CuriosidadesDiversosSaga

5 efeitos práticos bacanas de ‘Star Wars’!

Star Wars sempre foi referência para efeitos especiais. Afinal, a maior empresa do gênero, a ILM, foi criada por George Lucas. Antes dessa leva de filmes com computação gráfica de hoje em dia, os efeitos práticos eram a solução para os produtores.

Estes são alguns dos muitos efeitos práticos bacanas dos filmes de Star Wars:

1. Anakin se tornando Darth Vader

P67

O fim de A Vingança dos Sith mostrou Anakin submeter-se a uma drástica transformação física. Depois que o recém-nomeado Lorde Sith foi queimado pela lava de Mustafar, ele recebeu uma armadura e a icônica máscara. A cena em que a máscara de Darth Vader é posta no rosto de Anakin possui um efeito prático. O artista de efeitos especiais Don Bies trabalhou no interior do capacete de Vader, e ele se juntou a Ryan Church, supervisor de design conceitual, no design.

2. Um Rancor assustador

P68

O rancor de estimação do Jabba The Hutt pareceu muito rancoroso em Retorno de Jedi, mas custou algumas tentativas para poder ser feito. A produção inicialmente tentou colocar uma pessoa em uma roupa de rancor, mas, quando isso não saiu muito bem como queriam, eles optaram em criar uma marionete. Eles filmaram a marionete de 18 polegadas em uma miniatura do set com 4 ou 5 bonequeiros e fizeram como se estivessem filmando uma criatura em live-action. As cenas de Mark Hamill com o rancor foram filmadas com uma tela azul e combinada com as cenas do fantoche.

3. Simulando a neve

P69

Finse, na Noruega, foi o palco as filmagens externas de Hoth, mas quando chegou a hora da Rebelião lutar contra o Império, a equipe da ILM precisou de um lugar estável (e também não congelante). Eles simularam neve de verdade com bicarbonato de sódio e microbalões, e para que fosse possível não deixar os snowspeeders tocarem a superfície, eles construíram alçapões para que os animadores pudessem vir por baixo do set para mover as maquetes. A neve em cima daquelas portas era colada.

4. As maquetes da trilogia prequela

P70

Miniaturas são uma forma de efeitos práticos, e as maquetes feitas pela ILM para as prequelas trouxeram lugares como Theed (capital de Naboo), a Arena de Mos Espa (a “audiência” foi feita de 450,000 cotonetes), e os níveis de Coruscant à vida. Os produtores de maquetes construíram modelos incrivelmente detalhadas e de larga escala para estas locações e muitas outras, e seu trabalho foi usado em cenas de plano fixo e close-ups e tornou o produto final mais realista. Mais miniaturas foram feitas para A Ameaça Fantasma do que para toda a trilogia original.

5. Explosões da Estrela da Morte

p71

A primeira Estrela da Morte foi gigante nos filmes e na vida real — talvez não tão grande quanto uma lua mas… A fim de que fosse obtido o tipo de iluminação adequado para fazer as explosões junto com a trench run convincentes, a equipe levou o pedaço da superfície para o estacionamento da ILM. Fotografia em alta velocidade foi necessária para capturar os efeitos pirotécnicos, e para cenas que precisavam de velocidades muito rápidas eles montaram uma câmera na traseira do novo caminhão do produtor de maquetes Steve Gawley e ele dirigiu pelo modelo na medida que as explosões eram feitas.

E aí, quais seus efeitos práticos favoritos?


Artigo de autoria de Amy Ratcliffe do site oficial de Star Wars, e traduzido pela Sociedade Jedi.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.