Episódio VIII - Os Últimos JediEspeculações

Dossiê | Possibilidades de parentesco da Rey e as consequências de cada uma para a história da trilogia sequel

Desde a estreia de O Despertar da Força, o mistério de quem são os pais da Rey tem dado muito o que falar. Muitos apresentam como provas paralelos com os outros filmes da saga, ou então o famoso “Não seria legal se…”. Apesar de O Despertar da Força ter apresentado muitos paralelos com a trilogia original, não é isso que faz uma boa história ser contada. Então, que tal analisarmos o quanto de diferença cada teoria faria na trilogia sequel como um todo e tentarmos descobrir qual é a melhor em termos de história? O blog Star Wars Shadow Council fez isso de forma esplêndida, e acho muito bom compartilhar.

Antes de começarmos a discussão, precisamos lembrar quais são os maiores temas da saga:

1- A dualidade do bem e do mal

Você pode pensar que o maior tema de Star Wars é a luta do bem contra o mal em si, mas é bem mais do que isso. Se torna ainda mais evidente na trilogia sequel que o bem e o mal são apresentados como interconectados, como dois lados da mesma moeda. Eles equilibram um ao outro. Medo, raiva e ódio são equilibrados pela paz, paciência e compaixão. Tanto o lado da luz quanto o lado negro são parte da Força, e nem um nem outro podem ser totalmente extintos. Há potencial tanto para a luz quanto para a escuridão em cada pessoa.

2- Destino por nascimento

O destino é um dos maiores temas da saga, e o interessante é que sempre se conecta aos laços familiares de sangue, com vários exemplos: O destino de Anakin era trazer equilíbrio à Força pois era nascido dela, sendo assim O Escolhido. O destino de Luke era ser um Jedi como o pai dele antes dele. Todo sensitivo à Força tem o destino de usá-la, sendo do lado da luz ou do lado negro, pois nasceu com essa sensibilidade.

3- Tentativa de restauração de relacionamentos entre pais e filhos

Este é um tema muito recorrente nos filmes e que muitas vezes não damos a devida atenção. Os exemplos estão por toda a franquia:

  • A relação entre Anakin e sua mãe Shmi é quebrada quando ele é liberto da escravidão, mas em Ataque dos Clones ele tenta restaurar essa relação. Muitos dos problemas emocionais de Anakin que o levaram para o lado negro vêm da sua perda;
  • Luke decide seguir o caminho Jedi para vingar a morte do seu pai e do seus tios (Isso não é explicitado no filme mas há várias referências disso no cânon. O olhar de Luke ao ver sua casa em chamas é de raiva e ressentimento.) e também por considerar que seu pai gostaria de vê-lo como um dia ele foi, antes de saber toda a verdade;
  • A restauração do relacionamento entre pai e filho salva Anakin do lado negro em seus últimos momentos de vida; Han e Leia tentam restaurar sua relação com quem um dia foi Ben Solo, o que não é recíproco, custando a morte de Han;
  • Em Rogue One, Jyn decide não colaborar com a Rebelião ao ver que eles não fariam nenhum esforço para conseguir os planos da Estrela da Morte, mesmo afirmando que havia nela uma falha que o pai dela colocou, e o desejo de vingar a morte de seu pai é crucial para Jyn ter forças e enfrentar até mesmo o medo da morte.

4- Anakin: O Escolhido

George Lucas afirmou que Star Wars é definitivamente sobre Anakin. As prequels são sobre sua queda, a trilogia original é sobre sua redenção e as sequels sobre o seu legado, que é carregado por Kylo Ren em seu desejo de emular Vader e terminar o que ele começou com a destruição dos Jedi.

5- Identidades

Um tema que foi reforçado por O Despertar da Força é a aceitação ou rejeição de identidades, que permeia toda a saga. Seus exemplos são:

  • Quando Anakin caiu no lado negro e rejeitou os Jedi, assumiu a identidade de Darth Vader, e sua máscara serviu não só como item de sobrevivência, mas como um intimidador. Ao voltar para a luz, ele pede para Luke retirar sua máscara.
  • Ben Solo rejeita sua família, colocando uma máscara e aceitando uma identidade que não é sua, com o novo nome de Kylo Ren, e agora comandando os Cavaleiros de Ren
  • FN-2187 rejeita a Primeira Ordem, retirando seu capacete e se desfazendo da sua armadura de stormtrooper, se tornando Finn. Ele entra na Resistência, onde é tratado de forma humana, onde tratam seus soldados de forma individual, e não apenas por números ou codinomes.

