Episódio VIII - Os Últimos JediFilmesNotíciasNova TrilogiaSaga

‘Os Últimos Jedi’ foi o filme mais lucrativo de 2017

O site Deadline contabilizou os dez filmes mais lucrativos lançados em 2017 e Star Wars: Os Últimos Jedi, ficou no topo dessa lista. Isso é diferente do filme de maior bilheteria, porque os cálculos da Deadline leva em conta os filmes que ganharam mais dinheiro depois que os custos de produção e marketing são subtraídos das bilheterias e da mídia doméstica. De acordo com eles, a Disney arrecadou US $ 417,5 milhões em lucro graças aOs Últimos Jedi.

O próximo filme mais lucrativo lançado em 2017 foi outra produção da Disney, A Bela e a Fera, com lucro de US $ 414 milhões. Outros filmes da lista incluem Mulher Maravilha em 6º lugar com $ 252 milhões, Homem-Aranha: De Volta ao Lar em 7º com $ 200 milhões, e Guardiões da Galáxia Vol. 2 em 19 com US $ 154 milhões. Já o filme Jumanji: Bem-Vindo à Selva, que foi o primeiro filme a derrotar Os Últimos Jedi em uma semana bruta, terminou em 4º com $ 305 milhões em lucro.

É realmente interessante ver como o Deadline descobre a lucratividade real de um filme (que você pode ver aqui, em inglês). Também é interessante notar que o lugar de um filme na lista mais lucrativa nem sempre coincide com o seu lugar na lista bruta de bilheteria (embora neste caso, Os Últimos Jedi tenha superado ambas as listas). Por exemplo, o Rogue One foi o segundo filme de maior bilheteria de 2016, mas apenas o terceiro mais lucrativo. Isso ocorreu devido em parte às enormes (e caras) refilmagens que ocorreram. Outro exemplo é o filme Corra, que foi o 37º filme de maior bilheteria do mundo em 2017, mas terminou em 10º lugar na lista de rentabilidade. Isso se deveu à enorme diferença entre o bilheteria bruto do filme (US $ 255 milhões) e seu orçamento de US $ 4,5 milhões.

Não há como negar que as opiniões sobre Os Últimos Jedi ficaram divididas, mas recentemente algumas pessoas tentaram usar alguns “fatos alternativos” para afirmar que o filme não foi um sucesso para a Disney. Este detalhamento e lista do Deadline provam o contrário. É verdade que o filme não foi tão lucrativo quanto O Despertar da Força (que foi, sem surpresa, o filme mais lucrativo de 2015, com lucro de US $ 780 milhões), e talvez a Disney esperasse um pouco mais, mas ainda é difícil ficar chateado demais com um filme que foi o mais rentável do ano.

O que não quer dizer que você não deve criticar o filme, e não possa ter sua opinião. Não quer dizer que as pessoas que não gostaram do filme estão erradas porque foi lucrativo. Só que, quaisquer que sejam os argumentos que queira usar para sua justificativa, o fracasso financeiro não é um deles. Star Wars continua a ser um enorme sucesso para a Disney e você pode apostar que Solo, mesmo com todos os seus problemas, estará no topo da lista no próximo ano.

 

Fonte: Deadline
Por: Dominic Jones (The Star Wars Underworld)
Adaptado pela equipe da Sociedade Jedi