Crônicas do VosDiversosGamesOutras

Os melhores Board Games de Star Wars

Star Wars voltou a era de “Ouro”. Depois dos sucessos de O Despertar da Força e Rogue One e todo o hype que está circulando sobre “Os Últimos Jedi”, a franquia está a pleno vapor. E com isso temos visto o lançamento de diversos produtos de Star Wars pra deixar a gente doido.

E isso também com os jogos de tabuleiro, e você deve se perguntar, com tanta oferta, qual é o melhor para escolher? E tem opções caras e mais baratas, com ou sem miniaturas.

Temos várias opções no mercado, e fáceis agora de achar por aqui. Sim, tem vários antigos também, mas o interessante aqui é mostrar os que temos hoje disponíveis nas lojas.

STAR WARS CARCASSONNE

 

Este é realmente um dos jogos mais divertidos de Star Wars, e agrada a todos os gostos, desde o jogador casual, ao pessoal que curte um bom Board Game. O Carcassonne por si só já é um ótimo jogo para quem está começando no mundo dos jogos de tabuleiro, e quando juntam esse jogo com Star Wars, é nota 10.

O jogo é bem feito e as peças são bem legais. As estradas foram trocadas por rotas de negócio, as cidades viraram campos de asteróides e as catedrais viraram planetas. Cada planeta representando um planeta de Star Wars com nome e tudo. E temos novos mecanismos de combate para melhorar a experiência e expandir a experiencia das fazendas para uma aventura espacial.

Star Wars Carcassonne é fantástico para quem já ama Carcassonne. É diferente do original, mas ao mesmo tempo muito interessante e não perde a verdadeira essencia do jogo. As artes e cores são ótimas, e você pode achar aqui no Brasil, apesar de ser um pouco caro, mas é algo que vale a pena.

STAR WARS MONOPOLY

Todo mundo já jogou Monopoly, ou melhor dizendo, o bom e velho Banco Imobiliário. Então se acontecer de querer jogar um jogo com seus amigos, que talvez nem curtam tanto Star Wars quanto você, esse é a pedida. É a formula original, mas com a graça de falarmos dos planetas e personagens de Star Wars.

Tem umas mudanças da regra básica para se adequar a Star Wars, e vermos qual facção irá ganhar, se é Rebeldes ou Império. E apesar de ser na base da importação, é razoavelmente fácil de achar aqui no Brasil.

CLUE GAME: STAR WARS EDITION

Clue Game: Star Wars Edition é a versão Star Wars do bom e velho Detetive. Você joga com os rebeldes que precisam entrar na Estrela da Morte para procurar informações. A objetivo é descobrir qual é o planeta que vai ser o próximo alvo, em que sala da Estrela da Morte estão os planos e qual é a nave correta de fuga. É o Detetive original com algumas pequenas mudanças na mecânica. E como todo bom jogo de Detetive, sempre tem as regras que a gente cria para melhorar um pouco o jogo, e ainda dá pra pegar essas variações no site Board Game Geek que permitem até um combate na brincadeira.

Uma das diferenças mais legais em relação ao original é que o Mapa é 3D com dois níveis separados, e ainda temos 6 miniaturas de personagens de Star Wars. Mais um que realmente vale a pena ter na coleção.

TRIVIAL PURSUIT: STAR WARS THE BLACK SERIES EDITION

Acho que todo mundo já jogou jogos de Perguntas e Respostas alguma vez na vida. E a versão de Star Wars é justamente isso, um jogo para testar seus conhecimentos em Star Wars, o jogo tem mais de 1800 questões e já está atualizado com o Despertar da Força

O único problema deste aqui é que ele nunca saiu por aqui, então só dá pra comprar importando, e neste caso todas as perguntas estão em inglês. Hoje em dia é normal ter uma segunda lingua, então não deve ser problema para nós. Então se você gosta de mostrar que manja de Star Wars, esse jogo é a pedida.

STAR WARS EMPIRE VS REBELLION

Empire vs Rebellion é um excelente card game para dois jogares. E como o nome já sugere, um jogador é o Império, o outro os Rebeldes. Cada um começa com um set único de cartas. Cartas de eventos mistas, e quem chegar a 7 pontos primeiros no turno ganha.

O turno consiste em 3 fases: planejar, luta e dominação. Durante a fase de planejamento um evento é revelado e os jogares escolhem as cartas estratégicas que irão usar. Durante a fase de ataque os jogares usam seus movimentos para vencer o evento. E durante o turno de dominação os jogadores revelam suas cartas estratégicas e resolvem as cartas.

O jogo é bem simples, e pode ser achado aqui no Brasil e é muito divertido. Vale a pena conferir.

RISK: STAR WARS EDITION

Nem o Risk escapou de ganhar uma versão Star Wars, que aqui no Brasil conhecemos como War. E no caso de Star Wars é uma verdadeira transformação, e você luta como Império ou Rebelião em 3 batalhas separadas. Batalha de Endor, Batalha fora da Estrela da Morte e uma luta entre Luke e Darth Vader. E cada seção tem a sua mecânica de jogo.

Esse é mais um que só acha em lojas de importados, mas vale a pena também.