Vemos o começo disso com Rey. Em sua primeira cena, ela veste uma máscara que tanto representa o mistério que a cerca quanto o fato de ser uma sucateira.

Reunindo todos esses temas, podemos descobrir qual teoria de parentesco da Rey se encaixaria melhor para a história como um todo. Vamos analisar somente as teorias mais conhecidas:


Rey Skywalker – filha de Luke Skywalker

  • A dualidade do bem e do mal:
    • Neste caso haveria uma dualidade definitiva entre Rey e Kylo Ren. Sua luta se torna o filho da filha de Anakin versus a filha do filho de Anakin.
    • Kylo rejeita sua família enquanto Rey a abraça.
    • Kylo é responsável por deixar sua família em pedaços enquanto Rey é o fator principal de sua reunião (Tirando a Millenium Falcon de Jakku, Rey acaba encontrando Han Solo e a urgência de levar BB-8 à Resistência acaba traçando o reencontro de Han e Leia, e o mapa que BB-8 carregava fez Rey possivelmente reencontrar seu pai. Kylo por sua vez fez com que o reencontro com seu pai acabasse em morte.)
  • Destino por nascimento: De ser Jedi como o pai e o avô antes dela, e mais do que isso, o destino da galáxia continuaria nas mãos da família Skywalker, de uma forma muito mais intensa, pois agora é o seu legado que está em jogo. As decisões de ambos os netos de Anakin podem trazer a luz ou deixar a galáxia na escuridão, pois eles são os herdeiros representantes de seu legado.
  • Legado de Anakin: Como dito anteriormente, a luta interna de Anakin estaria representada perfeitamente por seus netos:
    • Rey representaria Anakin no lado da luz: Ela cresceu no deserto em um trabalho análogo à escravidão, querendo ficar no planeta em que viveu para cuidar de sua família caso ela voltasse para a buscar; É mecânica auto-didata, tendo resolvido problemas na Millenium Falcon que Han Solo ao menos demoraria bastante para resolver; Tem o temperamento forte e gosta de desafios; Ela representa o despertar da Força, tendo um crescimento impressionante quanto mais ela descobria seus poderes.
    • Ben/Kylo representaria Anakin/Darth Vader no lado negro: Ele é o aprendiz promissor que traiu seu mestre e destruiu a nova geração de Jedi. Agora serve a um líder misterioso de um regime totalitário e lidera os Cavaleiros de Ren. Apesar de sua vontade de terminar o que seu avô começou, ele sente o que chama de tentação da luz.

Assim, a luta entre Rey e Kylo determinaria qual legado da família Skywalker ficará marcado para toda a galáxia e para todas as gerações futuras.

