Forma IV: Ataru, o estilo de luta de mestre Yoda
Muitos devem ter a curiosidade em saber como mestre Yoda, sendo bem velho, lutava daquela maneira, usando várias acrobacias e movimentos elaborados. A resposta a isso está em seu estilo de combate.
História da técnica
”Ataru é o nome dado aos movimentos deste estilo, que, embora agressivo, é bastante focado, e seu melhor uso é em um combate contra um único oponente.”―Zez-Kai Ell
A forma IV, também conhecida como Ataru, ou a forma de agressão, foi a quarta das sete formas de combate com sabres de luz. A história da Ataru tem seu início no passado, onde na Velha República, era empregada pelos Jedi naqueles dias gloriosos, e também alguns Sith.
Um estilo agressivo, a forma IV era mais eficaz contra um adversário único, e também era mais fraca em um combate prolongado, talvez devido ao uso da Força usada nos movimentos. Além disso, ela não era recomendada para uso contra adversários empunhando blasters. Ataru é caracterizada pelo uso da Força como um assistente, usando cambalhotas, tanto para ataque e defesa. Outra característica da forma era seus ataques rápidos e poderosos, de múltiplas direções.
Movimentos e Manobras
”Forma IV, também chamada de Ataru, é o estilo mais acrobático, incluindo movimentos complicados combinados às habilidades de um Jedi em usar a Força, como correr, pular, girar…” ―Cin Drallig
Agressiva forma de combate, era preciso ter uma combinação de força, velocidade e agilidade para dominar a técnica. Devido a esses requisitos, ela também foi chamada de caminho do Falcão-Morcego ou o da Agressão. Praticantes da Ataru estavam sempre na ofensiva, atacando com amplos movimentos em varias direções. O praticante da Forma IV constantemente “chamava” a Força para ajudar em seus movimentos e ataques. Ao permitir a Força fluindo por seus corpos, eles poderiam superar suas limitações físicas, incluindo a velhice, como foi o caso com o Mestre Yoda, e realizar proezas acrobáticas, como cambalhotas e saltos mortais, não só para o ataque, mas também para escapar de ataques de seus adversários. Um requisito para o Jedi usar a Ataru era dominar todos os poderes da Força, para poderem superar os movimentos normais de velocidade e agilidade, a fim de serem bem sucedidos nessa técnica.
Aqueles que usavam essa técnica podiam mover-se em alta velocidade, saltando e atacando com golpes fortes através do ar. Ataques poderosos e rápidos poderiam ser utilizados a partir de todos os ângulos, no solo ou no ar. Um mestre na forma de combate Ataru poderia atacar em todas direções.
Praticantes
Além de Yoda, outro notável usuário desta técnica foi Qui-Gon Jinn, assim como seu aprendiz, Obi-Wan, mas sua principal técnica era a Soresu. Como um padawan, Anakin Skywalker estudou brevemente Ataru, mas não se adaptou a ela, mais tarde ele usou o aspecto agressivo na sua Forma V. Anakin usou a Ataru na luta contra Dooku em “O Ataque dos Clones”, quando utilizou dois sabres de luz, Dooku o venceu rapidamente nesse estilo fazendo uso da técnica Sol Djem, no final da luta Skywalker voltou para a sua Forma V. No legends, outros usuários dessa forma eram Luke skywalker, Mara Jade e Kyle Katarn.
Veja um vídeo logo abaixo de Mestre Yoda nos filmes utilizando a Ataru, e veja também nossa materia sobre a forma de luta de Mace Windu, Vapaad.
Fonte: StarWarsWikia