Resenha | SériesResenha | The Clone WarsResenhasThe Clone Wars

Resenha | Star Wars: The Clone Wars – O filme

Em agosto de 2008, foi lançado o sétimo filme de Star Wars nos cinemas. Mas não era uma continuação do Episódio VI, como veremos ao final do ano. É The Clone Wars, o filme que deu o pontapé inicial para a série animada homônima.

É impressionante como uma simples frase pode instigar os fãs aos mais incríveis pensamentos. Vamos a um momento flashback nessa resenha: Luke Skywalker perguntando ao Obi-Wan (ou seria Ben?) Kenobi “Você lutou nas Guerras Clônicas?”.

Para responder esta questão, foram criadas duas séries animadas, uma 2D, e outra 3D (a protagonista desse texto).

TCW02

Mas vamos ao filme em questão!

O plot é simples: durante uma batalha feroz no belo planeta Christophsis, as forças republicanas recebem um inesperado reforço: o da Padawan Ahsoka Tano, que foi mandada por Yoda pra ser a aprendiz de Anakin Skywalker. Ao fim da batalha, os dois são enviados para o planeta Teth para poder resgatar o filho de Jabba, o Hutt.

As batalhas do filme são incríveis e possuem uma bela trilha sonora, que não é tão convencional aos outros filmes, mas mesmo assim dão um clima de adrenalina às cenas. A fotografia usada – dando enfoque aos personagens presentes na batalha – é impressionante e arrojada para um filme infantil, pois apresenta uma certa violência ao mostrar vários clones morrendo de diversas maneiras.

TCW04

Ainda sobre os gráficos, há de se convir que a qualidade é fraca. Embora o orçamento tenha sido pequeno (cerca de 8.5 milhões de dólares) e o filme ser alguns episódios da série transformados em um filme, é de se questionar se não dava para criar algo mais solto e não tão mecânico… mas também há de se notar que a qualidade da animação melhora muito ao decorrer das temporadas seguintes.

O filme é responsável por apresentar pela primeira vez a personagem Ahsoka Tano, uma jovem togruta que foi enviada para ser a aprendiz padawan de Anakin Skywalker. O relacionamento dos dois é um pouco turbulento no início (ambos ganham apelidos, como “Skyguy” – que virou Skyfora aqui no Brasil, e “Snips” – que foi traduzido para abusada). Meio chata no início, Ahsoka acabou sendo uma das melhores personagens da série e talvez uma das melhores apresentadas nos últimos anos.

No geral, The Clone Wars é um filme divertido e vale sua pouco mais de 1h30m de duração. É um prato cheio para quem quer se entreter junto com seus filhos… e por que não fazer uma maratona da série depois?

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.