Curiosidades

Forma II: Makashi, o estilo de luta de Conde Dookan

A Forma II, também chamada de Makashi, foi desenvolvida para ser um das melhores (senão a melhor) maneira de manejar um sabre de luz em duelos. Foca-se no combate ‘sabre x sabre’, sendo pouco efetiva na defesa contra armas de longa distância (Blasters, armas de projéteis, etc).

“Ele é um espadachim. Força, posicionamento, vantagem – isso tudo é tão natural para ele quanto respirar.” –O espírito de Qui-Gon Jinn para Mestre Yoda sobre o Conde Dooku.

dooku, anakin e obi wan

O usuário da Makashi é conhecido por sua movimentação letal; suas defesas são rápidas, leves e muito efetivas; seus poderosos ataques visam a quebra da defesa, e consequentemente, um único golpe muito bem desferido e focado, que normalmente ocasiona na derrota do oponente.

Geralmente, o usuário segurava o sabre com apenas uma das mãos, para maior alcance e para ter movimentos mais fluídos. Também havia muita movimentação de pés, indo para frente e para trás, numa troca rápida e elegante de ataques e defesas.

As estratégias utilizadas pelo usuário seriam de se manter como um oponente imprevisível, sempre mantendo distância do oponente, de forma que seu sabre mal alcançasse o corpo do inimigo. Isso também leva à próxima característica do estilo.

Durante um duelo, os participantes sempre se manteriam numa troca fluída de ataques e defesas, indo para trás e para frente, deixando o duelo muito mais dinâmico e rápido, e, quando atingisse o adversário, o sabre causaria pequenos cortes em áreas vitais, como nas pernas ou braços, e estocadas para finalizar o oponente.

Ao longo dos séculos, a utilização da Forma II tornou-se cada vez mais rara, devido à menor incidência de combates com sabres de luz durante um grande período na cronologia de Star Wars. Nos últimos anos da Velha República, tinha como usuário mais conhecido o poderoso Conde Dookan, um dos maiores mestres dessa Forma de Combate.

Assim, focada em movimentos ofensivos leves, sublimes, e altamente efetivos ao quebrar a defesa inimiga, o treinamento com a Makashi acaba por tornar seu usuário uma máquina de ataques e defesas excepcionais, levando-o a grandes vitórias quando o assunto é duelo. Praticantes da Makashi geralmente se tornam arrogantes, pois eles sempre tem certeza que vão ganhar o duelo.

Texto de Drake Reyer, da extinta comunidade da Academia Jedi no Orkut.

Fonte: Star Wars Wikia