Episódio VII - O Despertar da ForçaSpoilers

Lor San Tekka e a Igreja da Força

Essa matéria tem como objetivo trazer algumas informações sobre esse personagem misterioso visto no novo filme. Risco de SPOILERS!

Episódio VII começa com uma reunião entre Poe Dameron e uma figura misteriosa interpretada por Max Von Sydow (identificado nos créditos finais e não no filme como Lor San Tekka). Descobrimos que Poe está a procura de Luke a mando de General Organa, e Lor parece ter um objeto que pode encontrá-lo: uma unidade de armazenamento de dados antigos que contém uma metade de um mapa estelar.

Mas quem é exatamente Lor? E por que Luke confia nele dando uma informação tão valiosa que é a sua localidade?

Não temos muitas informações no filme sobre Tekka, pois foi morto por Kylo Ren no começo do filme. No entanto, nos livros da Viagem ao Despertar da Força, há algumas revelações sobre ele.

Em sua juventude, Lor explorava as zonas remotas da galáxia. Ele nasceu durante a era da Velha República, e testemunhou a Ordem Jedi antes de sua destruição. Depois de ter visto as façanhas dos Jedi, ele nunca acreditou na propaganda de que eles eram traidores.

A Igreja da Força

A_Plot_to_Destroy_the_Jedi

Embora Lor San Tekka não seja um sensitivo, ele testemunhou o poder da Força. Durante os tempos sombrios do reinado do Imperador Palpatine, San Tekka foi um seguidor da Igreja da Força. Essa fé oculta foi criada por adoradores dos ideais Jedi, que firmemente acreditavam que um dia sua luz retornaria à galáxia. A Lei Imperial na época proibiu crenças religiosas ou sobrenaturais, mas Tekka não cumpriu essa proibição.

Nas décadas seguintes à queda do Império e à Formação da Nova República, Lor tornou-se uma valiosa fonte de informações. Ele conheceu Luke Skywalker logo após a Batalha de Endor, e o ajudou com a recuperação de arquivos Jedi antigos que o Império tinha tentado destruir.

Luke deve ter feito uma grande amizade com ele, pois passou sua localização (bem, metade dela de qualquer maneira) para Lor antes de entrar em um exílio auto imposto.

facinghim_slashgear_starwarstheforceawakens

Depois de décadas de exploração e viagens, Lor, eventualmente, retirou-se para a aldeita de Tuanil em Jakku, vivendo com outros membros da Igreja da Força. Tekka acredita que sem os Jedi não há equilíbrio na Força, algo fundamental para a paz na galáxia. Por isso, ele confia a Poe a localização de Luke para ele trazer o equilíbrio novamente, Ben Solo conhece ele, provavelmente do tempo da academia de Luke. Em suas últimas palavras, Lor diz a Ben que a Primeira Ordem nasceu do Lado Sombrio e que ele não deve negar a verdade em sua família, mas Kylo o mata a sangue frio.

Acho que Lor deve ter algum tipo de ligação com Rey em Jakku, mas isso é para outra matéria. Possivelmente, vamos saber mais sobre esse grande personagem, que Max Von Sydow interpretou com maestria, em outras mídias.

Fonte: Slashgear e Star Wars Wikia