Especulações

A máscara sombria

O capacete de Darth Vader pode ser um artefato do lado sombrio.

Em Episódio VII vimos que Kylo Ren tem a posse da máscara deteriorada de seu avô, Darth Vader. Será que ele a guarda para lembrar de seu avô ou ela possuí algum poder? No Legends de Star Wars, objetos podem conter energia da Força, tanto do lado luminoso como do sombrio (holocrons, cristais, cavernas etc). No novo cânon ficamos sabendo que o templo Jedi em Coruscant foi feito em cima de uma caverna que emanava uma grande energia sombria, talvez essa energia teve origem de alguma tragédia que algum portador do lado sombrio fez.

Holocron sith

Então essa ideia que os objetos podem guardar energia do lado sombrio também é cânon. A máscara de Vader deve conter uma grande energia sombria, impregnada por todos crimes que Anakin cometeu quando foi um Sith. Anakin se redimiu, mas seus sentimentos escuros podem ainda existir em suas peças materiais, armaduras (o capacete) e seu sabre de luz vermelho. Tais como as casas assombradas de nossa cultura, que dizem que suas origens se dão quando um grande crime acontece e a energia negativa permanece na casa.

”Perdoe-me. Eu sinto novamente. A atração da luz. O Líder Supremo sente isso. Mostre-me novamente o poder da escuridão e não deixarei que nada fique em nosso caminho. Mostre-me… Avô… E eu terminarei o que você começou.” Kylo Ren conversando com a máscara de Vader.

Kylo-Ren-Darth-Vader

Quando Kylo Ren interage com a máscara ele também está absorvendo e sentindo a energia do lado sombrio que ela contém. Percebemos no filme que o neto de Anakin estava sendo tentado pela luz, então ele foi buscar ajuda entrando em contato com a máscara de seu avô. A impressão que se dá é que ela tem algum tipo de poder.