Episódio VIII - Os Últimos JediFilmesNotícias

Frank Oz fala o que achou de Os Últimos Jedi e das mudanças na nova saga Star Wars

Mark Hamill, nosso querido Luke Skywalker, argumentou numa espécie de bate e assopra sobre os caminhos da saga conforme as decisões feitas na Lucasfilm Star Wars. Quando reclama das escolhas optadas, sempre lembra de como seria bom o reencontro do velho trio, movido por muito saudosismo. Não foi difícil entende-lo no seu posicionamento parecido a outros que sentem a mesma falta. Hamill comenta que sabe muito do Universo Expandido decorrente ao fato que seu filho ter consumido muito destas publicações em HQs ou livros. Situação esta que afeta muito seu posicionamento da quebra de expectativa. Embora muitos ainda acreditam que os caminhos sejam escolhidos pela Disney, esta apenas distribui e ganha com os merchans. A Lucasfilm é ainda a responsável pelos caminhos novos escolhidos na saga. O que muda um pouco essa frase frequentemente repetida por aí: “a Disney tem arruinado a Saga”. Agora é a vez de Frank Oz, o talento por trás de Yoda e que também é diretor. Oz demonstrou um pouco de conhecimento sobre o fandom e toma uma postura digna do Mestre Jedi que ele representa e atua.

“É sobre expectativas. O filme não preencheu suas expectativas. Mas, como cineastas, não estamos aqui para atender às expectativas das pessoas. ” Frank Oz

Agora, é fácil dizer algo como: “Frank Oz tem que dizer coisas assim, a Disney paga seu salário.” No entanto, o icônico marionetista e diretor de cinema não teve problemas no passado falando contra a direção de algumas de suas franquias afiliadas. Ele recentemente se refere aos Muppets: “uma sombra do que uma vez foi”. Isso traz à tona, para quem são esses novos filmes de Star Wars? Há toda uma nova geração de fãs de Star Wars, muitos deles jovens ainda na escola. Eles não parecem tão irritados com a direção em que Rey, Finn e Poe estão indo. Isso não é mais importante para o futuro do fandom? Se as pessoas se prontificam a falar contra o filme como quem diz: “o filme não dialoga mais comigo”, é um processo comum de assumir que o mundo muda ao nosso redor e nós também temos a obrigação de não parar no tempo. As obras culturais tem a mesma obrigação para não ficarem datadas, elas recebem uma atualização por ser uma obra cultural que expõe muito da cultura de sua época, mesmo que seja um filme de entretenimento. É a marca de um tempo.

Um fato importante ainda permanece: Os Últimos Jedi foi, na verdade, um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares em épocas em que a pirataria reduz esse alcance. Algo está funcionando, mas os agressivos fãs anti-Disney da Star Wars não querem reconhecê-lo, mesmo que ficou nítido que esse quadro não vai reverter.

“Eu amo o filme, todas as pessoas que não gostam dessa coisa de ‘Jedi’ de forma agressiva, são apenas propagadores de porcaria.” Frank Oz

E finaliza: “Bem, estamos a menos de 9 meses da última edição do último episódio da trilogia Star Wars, Episódio IX. Somente após o lançamento saberemos o impacto que toda a negatividade on-line, trollagem e ódio terá sobre o sucesso da canção do cisne Skywalker. Para este fã de Star Wars, ainda estou muito animado! Até 20 de dezembro, a Força esteja com você, sempre!”

Vebis Jr

Professor/produtor/pesquisador/podcaster em Cinema. Velho anarco punk rocker! https://twitter.com/Vebisjunior