CuriosidadesEpisódio II - Ataque dos Clones

Ataque dos Clones | Quem foi Zam Wesell

Foi uma destemida Caçadora de recompensas que pretendia assassinar a Senadora de Naboo, Padmé Amidala.

Zam Wesell era assassina misteriosa da espécie Clawdite. Wesell mantinha uma bonita aparência de uma mulher humana, pois sua verdadeira forma ela mantinha escondida em baixo de um véu de tecido e um manto de mentira. Zam era uma metamorfo Clawdite, com a habilidade de alterar sua aparência. Ela era uma Caçadora de recompensas incansável, Wesell usava uma variedade de métodos e equipamentos avançados para localizar suas vitimas. Dificilmente errava o alvo e perdia sua presa.

Nos eventos de Star Wars: O Ataque dos Clones, Zam foi contratada por Jango Fett para assassinar Padmé Amidala, a Senadora de Naboo. Sua primeira tentativa, que envolveu um explosivo despedaçando o Cruzador Real de Naboo, quase teve êxito. Sete pessoas foram mortas na explosão, contudo, foi a guarda costas de Padmé, Cordé, que morreu nessa primeira investida.

Jango deu uma segunda chance a Zam. Fett deu a Caçadora um par de Kaunhuns, criaturas parecidas com centopeias venenosas. Zam equipou um Droide ASN-21 com as criaturas, ele foi flutuando até o apartamento de Padmé em Coruscant. Quando as centopeias estavam prestes a atacar Padmé, Anakin pressentiu o perigo e salvou a Senadora. Depois disso, Obi-Wan e Anakin perseguiram Zam pelos distritos de Coruscant. Os jedi encurralaram a Caçadora de recompensas em uma boate, The Outlander Club. Zam caminhou por trás de Obi-Wan entre as multidões para dar um tiro por atrás. O Cavaleiro Jedi sentiu o perigo e virou-se e com um ligeiro golpe cortou fora o braço de Zam.

Os Jedi arrastaram a assassina ferida atrás de uma ruela numa tentativa de a interrogar. Antes de Zam poder revelar o nome de seu cliente, Jango Fett a silenciou com um Dardo Tóxico de Kamino em seu pescoço, matando-a imediatamente.

No cinema, a atriz Leeanna Walsman interpretou a personagem.

Fonte: Wookieepedia