Você Sabia? | A Força possui dois aspectos: a Força Viva e a Força Cósmica
Em Uma Nova Esperança, fomos apresentados à Força, um campo de energia que conectava todos os seres vivos da galáxia O poder da Força poderia ser usado por pessoas que eram sensitivas a ela, através das midi-chlorians. A Força tinha vários nomes diferentes. Os Lasats, por exemplo, costumavam chamá-la de Ashla, e a descrevia como “o espírito da Galáxia.”
Porém, a Força possui dois aspectos bastante interessantes que vieram a ser explorados mais no decorrer das décadas, principalmente em The Clone Wars: A Força Viva e a Força Cósmica.
A Força Viva era alimentada por todas as coisas vivas e era distinta da Força Cósmica, é através dela que Jedi escolhidos podem se tornar Espíritos da Força. O Jedi Qui-Gon Jinn era um dos principais estudantes da Força Viva, e sempre explicava a importância dela a seu padawan Obi-Wan Kenobi.
“Toda energia da Força Viva, de todas as coisas que já viveram, alimenta a Força Cósmica, conectando tudo e se comunicando conosco através das midi-chlorians. Por causa disso, eu consigo falar contigo agora.”
— O espírito de Qui-Gon Jinn se comunicando com Yoda.
Já a Força Cósmica, como na citação de Qui-Gon, conecta tudo através da energia alimentada pela Força Viva. Yoda, falando com o espírito de Qui-Gon, aprendeu que este aspecto da Força possibilitava a eles comunicar através das midi-chlorians. Após a Guerra Civil Galáctica, a Força Cósmica ficou dormente e quieta para aqueles que a sentiam. Uma turbulência na Força Cósmica coincidiu com o despertar das habilidades latentes em indivíduos como a Rey.
Ambos os aspectos são mencionados por Qui-Gon no belíssimo episódio “Voices”, da sexta temporada de The Clone Wars. Vale a pena assistir, pois é um dos melhores episódios da série.
Fonte: Wookieepedia (Força Cósmica, Força Viva)
Gostou da informação? Então não deixe de conferir os outros “Você Sabia?”