Episódio VII - O Despertar da Força

Han Solo, a despedida do Herói

Han Solo é um mentor para os jovens protagonistas em ‘O Despertar da Força’. Dos três personagens clássicos ele é o que tem mais tempo no cinema. 

Descobrimos que Han e Léia casaram-se e tiveram um filho, Ben Solo, que, puxou a herança da Força de Léia. Já Han Solo havia se tornado um homem de família, porém, uma tragédia aconteceu com seu filho, seduzido pelo lado sombrio, com a influência de Snoke. Depois disso, Han e Léia se separaram, e voltou à sua vida de contrabandista com Chewbacca. No novo filme vemos Han com um cargueiro gigante tocando sua antiga vida de contrabandista. Ele se anima quando vê sua nave perdida, a Millennium Falcon vagando pelo espaço, e se surpreende com os tripulantes que estão nela, Finn e Rey e o objeto valioso que eles carregavam, BB-8, que possui uma parte do mapa que levaria até Luke Skywalker. Han tenta fingir que não conhece Skywalker, no entanto, logo confessa que conhecia Luke, e era um grande amigo. Nesse momento, Han desabafa com os jovens, que até então não acreditavam na Força, mas que agora é crente nela e tudo é real, os Jedi e os Sith.

“- Você não pode mais fugir.”

Star Wars: The Force Awakens Maz Kanata (Lupita Nyong'o) Ph: Film Frame © 2014 Lucasfilm Ltd. & TM. All Right Reserved..

Solo leva os garotos para uma amiga que pode ajudar a levar BB-8 para Léia, Maz Kanata, uma pirata que conhece a Força. Kanata se recusa a ajudar Han, e fala para ele deixar de fugir e ir ao encontro de Léia. Han se surpreende quando Maz mostra que tem o sabre de Luz de Luke.

“- Eu sei me cuidar sozinha.

– É por isso que estou te dando a arma.”

Rey e Han Solo

Han conheceu a Rey quando a encontrou dentro da Falcon, depois dela ter a roubado em Jakku para fugir da Primeira Ordem. Solo ficou surpreso com as habilidades da jovem, principalmente da parte mecânica. Ele queria que Rey entrasse para tripulação dele. É possível que Han já conhecesse Rey, pois Maz pergunta quem é a garota, mas a cena é cortada. Rey também parece ter gostado muito do Han, isso fica claro quando Kylo lê a mente dela e descobre que ela queria um pai como Solo. A jovem sentiu muito a morte de seu breve tutor.

“- Vamos usar a Força.

– Não é assim que ela funciona.”

Finn e Han Solo

Solo também pegou uma grande amizade com Finn, se solidarizou com a vontade dele de mudar de vida e foi junto com ele salvar Rey, que estava presa na base Starkiller. Han gostou da atitude do garoto e decidiu ajudar na missão de destruir a Super Arma.

“- Nem Luke conseguiu.

– Mas você é o pai.”

Leia e Han Solo

Solo acaba reencontrando Léia, a qual não via há muito tempo, no encontro os dois se culpam pela queda de Ben Solo. Léia fala para Han que quer seu filho de volta, porém ele diz que nem Luke conseguiu, e a general Organa diz que ele é o pai, e, que confia nele para trazê-lo de volta. Mas nessa tentativa uma tragédia acontece, Léia sente a morte de seu marido pela Força e fica muito abalada.

“- Ben!

– Esse nome não significa nada para mim.”

AdamHarrison_zps5j9w8ict

Han vê seu filho quando ele rapta Rey em Takodana. Incentivado por Léia ele tenta trazer seu filho de volta, tirando-o do lado sombrio. Quando Han vê Ben caminhar sozinho numa ponte da base ele vai ao seu encontro, eles têm uma conversa emocionante. Han quase trouxe seu filho de volta, no entanto, Ben preferiu o lado sombrio. Antes de cair da ponte, Han passa a mão no rosto de Ben, que parece um sinal que ele perdoou seu filho, apesar de todos seus crimes.

“- Cuide bem do Chewie.”

EP7_IA_175875_J

Han Solo e Chewbacca estão de volta no novo filme. Acredito que eles ficaram um tempo separados quando Han Solo casou com Léia e Chewie deve ter ficado com sua família em Kashyyyk, e com a tragédia de Ben Solo, Han deve ter chamado seu grande amigo Wookiee para voltarem para a suas vidas de contrabandistas pela galáxia. Da para sentir a aflição de Chewie quando ele vê Han conversando com Kylo Ren, e quando Solo é morto. O Wookie perde o controle e sai atirando pra todos os lados, deixando o cavaleiro de Ren bem ferido. Chewbacca perdeu um irmão.

ZZ022E5270

Foi emocionante ver Han Solo de volta, ainda mais com uma personalidade perto dos Episódios IV e V, mas mesmo assim o personagem amadureceu muito nesses últimos 30 anos, mas não perdeu sua essência de aventureiro e canalha, e, mais uma vez ele foi um herói com seu plano de invadir a base Starkiller para destruírem o estabilizador do planeta.

Vimos Han mais uma vez pilotando a Falcon e chamando ela de Baby. Han Foi um tutor para Finn e Rey, ele guiou os jovens durante os eventos do filme, e também vimos mais uma vez a amizade dele com Chewie. Vai ser duro ver esse Wookiee sem seu grande amigo e Léia sem o Han. Muitos não devem ter concordado com a morte do personagem, mas ela foi bem feita, e foi uma grande despedida de um herói.