Curiosidades

Forma VII: Vaapad | O Estilo de luta de Mace Windu

Muitos se perguntam por que Mace Windu era tão habilidoso com o sabre de luz, chegando ao ponto de desarmar o poderoso Lorde Sith, Darth Sidious. No Legends temos uma explicação, ele desenvolveu uma arte de luta própria.

Criação da técnica

c3901c768024c328eccdedc5b55fd44d

Mace criou o estilo de luta Vaapad pegando elementos da forma VII. Ele nomeou seu estilo baseado no nome de uma criatura, que vive no planeta Sarapin. Esse ser possui vários tentáculos, e se movimenta muito rápido e pode atacar sua presa em vários lugares ao mesmo tempo.

A forma VII era a arte de luta mais exigente, já que necessitava de muita concentração do usuário e um bom conhecimento das outras formas. Apenas dois Jedi conseguiram controlar a Vaapad completamente: Mace Windu e Depa Billaba. O Jedi Sora Bulq auxiliou Mace a criar a Vaapad, mas não foi capaz de dominar o fluxo do lado da luz e do lado negativo emanado pela técnica, caindo para lado sombrio da Força. Mace notou que Bulq não dominou Vaapad, mas que ela dominou Bulq.

Um estilo imbatível 

Cgyuvgbaqwuel

Golpes audazes e diretos são usados em sintonia com técnicas avançadas envolvendo saltos e gestos manifestados pela Força. É um estilo de luta imprevisível e que parece que os movimentos não são ligados, mas na verdade está só confundido o oponente. Ela exige muita intensidade emocional e física, dominada, o usuário se torna praticamente imbatível.

A beira do lado sombrio da Força

WinduVosVaapad

O usuário da Vaapad corre o risco muito grande de cair para o lado sombrio da Força, sendo que o Jedi vai para o ataque com essa técnica, os paladinos em sua grande maioria só ficam na defesa. Apenas o grande domínio e concentração do lado da luz impedia Mace Windu de ser dominado pela raiva. É uma arte perigosa para o jedi e pouco praticada na Ordem. Vaapad não é só um estilo de combate, mas um estado de poder.

Devolvendo o lado sombrio aos sith

3524212-star+wars+episode+iii+-+revenge+of+the+sith.mp4_snapshot_01.13.33_[2013.12.24_19.26.08]

O poder da Vaapad é um fio condutor das emoções negativas internas. Com controle, as emoções e a escuridão interior de um Jedi podem ser usadas como arma. Vaapad é um ciclo supercondutor, pode dominar os poderes do oponente e os refletir contra ele. Mace usou a velocidade e ódio do chanceler Palpatine contra ele mesmo, quando o sith usou os raios da força, mace refletiu os raios de volta para ele com o poder da vaapad.

Fonte: Star Wars Wikia