Arsenal Imperial

Arsenal Imperial | Operação Cinzas – A Vingança de Palpatine Contra o Império a Galáxia

A Operação Cinzas foi uma ação por parte do Império Galáctico que teve como objetivo devastar diversos planetas da galáxia, sendo executada algumas semanas após a Batalha de Endor como forma de retaliação a qualquer um que achasse que o regime estava vulnerável.

A operação foi parte da chamada Contingência, um plano idealizado pelo Imperador Palpatine que assegurava que o Império e seus inimigos não sobrevivessem caso ele viesse a morrer. O Imperador baseou-se no jogo de estratégia Shah-tezh, que ele apreciava muito, aonde o papel de todas peças era de proteger o Imperator. Caso o Imperator caísse, as outras peças haviam falhado e não eram dignas de continuar em jogo.

As forças Imperiais lançaram vários satélites nas órbitas dos planetas selecionados a fim de criar uma matriz de disrupção climática que gerava monstruosa tempestades elétricas e outros eventos climáticos extremos para varrer a superfície desses mundos.

A Operação Cinzas durou aproximadamente três meses após o ataque em Naboo, planeta de origem do Imperador e ponto de encontro de muitos simpatizantes imperiais. Outros mundos que sofreram com essa ação foram Vardos, Burnin Konn, Candovant, Abednedo e Commenor.

No final da guerra, cinco anos após a Batalha de Yavin, a Contingência foi incumbida de reconstruir o Império nas Regiões Desconhecidas, mesmo com a Nova República saindo vitoriosa da Guerra Civil Galáctica. O Almirante de Frota Galluis Rax foi o escolhido pelo Imperador para cumprir com seu plano, modificando-o para reconstruir um regime ainda mais poderoso.

Fonte: Star Wars Wiki