Curiosidades

As 18 tragédias da Família Skywalker

Não existe uma família no universo Star Wars que tenha sofrido mais desgraças do que os Skywalker.

O primeiro membro conhecido dessa família foi Shmi Skywalker. Sabemos que ela deu à luz Anakin Skywalker, que foi gerado pela Força e não teve pai. Ambos tinham uma vida miserável como escravos em Tatooine.

1 – A vida de escravidão

Ambos eram escravos e foram vendidos pela Hutt Gardulla para Watto, um todariano dono de uma loja de peças. Mãe e filho chegaram a Tatooine quando Anakin tinha cerca de 3 anos. Embora Watto fosse um mestre ríspido e maldoso, ele deu uma casa à família Skywalker.

2 – A morte de Shmi Skywalker

No “Episódio II”, o jovem Anakin experimentou a primeira grande tragédia em sua vida. Shmi Skywalker foi comprada por Lars, eles se apaixonaram e casaram. Contudo, tempos depois, o Povo da Areia sequestrou Shmi. Anakin pressentiu o perigo ao redor de sua mãe em seus pesadelos e voltou a Tatooine, mas já era tarde. O jovem invadiu o acampamento dos sequestradores, encontrando sua mãe bastante ferida em uma das tendas. Ela usou a poucas forças que tinha para se despedir do filho. Com a morte de Shmi, Anakin liberou toda sua fúria contra os nômades.

3 – A queda de Anakin para o lado sombrio

No terceiro episódio da saga o jovem Skywallker sucumbiu para o lado das trevas com ajuda de Palpatine. Anakin assassinou muitos Jedi depois de trair a Ordem, até mesmo os pequenos youngling.

4 – A morte de Padmé

Anakin foi um dos responsáveis pela morte de sua esposa quando caiu para o Lado Sombrio. Dominado por esse poder maligno, ele quase a matou quando a sufocou com a Força, mas foi impedido por Obi-Wan. Mais tarde, Padmé dá à luz os gêmeos e perde a vontade de viver.

5 – Anakin se torna Darth Vader

O jovem Skywalker perdeu o duelo contra seu mestre Obi-Wan Kenobi em Mustafar, quando seu antigo mestre o mutilou no final do combate. Ferido por conta  das chamas do planeta, Anakin teve todo o seu corpo queimado. Para continuar vivo, Anakin foi submetido a uma cirurgia de alto risco, tendo seu corpo implantado a uma armadura tecnológica, capaz de acelerar a regeneração de sua pele e de manter seus sistemas vitais em ordem. Assim nasceu a imagem de Darth Vader que conhecemos, embora Anakin já estivesse imerso na escuridão antes da transformação física.

6 – Leia perde seu pais adotivos

No “Episódio IV”, vimos Tarkin dar a ordem para a destruição de Alderaan, depois que a princesa Leia mentiu sobre a localização da base rebelde. Bail Organa e Breha Organa, pais adotivos de Leia, morrem depois da Estrela da Morte destruir o planeta.

7 – Luke perde seus tios

Owen e Beru Lars foram mortos por soldados imperiais quando eles não encontraram os droides. Isso foi o estopim para Luke abandonar Tatooine com Obi-Wan Kenobi.

8 – A morte de Ben Kenobi

Após a perda de seus tios, Luke via em Ben Kenobi uma figura exemplar, construindo um sentimento de admiração por ele. Presenciar a morte de seu mestre dentro da Estrela da Morte só intensificou a amarga transição do futuro jedi.

9 – Luke descobre que é filho de Darth Vader

Nos momentos finais de sua luta contra Vader em “O Império Contra-Ataca”, é rvelado a Luke que o vilão é seu pai. O jovem não acredita de início, mas, no fundo, sabe que é verdade.

10 – A morte de Yoda

Luke acaba perdendo seu segundo mestre. Com quase mil anos de idade, Yoda se despede de Luke, mas antes revela que há outro Skywalker.

11 – A morte de Darth Vader

Por amor, Luke consegue trazer seu pai de volta para a luz. Ele acaba derrotando o Imperador, mas o preço é sua morte. Antes de morrer, Anakin diz a seu filho que ele estava certo sobre a existência de resquícios de bondade nele.

12 – Academia de Luke é destruída

Sabemos que Luke Skywalker estava treinando novos Cavaleiros Jedi e que eles foram mortos por Kylo Ren, seu sobrinho, e os Cavaleiros de Ren. Luke parece ter chegado tarde e não conseguiu evitar essa tragédia.

13- A queda de Ben Solo

Manipulado por Snoke, Ben decide largar a Nova República e se juntar à Primeira Ordem. Ele também deixa a Ordem Jedi que seu tio estava criando. Agora ele é conhecido como Kylo Ren, líder dos Cavaleiros de Ren.

14 – A morte de Han Solo

Leia sente uma grande dor e desespero. Seu filho, Kylo Ren, possuído pelo Lado Sombrio, acaba matando seu pai, Han Solo.

Agora no Legends:

15 – A morte de Chewbacca

Jacen, Jaina e Anakin Solo, estão em uma missão no planeta Sernpidal, que está prestes a explodir. Os três conseguem chegar à Millenium Falcon, mas Chewie se atrasa e Anakin, que está pilotando, é forçado a escolher: ou espera Chewie e a nave explode junto com o planeta, matando a  todos, ou vai embora e deixando-o para morrer. Ele escolhe a segunda opção. Um pedaço de uma das luas do planeta se racha e cai, acertando e esmagando Chewbacca. Após essa tragédia, Han Solo entra em crise, começando a beber e ficar deprimido. Além disso, ele deixa de olhar para seu filho com os mesmos olhos, mas depois de um tempo acaba superando.

16 – A morte de Anakin Solo

O filho mais novo de Han e Leia liderou uma equipe de Jedi para destruir uma instalação Vong (inimigos dos Jedi). A missão foi uma vitória dolorosa, já que, apesar da destruição da instalação, muitos membros da equipe foram mortos, incluindo o próprio Anakin, que morreu depois de conseguir a união completa com a Força, um dos poucos Jedi a fazê-lo.

17- A morte de Mara Jade

Jacen Solo sucumbiu ao lado sombrio e se auto denominou Darth Caedus. Ele acabou assassinando Mara Jade, a esposa de seu tio.

18 – A morte de Jacen Solo

Não tendo escolha, Jaina Solo acaba matando seu irmão gêmeo, que se transformou em um Sith, Darth Caedus.