Livros

Os dias mais loucos de Han Solo

Ainda temos um bom tempo para o filme do Han Solo e pouca informação. Mas uma coisa é certeza: desses 10 momentos que eu vou listar aqui, revisados do Legends de Star Wars, duvido que alguns deles sequer passe pela telona. Mesmo assim é interessante ver o quanto de situações ridículas que ele já passou.

O dia que ele enfrentou uma lontra gigante

Certo, tecnicamente é um Selonian, mas vamos lá, olha para essa coisa. É uma lontra gigante. O personagem aliás tem uma história bacana por trás. Ela é chamada de Dracmus e estava presa pelo sobrinho de Han,  Thrackan Sal-Solo (relaxa que esse ainda vai aparecer nessa lista), nas várias vezes que Corellia tentou se separar da Nova República. Han também estava aprisionado, e o Thrackan resolveu montar uma arena de Gladiadores, e botar ambos para lutar… Mas Han, que conhece a linguagem Selonian, convence Dracmus a pegar leve para que possam bolar um plano de fuga. E de quebra, ainda temos a capa de Joe Jusko para a Star Wars: Galaxy Magazine com a cena.

O dia em que fizeram uma música para ele

Acho que eu já falei o quão ruim é o livro The Courtship of Princess Leia, que só realmente vale a leitura, porque é aqui que acontece o casamento de Han e Leia . E durante o processo, C-3PO escreveu uma balada de 15-versos chamada “The Virtues of King Han Solo” para celebrar a Leia o excelente casamento que estava fazendo.

 Claro que a música é um desastre, mas olha a letra:

He’s got his own planet,

Although it’s kind of wild.

Wookiees love him.

Women love him.

He’s got a winning smile!

Though he may seem cool and cocky,

He’s more sensitive than he seems,

Han Solo,

What a man! Solo.

He’s every princess’s dream!

Eu até consigo imaginar alguém cantando isso no filme.

O dia que ele descobriu que tinha sangue real

Você acha que o C-3PO colocou Han como um rei a toa na música. Claro que não. The Courtship of Princess Leia ainda adiciona a revelação – para a conveniência de todos – que Han é descendente de Berethron Solo, o Rei de Corellia 300 anos antes dos eventos do filme.

 Berethron aparentemente foi o Rei que aboliu o próprio trono para instituir uma constituição. Ao menos para o bem de todos, essa foi a única vez que essa sandice foi citada.

O dia que ele e um amigo da escola explodiram uma lua de brincadeira

A gente sabe que o filme vai ter a presença do Império, porém não sabemos se eles vão levar para a tela parte da história de Han no Legends. Se levarem, significa que podem contar sobre quando ele entrou adolescente na Academia do Império. No Legends, ele se graduou como Tenente, apenas para ir para a corte marcial por ter salvado Chewbacca, que era um escravo, da morte pelas mãos de um oficial superior.

 Nem precisa dizer né, Han não era o melhor aluno da Academia de Carida. Ele tinha ótimas notas em treino de voo, mas ele era da turma do fundão. E num trote, ele e um amigo roubaram gramas de anti-matéria e resolveram explodir na lua mascote da academia – só que erraram na dose.

O amigo foi expulso, e Han quase foi, mas como a idéia não foi dele, outros amigos testemunharam a favor dele e salvaram a pele dele.

O dia em que ele transportou Nerfs

Essa ai é canônica – e já apareceu nos quadrinhos de Star Wars que já saíram por aqui (Star Wars #17 – Panini). E isso aconteceu justamente por ele ter que pegar o serviço pra fazer grana, já que gastou a grana da Rebelião para suprimentos em um casino e precisa repor.

O dia em que a Familia dele começou uma nova Guerra Civil Galática

Lembra quando eu falei do Thrackan Sal-Solo? Então, no Legends, ele junto com o Jacen, o filho do Han e a Leia que foi para o Lado Negro (Kylo Ren feelings) resolveram começar uma nova guerra. Essa parece que já aproveitaram de alguma maneira nas telonas.

O dia em que ele acidentalmente iniciou um culto religioso sobre um filme

Estou falando, o início do Legends é cheio de terreno fértil. E nessa aqui, é uma história em que ele participa de um filme dentro do universo de Star Wars.

A aventura, recontada por Brian Daley em Han Solo’s Revenge, mostra Chewie e Han montando uma loja em um mundo chamado Kamar, onde água era um recurso valioso. Eles montaram um cinema e resolveram passar um filme chamado “Varn, World of Water”— e os Kamarianos se tornaram obcecados pelo filme, mantendo Han bem no negócio. E quando eles decidiram mudar o documentário para um drama musical, as rebeliões começaram e ele teve que fugir do planeta.

O dia em que ele foi assistente de mágico

Essa é do The Hutt Gambit, Han começou a namorar uma mágica de palco de Nar Shaddaa, chamada Xaverri. Depois de descobrir que Xaverri atacava Imperiais como vingança pela morte do filho e marido, Han aceita trabalhar com ela não só como piloto na sua turnê mágica pela galáxia, mas também atuando como ilusionista e artista do show. Han passou seis meses nessa turnê com Xaverri, usando até roupa de mágico. Depois ele tomou um pé na bunda dela.

O dia em que ele montou um time de mercenários com o coelho verde

Ah, Jaxxon – já até falei deste em um encontro do Conselho Jedi São Paulo quando fazia as apresentações dos encontros – e também do rumor que esse aí era criação do próprio George Lucas. E por isso que ele sumiu dos quadrinhos, o mestre mandou parar de usar o personagem. Mas só conhecemos a figura graças ao Han Solo.

Ele surgiu na Star Wars #8 ( nos quadrinhos originais da Marvel), alias só para pontuar, essa foi a primeira história inédita após o fim da adaptação para quadrinhos de A New Hope, uma das primeiras histórias do Legends. Jaxxon é um dos seis aliados que Han recruta como membro do  “Space-Hoppers of Aduba-3”, um grupo de mercenários contratados para defender a pequena vila Aduba-3 de piratas.

O dia em que ele enfrentou Zumbis

Lembra da época em que Zumbis estavam em alta? (The Walking Dead está aí ainda, mas já não é tão febre, admita) Então, nem Star Wars escapou dessa. No Legends tivemos o livro Death Troopers, a Aleph já até publicou o mesmo por aqui. Para quem não conhece, o livro é sobre uma prisão Imperial infectada por um vírus que transforma a tripulação em zumbi. O livro é praticamente cheio de personagens inéditos, mas lá pelo meio Han e Chewie aparecem para lembrar que é Star Wars. Não é o melhor livro do mundo, no entanto é legal ao menos ver Han e Chewie enfrentando zumbis.