  • Identidades: Rey ganharia o sobrenome Skywalker e possivelmente descobriria seu nome verdadeiro. O sobrenome combinaria perfeitamente com sua trajetória.
  • Outros temas potenciais:
    • Perdão: Assim como Luke perdoou Anakin por todas as atrocidades cometidas, Rey também o perdoaria por tê-la deixado em Jakku ou então por não ter feito todo o possível para encontrá-la. Talvez ela perdoaria Kylo após saber de seu conflito, e juntos descobririam o equilíbrio da Força.
    • Verdadeiro entendimento sobre a profecia do escolhido: Ao invés de só um escolhido, a Força teria criado uma linhagem escolhida que começou com Anakin.
  • Efeitos no desenvolvimento da personagem e seus relacionamentos:
    • Se havia ainda alguma dúvida em Rey sobre se ela deveria voltar para Jakku ao invés de treinar com Luke, ela seria apagada;
    • Um laço profundo entre os dois seria criado naturalmente, a partir de quando começarem a aprender a ser família um para o outro, o que curaria tanto o ressentimento de Luke quanto os problemas de abandono de Rey. Isso bate com o que Rian Johnson diretor e escritor de Os Últimos Jedi, falou sobre a relação entre eles ser o coração do filme;
    • Rey renovaria as esperanças de Luke, o que o ajudaria a sair da depressão em que parece ter se afundado desde a queda de Ben;
    • Os laços entre Rey e Leia se aprofundariam, e seu luto por Han Solo iria crescer.
    • A relação entre Rey e Kylo se torna mais interessante por ser seu primo e assassino do seu tio.
  • Conflitos resultantes potenciais:
    • Rey desenvolveria um conflito interno sobre Kylo, pois, por um lado, ele agora seria membro da família que ela tanto sonhou conhecer, criando nela um desejo de vê-lo redimido, mas por outro lado, ele é o assassino de seu tio, que ela havia considerado como um pai que nunca havia tido, assim alimentando seu ódio por ele;
    • Kylo desenvolveria um conflito interno sobre Rey, ao ver que ela é sua prima e filha do seu antigo mestre. Ele também entenderia porque sentiu uma conexão com ela e seria o motivo de sua compaixão.
    • A descoberta de quem é o seu pai deixaria Rey confusa e um conflito se iniciaria. De início ela não entenderia porque ele a teria deixado todos esses anos naquele planeta desértico com apenas a promessa de que voltaria para buscá-la. Após saber o que realmente aconteceu e perdoá-lo por qualquer coisa que possa ter acontecido, outro pequeno conflito em relação a sua luta contra Kylo teria evidência. Luke se tornaria super protetor em relação à Rey numa tentativa de não perdê-la de novo, o que seria contra a natureza independente de Rey, que se comportaria como uma adolescente ansiosa pela vida adulta.

Rey Solo – filha de Leia Organa e Han Solo

  • A dualidade do bem e do mal: Mesma coisa se Rey for filha de Luke exceto que seria uma briga entre irmãos.
  • Destino por nascimento: De ser Jedi apenas como o avô antes dela, mas o legado e suas consequências para a galáxia continuam.
  • Legado de Anakin: O mesmo se Rey for filha de Luke
  • Identidades: Rey ganharia o sobrenome Solo e possivelmente descobriria seu nome verdadeiro. Combinaria como um sobrenome de uma representante do lado da luz.
  • Outros temas potenciais:
    • Perdão: Rey perdoaria Han e Leia pelo seu abandono e Leia se perdoaria por ter deixado isso acontecer. Talvez Rey perdoaria Kylo após saber de seu conflito, e juntos descobririam o equilíbrio da Força.
  • Efeitos no desenvolvimento da personagem e seus relacionamentos:
    • Se havia ainda alguma dúvida em Rey sobre se ela deveria voltar para Jakku ou não, ela seria apagada, mas pode causar urgência em voltar para os braços da mãe;
    • Um laço entre Luke e Rey seria criado naturalmente, praticamente da mesma forma que seria se ela fosse filha dele, mas será muito mais ameno e menos impactante;
    • Rey renovaria as esperanças de Luke, o que o ajudaria a sair da depressão em que parece ter se afundado desde a queda de Ben;
    • O laço entre ela e a mãe seria restaurado completamente, mas só depois de Rey terminar seu treinamento com Luke, e seu luto por Han Solo iria crescer consideravelmente.
    • A relação entre Rey e Kylo se torna mais interessante por ser seu irmão e assassino do seu pai.
  • Conflitos resultantes potenciais:
    • Rey desenvolveria um conflito interno sobre Kylo, pois, por um lado, ele agora seria o seu irmão, criando nela um desejo de vê-lo redimido, mas por outro lado, ele é o assassino de seu pai, assim alimentando seu ódio por ele;
    • Kylo desenvolveria um conflito interno sobre Rey, ao ver que ela é sua irmã e oponente. Ele também entenderia porque sentiu uma conexão com ela e seria o motivo de sua compaixão.
    • A descoberta de quem é sua família deixaria Rey confusa e um conflito se iniciaria. De início ela não entenderia porque eles a teriam deixado todos esses anos naquele planeta desértico com apenas a promessa de que voltaria para buscá-la. Após saber o que realmente aconteceu e perdoá-los por qualquer coisa que possa ter acontecido, outro pequeno conflito em relação a sua luta contra Kylo teria evidência. Leia se tornaria super protetora em relação à Rey numa tentativa de não perdê-la de novo, o que seria contra a natureza independente de Rey, que se comportaria como uma adolescente ansiosa pela vida adulta.

