Arquivos JediDatabankLegends

Arquivos Jedi | Interpretando o Código jedi

Um estudo sobre os princípios Jedi

“Não há emoção, há paz
Não há ignorância, há conhecimento
Não há paixão, há serenidade
(Não há caos, há harmonia)
Não há a morte, há a Força” Mestre Odan-Urr

‘No seu nível mais básico, o Código é uma série de princípios explicando quais virtudes devem se valorizar e quais defeitos devem se evitar. Os instrutores Jedi pedem a seus aprendizes que sempre mantenham em mente essas palavras.

A primeira regra a se considerar: “Não há emoção; há paz”. É claramente um contraste, distinguir as confusas considerações emocionais do pensamento claro da pacífica meditação, obviamente, uma qualidade valiosa.

Mas se a paz é baseada em simplesmente estar desatento a algum fator que poderia causar alguma reação emocional num Jedi, então isso não é paz, e sim ignorância. É por isso que o Código possui a segunda regra: “Não há ignorância, há conhecimento”.

Isso ensina o Jedi a tentar entender todas as situações – particularmente antes de agir – para evitar erros de julgamento. Mas conhecer uma coisa bem pode levar a outra complicação. Uma concentração obsessiva pode levar ao radicalismo (nublar a mente). Assim, vem a terceira regra: “Não há paixão, há serenidade”. Conhecer uma coisa objetivamente é conhecer como a Força a conhece.

Ainda sim, estudantes discutem que a única verdadeira objetividade é a não-existência – a morte. É por isso que existe a quarta regra: “Não há morte, há a Força”. A Força conhece todas as coisas objetivamente; é serena e não é abalada por emoções.

Assim, o Código Jedi ensina que antes de tomar qualquer ação, o Jedi deve considerar a vontade da Força. Se um Jedi for capaz de agir sem emoção, sábia e serenamente, então ele está agindo de acordo com ”a vontade da Força.”

Texto de: Ryan Grão-Mestre Luke

Fonte: Nova Ordem Jedi