Saga

Women’s March: Como a Princesa Leia se tornou um forte símbolo de resistência

Em janeiro o mundo parou para ver as mulheres indo à ruas em Washington, nos Estados Unidos da America, para se manifestar contra o atual presidente, Donald Trump.

A marcha, é claro, saudou heroínas da vida real, como Angela Davis, e Gloria Steinem, mas era impossível evitar que levassem personagens femininas fortíssimas como símbolo de força e resistência. Não preciso nem dizer que a nossa querida Leia esteve muito bem representada, né?

A forte e corajosa princesa rebelde que vira general é uma inspiração enorme para mulheres de todo o mundo, afinal, foi um marco por não corresponder aos estereótipos de personagem feminina indefesa e em perigo – atualmente esse cenário está melhorando e temos cada vez mais protagonistas femininas fortes, mas em 1977 isso ainda era muito incomum.

Poster criado por Hayley Gilmore

A própria atriz, Carrie Fisher, era engajada na luta feminista e não queria interpretar um papel que reforçasse estereótipos femininos.

Enfim, uma personagem forte representada por uma atriz tão forte quanto não poderia ficar de fora, e por todo o mundo onde ocorreram manifestações pelos direitos das mulheres, encontramos a figura da princesa Leia em fantasias, cartazes, ao lado da frase “Lugar de mulher é na Resistência”, e de muitas outras maneiras.

O próprio Mark Hammill se pronunciou no mesmo dia sobre tantas imagens da, à época, recém-falecida Carrie Fisher em uma manifestação tão importante:

“Eu sei onde ela estava. Vocês sabem onde ela estava. É uma honra vê-la de pé com vocês hoje. Grandemente.”

A Women’s March mobilizou milhões de pessoas em mais de 60 países.

 

Fonte: Independent