Rey Kenobi – neta de Obi-Wan Kenobi

  • A dualidade do bem e do mal: Uma dualidade existe entre Anakin e Obi-Wan. Enquanto Anakin é “cabeça quente” e impulsivo, Obi-Wan é comedido e procura seguir as regras. Não vemos essa dualidade perfeitamente colocada entre Rey e Kylo. Kylo representa Anakin, mas Rey ainda não mostrou ser regrada e comedida.
  • Destino por nascimento: De ser Jedi como o avô antes dela
  • Legado de Anakin: As vidas de Anakin e Obi-Wan se cruzaram e agora a vida dos seus netos também se cruzariam, mas somente Kylo representaria o legado de Anakin
  • Identidades: Rey ganharia o sobrenome Kenobi e possivelmente descobriria seu nome verdadeiro. Combinaria como um sobrenome de uma Jedi.
  • Outros temas potenciais: O legado de Obi-Wan
  • Efeitos no desenvolvimento da personagem e seus relacionamentos:
    • Aprender a história de sua família reforçaria sua decisão de não voltar mais a Jakku;
    • Luke e Leia ficariam felizes de saber que ela faz parte da família Kenobi, mas isso não interferiria tanto emocionalmente nem seria tão impactante;
    • O tema da restauração de laços familiares seria mais difícil de ser abordado. Há uma chance caso seus pais fossem introduzidos ou ela passasse um bom tempo conversando com o fantasma de Obi-Wan.
    • Kylo pode odiá-la mais ou ser indiferente a essa informação dependendo do quanto ele sabe sobre a luta em Mustafar e sua opinião sobre isso.
  • Conflitos resultantes potenciais: Pode ter algum efeito na luta entre Rey e Kylo mas as influências seriam mínimas.

Rey Palpatine – neta de Sheev Palpatine/Darth Sidious

  • A dualidade do bem e do mal: Kylo é do lado negro nascido de uma família do lado da luz e Rey é do lado da luz e seria nascida de uma família do lado negro.
  • Destino por nascimento: Esse tema só entraria em destaque se Rey passasse para o lado negro ou tentasse tomar o trono de Snoke usando seu parentesco como justificativa.
  • Legado de Anakin: As vidas de Anakin e Palpatine se cruzaram e agora a vida dos seus netos também se cruzariam, mas somente Kylo representaria o legado de Anakin
  • Identidades: Rey ganharia o sobrenome Palpatine e possivelmente descobriria seu nome verdadeiro. O sobrenome não combina com uma Jedi. Ela poderia escolher não usar esse sobrenome e/ou escolher ser adotada por Leia e Luke, podendo escolher o sobrenome Skywalker ou Solo.
  • Outros temas potenciais: Somos o que escolhemos ser, o sobrenome não importa.
  • Efeitos no desenvolvimento da personagem e seus relacionamentos:
    • Aprender a história de sua família pode criar um desejo de “recuperar” o trono. Dependendo das circunstâncias isso poderia ser ruim. Ela poderia entender que a maldade de seus antepassados fez com que ela fosse “descartada” em Jakku;
    • Não teria nenhum impacto significativo na relação entre ela e os outros personagens, que seriam os últimos julgarem ela pelo seu parentesco. Pode ser que Luke se recuse a treiná-la de primeira, por conta da experiência que teve com o avô dela;
    • Essa revelação poderia fazer Kylo ter mais gana em querer levá-la para o lado negro, usando seu parentesco assim como Snoke fez com ele quando era mais jovem.
  • Conflitos resultantes potenciais: Talvez algum conflito interno em Rey após descobrir suas origens. Ela poderia criar um racha na Primeira Ordem com pessoas que presenciaram o Império, mas é preciso uma prova concreta de seu parentesco pra isso acontecer.

