O equilíbrio da Força na visão de Qui-Gon Jinn
Esse entendimento foi tirado da HQ de Star Wars – Age of Republic: Qui-Gon Jinn.
No final da história da HQ, Qui-Gon conversa com Mestre Yoda depois de ter feito uma viagem em busca de respostas para o verdadeiro equilíbrio da Força.
Qui-Gon diz a seu mestre que o lado sombrio precisa existir para que o lado da luz possa superá-lo. Através desse processo surgirá o equilíbrio.
No entanto, Yoda diz que o lado sombrio é sempre uma ameaça e o Jedi nunca deve aceitá-lo.
Qui-Gon responde que o lado sombrio consome, mata e não traz o equilíbrio. O equilíbrio é os dois lados da Força crescendo juntos, mas cabe a luz deter o lado sombrio. Ser rígido demais também leva ao lado sombrio.
A doutrina Jedi era tida como muito rígida, por isso muitos Jedi se corrompiam ou eram infelizes. Enquanto que o lado sombrio é violentamente sedutor. Quando um vendaval é muito forte, a árvore que não se dobra, quebra.
O equilíbrio é entender os dois lados e não cair para o lado sombrio. Conhecer os dois caminhos e não deixar o lado escuro dominar. Esse é o entendimento de Qui-Gon Jinn sobre o equilíbrio da Força. Uma visão bem diferente dos Jedi da Velha República e um entendimento que se assemelha ao de Luke em Os Últimos Jedi.
Para mais detalhes, leia: HQ confirma que Qui-Gon teria salvado Anakin
E assista: