ArtigosEpisódio VIII - Os Últimos JediSaga

Os Últimos Jedi | A influência de Akira Kurosawa no filme

Akira Kurosawa foi um importante cineasta do Japão, seus filmes influenciaram e influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. Um desses diretores foi George Lucas, criador de Star Wars. As obras de Kurosawa inspiraram Lucas na criação do velho-oeste galáctico, principalmente na Primeira Trilogia.

A história do primeiro filme é inspirada em A Fortaleza Escondida (1958), de Kurosawa, que conta a jornada de dois camponeses que ajudam uma princesa medieval e um mentor samurai a escapar de forças imperiais inimigas. Muito semelhante ao roteiro de Star Wars, 1977. Os samurais de Star Wars são os Jedi, os sabres de luz são como as espadas desses guerreiros do oriente. A palavra Jedi foi inspirada a partir do termo Jidaigeki, gênero de filmes sobre espadas e samurais. Vale destacar que a armadura de Darth Vader foi inspirada nas dos samurais.

Parece que Akira Kurosawa está influenciando a nova trilogia de Star Wars também. O nome de produção dos Os Cavaleiros de Ren em Episódio VII era Os Sete, o que poderia ser uma influência ao filme Sete Samurais, de Kurosawa. O visual dos Ren parece ser uma mistura de guerreiros samurais com guerreiros medievais.

O nome de produção da Rey era Kira em O Despertar da Força, uma homenagem a Akira Kurosawa. O cabelo da heroína para Os Últimos Jedi faz clara homenagem aos samurais.

É muito bom saber que os novos produtores e diretores da saga estão se inspirando nas fontes que Lucas se inspirava, em especial, Akira Kurosawa.