Resenha | Star Wars: The Clone Wars – O filme
Em agosto de 2008, foi lançado o sétimo filme de Star Wars nos cinemas. Mas não era uma continuação do Episódio VI, como veremos ao final do ano. É The Clone Wars, o filme que deu o pontapé inicial para a série animada homônima.
É impressionante como uma simples frase pode instigar os fãs aos mais incríveis pensamentos. Vamos a um momento flashback nessa resenha: Luke Skywalker perguntando ao Obi-Wan (ou seria Ben?) Kenobi “Você lutou nas Guerras Clônicas?”.
Para responder esta questão, foram criadas duas séries animadas, uma 2D, e outra 3D (a protagonista desse texto).
Mas vamos ao filme em questão!
O plot é simples: durante uma batalha feroz no belo planeta Christophsis, as forças republicanas recebem um inesperado reforço: o da Padawan Ahsoka Tano, que foi mandada por Yoda pra ser a aprendiz de Anakin Skywalker. Ao fim da batalha, os dois são enviados para o planeta Teth para poder resgatar o filho de Jabba, o Hutt.
As batalhas do filme são incríveis e possuem uma bela trilha sonora, que não é tão convencional aos outros filmes, mas mesmo assim dão um clima de adrenalina às cenas. A fotografia usada – dando enfoque aos personagens presentes na batalha – é impressionante e arrojada para um filme infantil, pois apresenta uma certa violência ao mostrar vários clones morrendo de diversas maneiras.
Ainda sobre os gráficos, há de se convir que a qualidade é fraca. Embora o orçamento tenha sido pequeno (cerca de 8.5 milhões de dólares) e o filme ser alguns episódios da série transformados em um filme, é de se questionar se não dava para criar algo mais solto e não tão mecânico… mas também há de se notar que a qualidade da animação melhora muito ao decorrer das temporadas seguintes.
O filme é responsável por apresentar pela primeira vez a personagem Ahsoka Tano, uma jovem togruta que foi enviada para ser a aprendiz padawan de Anakin Skywalker. O relacionamento dos dois é um pouco turbulento no início (ambos ganham apelidos, como “Skyguy” – que virou Skyfora aqui no Brasil, e “Snips” – que foi traduzido para abusada). Meio chata no início, Ahsoka acabou sendo uma das melhores personagens da série e talvez uma das melhores apresentadas nos últimos anos.
No geral, The Clone Wars é um filme divertido e vale sua pouco mais de 1h30m de duração. É um prato cheio para quem quer se entreter junto com seus filhos… e por que não fazer uma maratona da série depois?