Rey – Reencarnação de Anakin

  • A dualidade do bem e do mal: Anakin renascido literalmente versus Vader renascido simbolicamente
  • Destino por nascimento: Rey é destinada a corrigir os erros de sua vida passada.
  • Legado de Anakin: Anakin usa sua segunda vida para corrigir seus erros e mudar seu legado.
  • Identidades: Rey se identifica com Anakin e provavelmente usa o sobrenome Skywalker
  • Outros temas potenciais:
    • Profecia do Escolhido
    • Segundas chances
  • Efeitos no desenvolvimento da personagem e seus relacionamentos:
    • Esse desenvolvimento deve ser bem equilibrado pois depende muito de quanto ela se lembra de sua vida passada. Se ela não se lembra de nada não fará diferença, se ela se lembrar demais ela pode perder a própria identidade que construiu em Jakku;
    • O laço entre Luke e Rey (Anakin) seria aprofundado, e Leia pode perdoá-lo por seus antigos erros, restaurando seu relacionamento;
  • Conflitos resultantes potenciais:
    • Pode haver algum conflito com Leia, se ela ver Rey e Anakin como a mesma pessoa
    • O conflito entre Rey e Kylo diminuiria consideravelmente, pois Anakin faria de tudo desesperadamente para redimir Kylo.

Rey – filha da Força/Escolhida

  • A dualidade do bem e do mal: Essa dualidade seria desequilibrada já que Rey seria a verdadeira Escolhida e Kylo o neto mimado do antigo Escolhido
  • Destino por nascimento: Trazer equilíbrio à Força pois é nascida dela, sendo assim A Escolhida.
  • Legado de Anakin: Como Rey não seria descendente de Anakin, somente Kylo representaria seu legado.
  • Identidades: Rey se identifica como a escolhida mas só saberemos seu verdadeiro sobrenome se sua mãe for apresentada ou se Luke ou algum dos novos personagem a conheceu
  • Outros temas potenciais:
    • Verdadeiro entendimento sobre a profecia do escolhido: Ao invés de Anakin, Rey seria a Escolhida.
  • Efeitos no desenvolvimento da personagem e seus relacionamentos:
    • Rey deve estar ciente da responsabilidade que ser a Escolhida traz;
    • Não há nenhuma mudança significativa na relação com os outros personagens;
  • Conflitos resultantes potenciais: Não  há conflito significativo que possa ser criado.

Rey – filha de uma família desconhecida

  • A dualidade do bem e do mal: Kylo vem de uma família famosa, Rey de uma família desconhecida.
  • Destino por nascimento: Não aplicável já que seu parentesco é insignificante
  • Legado de Anakin: Como Rey não seria descendente de Anakin, somente Kylo representaria seu legado.
  • Identidades: Rey se identifica como Jedi mas seu sobrenome não importa
  • Outros temas potenciais: Um grande herói pode vir de qualquer lugar
  • Efeitos no desenvolvimento da personagem e seus relacionamentos:
    • Rey deve superar seus problemas de abandono com os novos amigos que fez;
    • Não há nenhuma mudança significativa na relação com os outros personagens;
  • Conflitos resultantes potenciais: Não há conflito significativo que possa ser criado.

Veredito:

Quanto mais próxima do sangue Skywalker Rey for, mais temas importantes para a saga podem ser abordados. Portanto, Rey Skywalker seria a melhor opção em termos de história, pois abrange todos os conflitos da saga que podem ser finalmente resolvidos caso Rey e Kylo encontrem o equilíbrio juntos, o que seria mais interessante considerando o que vimos no tema da dualidade, ou então Rey derrote Kylo, confirmando o legado de Anakin como sendo o legado da luz.

OBS.: Não estou dizendo que Rey será Skywalker, afinal só teremos certeza quando assistirmos o filme. Só acho que será melhor se ela for Skywalker, como protagonista da trilogia sequel em uma saga cujos Skywalkers sempre foram protagonistas.