 OS RPG’S DE STAR WARS

Em adição ainda aos jogos, temos vários RPGs de mesa de Star Wars. Atualmente existem quatro disponíveis, que ajudam a expandir o Universo de Star Wars em nossas casas. Cada um deles tem um tema especifico.

Os três mais famosos são: Edge of the Empire é focado no mundo dos contrabandistas, caçadores de recompensas e piratas. Age of Rebellion já te coloca no papel de um Rebelde. Force and Destiny te coloca no papel de um Jedi nos tempos do Império.

Todos estes são baseados em D&D e tem kits para iniciante, e cheios de expansões e suplementos.

STAR WARS: THE CARD GAME

Se você gosta dos jogos tradicionais de Card Games e construir decks, então este jogo é para você.  Star Wars: The Card Game é um jogo para dois com o tema Rebeldes contra o Império. Cada jogador tem um deck de Objetivos e um deck de Player Cards. As Player Cards consistem em personagens, droides, veículos, itens, evento e etc. Os Objetivos são uma série de Objetos, e cada um deles é ligado diretamente a cinco carta de jogador.

Seu objetivo é atacar e destruir os objetos do seu adversário. Ao mesmo tempo que você tenta cumprir os seus. Os Rebeldes ganham quando destroem todos os objetivos do Império, e o Império precisa simplementes controlar seus pontos para que a Estrela da Morte aniquile os Rebeldes.

O jogo é muito bem produzido com arte original e cheio de expansões. É o mais perto de Magic que temos em Star Wars.

STAR WARS: X-WING MINIATURES GAME

The Star Wars: X-Wing Miniatures Game é uma verdadeiro vício. Miniaturas de naves detalhes que por si só já valem a coleção, e aliados a um jogo extremamente viciante e cheio de estratégia. O set básico já vem com o que precisa pra uma partida, uma X-Wing e duas Tie Fighters.

E a coisa fica ainda mais interessante quando você começa a comprar as naves para compor os cenários de batalhas e jogar ainda com mais diversão.

STAR WARS ARMADA

Star Wars Armada é similar ao X-Wing citado acima. Só que neste caso, Armada é mais focado em estratégia e movimento das naves. Mesmo coisa que o X-Wing, é Império vs Rebelião, mais com naves maiores. As miniaturas das naves são maiores, também bem detalhadas. As batalhas em Armada são maiores, mais lentas e mais estratégicas que X-Wing.

Mas ambos os jogos são excelentes. A questão é o que você prefere, se você gosta de mais estratégia, este jogo é a pedida.

STAR WARS: IMPERIAL ASSAULT

Star Wars: Imperial Assault é um jogo para 2 a 5 jogadores, onde temos o Império contra a Rebelião. A parte legal é que 1 jogador controla o Império, enquanto os outros 4 precisam agir juntos para realizar as missões e enfrentar o Império. A campanha é durante a Guerra Civil Galática, mas apóis a destruição da primeira Estrela da Morte.

Fora a campanha, temos diversos jeitos alternativos de jogar, com batalhas e missões mais curtas. O jogo não tem por aqui, e é bem carinho, na casa do $100 dólares. Mas o conjunto da obra e o tanto de diversão valem a pena. As miniaturas são bem detalhadas, mas não pintadas, mas o resto tem um acabamento e uma arte bem bacana.

O jogo vem com 30 missões de campanha. Cada campanha é composta de 10 missões e cada missão pode durar de 1 a 3 horas. Ou seja, tem muita diversão garantida aqui nessa caixinha.

STAR WARS: REBELLION

Em Star Wars: Rebellion temos novamente a luta entre Rebelião e Império, mas agora em escala galática. O jogo já segue o roteiro dos filmes, onde o Império precisa achar a base dos Rebeldes, enquantos os Rebeldes precisam acabar com os planos dos Rebeldes, em partidas de 2 a 4 jogadores.

Você precisa mover suas unidades através do tabuleiro para conquistar seus objetivos, e tem vários ações para fazer. Quem incluem desde a descer ao campo um herói ou lutar batalhas pelo controle de um planeta.

O jogo tem mais de 150 miniaturas de muita qualidade, e pode ser jogado em um enorme tabuleiro, que vem junto.

E o grande diferencial aqui é que você pode escrever a sua história, e até mesmo ter o Império vitorioso. Vale muito a pena ter esse na coleção.

STAR WARS: DESTINY

Para fechar essa lista temos o mais novo lançamento dos jogos de Star Wars, o Destiny. Este jogo é bem mais simples que o Star Wars: The Card Game. Aqui é uma partida entre dois jogadores, cada um usando o seu baralho, podendo ser o lado da luz ou o lado negro. O jogo mistura a ação das cartas com os dados, e em partidas bem rápidas, no máximo em 30 minutos da pra ter jogado uma partida completa. Perfeito para o partida rápida.

Esta maravilha saiu aqui no Brasil já, e virou febre. Você tem os kits de iniciantes, que vem com um baralho completo pra jogar e pronto pra uso, e pode complementar com os boosters. É uma caçada já arrumar as cartas deste jogo viciante.

__________________________________________________

E ai amigos? Curtem Board Games? Tem algum desses ou pretendo comprar? Deixe seu comentário ai…