Biografia

George Lucas se sentiu chateado e traído quando a Disney não seguiu suas ideias

E saiu um livro com as memórias de Bob Iger, o CEO da Disney, chamado The Ride of a Lifetime: Lessons Learned from 15 Years as CEO of the Walt Disney Company, e neste livro Iger reflete sobre o criadors de Star Wars, George Lucas se sentir “chateado” and “traído” quando soube que a Disney iria para “outra direção” e esquecer suas tramas para a trilogia “sequel” depois da compra da compra da Lucasfilm em 2012.


Em algum momento do processo, George me disse que havia completado os esboços de três novos filmes. Ele concordou em nos enviar três cópias dos esboços: uma para mim; uma para [vice-presidente executivo sênior da Walt Disney Company, conselheiro geral e secretário] Alan Braverman; e um para [co-presidente e diretor de criação, Walt Disney Studios] Alan Horn, que acabara de ser contratado para administrar nosso estúdio ”, relata Iger. “Alan Horn e eu lemos os esboços de George e decidimos que precisávamos comprá-los, embora tenhamos deixado claro no contrato de compra que não seríamos contratualmente obrigados a aderir às tramas que ele havia traçado.

Ele sabia que eu ficaria firme na questão do controle criativo, mas não era fácil para ele aceitar. E, assim, ele relutantemente concordou em estar disponível para ser consultor a nosso pedido. Prometi que estaríamos abertos às idéias dele (essa não era uma promessa difícil de fazer; é claro que estaríamos abertos às idéias de George Lucas), mas não teríamos nenhuma obrigação.

Então o Iger da detalhes de uma reunião com Lucas, o roteirista Michael Arndt e a Presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy no Rancho Skywalker para falar sobre suas idéias para o filme e ele ficou chateado quando percebeu que se estava indo na direção das histórias que ele havia entregado na negociação.

A verdade era, Kathy, [diretor-escritor de O Despertar da Força] J.J. [Abrams], Alan e eu discutimos a direção em que a saga deveria ir, e todos concordamos que não era o que George havia delineado. George sabia que não tínhamos vínculo contratual com nada, mas achava que a compra dos esboços da história era uma promessa tácita de que os seguiríamos, e ficou desapontado por sua história estar sendo descartada “, continua Iger. “Desde a nossa primeira conversa, tomei muito cuidado para não enganá-lo de forma alguma e não achava que tinha agora, mas poderia ter lidado melhor com isso. Eu deveria tê-lo preparado para a reunião com J.J. e Michael que contou a ele sobre nossas conversas, que achamos que era melhor ir em outra direção. Eu poderia ter conversado sobre isso com ele e possivelmente evitado irritá-lo por não surpreendê-lo.

Agora, na primeira reunião com ele sobre o futuro de Star Wars, George se sentiu traído e, embora todo esse processo nunca tivesse sido fácil para ele, tivemos um começo desnecessariamente difícil.

Mas não quer dizer que trilogia “sequel” não incorporou idéias que lembram as idéias originais de Lucas. Ele queria uma Padawan chamada “Kira” como protagonista – que se materializou na Rey, e ele também pensou em um velho e exilado Luke Skywalker. E a história do Rian Johnson foi a que mais se aproximou dos conceitos originais do Lucas. E somente no segundo filme teriamos o “assassino de Jedi” que acabou se tornando o Kylo Ren em O Despertar da Força.

Para quem se interessou em saber mais sobre essa polêmica, o livro está a venda na Amazon (clique aqui) e nem preciso falar que é preciso saber inglês para ler né.

Acho uma pena a Disney ter escolhido outro caminho, sou um defensor da “Sequel” mas tenho curiosidade de saber qual era o caminho que o mestre queria “trilhar”, mas pelo jeito vai demorar muito para vermos isso.