do Episódio IV do C-3PO e do R2-D2, e o desenho “Ewoks” sendo uma prequel do Episódio VI dos bicinhos de Endor.
Nos anos 90 o UE praticamente começou de verdade, com o lançamento da Trilogia Thrawn, que continuou a história dos filmes. Nessa época foi lançado outra trilogia do Han Solo, dessa vez mostrando a Kessel Run e a relação dele com o Jabba, e um interquel entre o Episódio V e VI chamado Sombras do Império, que além de sair como livro foi adaptado em HQ e jogo de Nintendo 64. Mais tarde, em 2013 foram lançados livros do autor da Trilogia Thrawn entre os Episódios IV e V com elementos de sua trilogia.

Voltando ao período pós-prequels, o Universo Expandido estava indo muito bem. Já tinha explorado bastante coisa do período dos filmes, além de ter explorado os períodos da Velha República e da Nova República. Então, após o Episódio III, Dave Filoni propôs fazer uma série 3D das Guerras Clônicas seguindo uma nave com personagens novos, um Mestre Jedi e sua padawan para evitar erros cronológicos com as Guerras Clônicas já existentes. Entretanto, George Lucas aderiu à ideia com algumas mudanças, como a de que os personagens principais fossem Anakin, Obi-Wan e Padmé. A padawan da ideia inicial sendo adicionada como Ahsoka Tano.

Image may contain: 7 people, people smiling, people standing and hat

No início foi dito que a série iria respeitar o material pré-existente, contudo, quando o filme The Clone Wars estreou em 2008 já foram apontadas diversas contradições. Sendo a mais evidente o tempo em que Anakin se tornou Cavaleiro Jedi e ganhou a cicatriz. Enquanto que na antiga cronologia isso aconteceu 6 meses antes do Episódio III, o filme e a série 3D acontecem no começo da Guerra.
Ao longo dos episódios, mais erros cronológicos seriam criados. Então os fãs perceberam que a cronologia que conheciam não era mais a mesma. A LucasFilm teve que fazer diversos retcons.
Já na quinta temporada, a Disney comprou a LucasFilm e cancelou The Clone Wars. Os fãs estavam esperando que eles explicassem todos esses erros, mas em vez disso, em 2014 a LucasFilm descanonizou todo o Universo Expandido e manteve apenas os 6 filmes e The Clone Wars.
Isso significou que todo o progresso do Universo Expandido foi desconsiderado, a linha do tempo ficou muito confusa com The Clone Wars (2008) sem explicação e os filmes ficaram vazios sem o suporte do UE.
Agora iria levar anos até que houvesse outra cronologia coesa e interessante como a antiga.

Image may contain: 2 people

Depois continuarei falando sobre o novo cânone e sua ligação com os novos filmes.

Por Pablo Kimy Mondragón Salinas

theofairbanks

Paulistano, atualmente moro em São José dos Campos, sou fã da saga desde 2002, mas quando entrei para o grupo no Facebook Star Wars em 2014 meu mundo se abriu para um imenso universo de outros Fãs, discussões e amizades. Estou na Sociedade Jedi desde o seu inicio, e tento trazer noticias comparações, e projetos mais alternativos de interação com os leitores.