Filosofia Star WarsStar Wars e Ciência

Ciência e Star Wars | As 4 forças fundamentais da física e a Força

Essas forças invisíveis controlam tudo que existem, desde as menores partículas subatômicas a grandes astros do Universo.

O que foi dito acima não se refere a Força que os Cavaleiros Jedi podem controlar, mas conceitos de nossa física. Contudo, parece algo místico saber que somos dependentes de forças que atuam em todo Universo.

Uma força fundamental é um mecanismo pelo qual as partículas interagem mutuamente, e que não pode ser esclarecido por nenhuma força mais fundamental. Cada fenômeno físico notado, desde um impacto entre galáxias até quarks agitando-se dentro de um próton, pode ser elucitado por estas interações.

As 4 forças fundamentais ou interações na natureza são: interação gravitacional, a interação eletromagnética, a interação forte e a interação fraca. Veja o resumo delas no Wikipedia:

Gravidade

A Gravidade é tida como a mais fraca das interações, mas esta é a força que tem o mais longo alcance. Diferente de outras interações, a gravidade atua universalmente em toda matéria e energia. Devido ao seu longo alcance, e da propriedade de depender somente da massa dos objetos e independente de sua carga etc., a maioria das interações entre objetos separados por escala de distância maiores que de um planeta, por exemplo, são predominantemente devidas à gravidade.

Electromagnetismo

A atração ou repulsão entre corpos em razão de suas cargas elétricas ou sua magnetização é denominada força eletromagnética. Eletromagnetismo é a força que atua entre partículas carregadas. Estas incluem força eletrostática, atuando entre cargas em repouso, e o efeito combinado das forças elétrica e magnética entre cargas em movimento relativo. Eletromagnetismo é uma interação de longo alcance que é relativamente forte, e além disto está presente na maioria de nossos fenômenos diários — uma gama de fenômenos que vão desde o laser e o rádio, à estrutura dos átomos e o arco-íris. A movimentação da agulha de uma bússola eletromagnética ocorre em virtude da força eletromagnética

Força nuclear fraca

A força nuclear fraca é responsável por alguns fenômenos na escala do núcleo atômico, tais como o decaimento beta. O eletromagnetismo e a força nuclear fraca são teoricamente entendidos como dois aspectos de força eletrofraca unificada – este foi o primeiro passo na formulação teórica de um modelo conhecido como modelo padrão.

Força forte

Possui raio de ação pequeno e somente participa dos processos de decaimento de certos núcleos instáveis. Ela é cerca de 1025 vezes mais intensa que a força gravitacional e cerca de 1013 vezes mais fraca que a força nuclear forte.

____________________________________________________________________________________________________________

Essas 4 forças estão separadas. No ano de 1967 foi calculado que a força eletromagnética e a força fraca seriam, na verdade, fenômenos diferentes de uma mesma força, chamada eletrofraca. A previsão foi confirmada em 1984 e isso sugeriu a ideia de que as quatro forças fundamentais fossem, na verdade, manifestações distintas de uma superforça. Os físicos teóricos estão se esforçando cada vez para a criação de uma Teoria da Grande Unificação da força.²

Por outro, em Star Wars também existe uma interação da natureza, contudo, é unificada, a Força. Ela foi descrita por Obi-Wan Kenobi como “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa.” A Força era vida, e vida era a Força. Alguns pensavam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros consideram-na algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta.  Força tem dois aspectos: a Força Viva, que é a energia de todos os seres vivos, e a Força Cósmica, que mantém a galáxia unida.

”Aliada minha é a força, e poderosa aliada ela é, a vida a cria, crescer ela faz, é a energia que cerca-nos, e liga-nos, luminosos seres somos nós e não essa rude matéria. Você precisa a força sentir ao redor seu, sinta entre você e a árvore, a pedra, em todo lugar, sim, é, mesmo entre a terra e a nave.” – Yoda.

Fonte¹: MundoEducação

Fonte²: ColaWeb