Crônicas do Vos

Há mais em Capitã Phasma do que uma simples armadura bonita

Na essência, a Phasma é o Boba Fett da Era da Resistência. Ela tem aquele visual bacana para vender bonecos e gera o hype apenas pelo design da armadura. E ela, assim como o Boba Fett, tem muito mais a ser explorado do que o que apenas foi mostrado nos filmes. Mas tem uma diferença ai.

A mídia e os fãs transformaram o Boba Fett em uma lenda, que vive por si só no fandom de Star Wars. Ele é o caçador de Recompensas mais eficiente e mortal da galáxia, contratado para os trabalhos mais difíceis. Ele é o Batman de Star Wars, mas com uma capa curta, um jetpack.

Mas se compararmos ela com o Fett, Phasma ainda precisa de muito material para ela (estamos contando todo o material legends do Fett). Porque ela só tem uma mini-série em quatro partes pela Marvel, e uma história one-shot pela série Age of Resistance, e mais um livro por Delilah S. Dawson.

Em parte, essas história começam a mostrar que a Phasma é sim uma vilã e tanto. Ela está na linha de frente no combate, não tem medo, e traça sem caminho em sangue dos inimigos. Eles desenham uma mulher sem remorso, eficientemente calculista e que pode escapar de um compactador de lixo de um planeta explodindo em seis minutos.

O livro da a ela uma origem, de deixar qualquer guerreira com inveja, onde traçou seu caminho de um planeta sem muita tecnologia para comandar legiões pelas estrelas. Ela é realmente um símbolo de força para a Primeira Ordem.

Mas se de alguma maneira, conseguiram fazer com que você queira ser o Boba Fett, o melhor caçador de recompensas. Não conseguiram o mesmo com ela, as mídias não conseguiram dar o suporte necessário para a imagem do filme, mas mesmo assim, o visual dos brinquedos e de um Cosplay dela ainda chamam a atenção.

E se formos analisar essa junção, percebemos que não se conseguiu justificar o mito que foi tentado criar. Pelo, contrário, ela está mais para um fracasso, porque os filmes mostraram que na sua ganância por demonstrar força ela se torna fraca, e as mídias não conseguiram mostrar o contrário. Parece sim uma mulher desesperada para se provar e que se vale do oportunismo para isso.

Também não é o conto de uma covarde, mas tudo que se foi criado para sustentar a personagem não fazem jus ao hype que inicialmente foi criado sobre ela. Ela pode liderar o exercito? sim. Ela impõe medo e respeito em seu liderados? sim. Mas falta algo mais.

Vale a pena ler o história dela e ver que ela é uma pessoa extremamente calculista. O que até gera um ar de mistério para ela, porque parece que ela tem uma agenda próprio e só está na Primeiro Ordem por conveniência para conseguir isso. E acho que existe muito pano para a Disney explorar isso e conseguir transformar ela em uma verdadeira lenda.

Eu particularmente adoro a personagem desde quando vi o primeiro Design e tenho uma boneco dela com destaque na minha estante, mas acho que ela precisa de maior atenção para se tornar a lenda que é destinada a ser, e não passar a impressão que é apenas um saco de pancada da Resistência.

E assim, indiretamente volta a escrever uma “Crônica de Vos”. Espero que tenhamos uma constante aqui novamente.