Crônicas do VosCuriosidadesVocê Sabia?

Você sabia que Obi-Wan e Darth Maul já tiveram uma revanche antes de Rebels?

Na terceira temporada de Star Wars Rebels finalmente teremos uma batalha de Darth Maul com seu maior rival: o velho Ben Kenobi. Bom, essa foi a primeira vez no novo canône… mas não é primeira vez que Star Wars retratou essa revanche.

Publicada originalmente em 2005, pela Dark Horse, em uma série chamada  Star Wars Visionaries, onde 10 artistas da Lucasfilm que trabalharam em ” A Vingança dos Sith” escreverem e ilustraram seus próprios contos spin-off no Universo de Star Wars — todos agora parte do Universo Legends. Essas histórias cobriam diversos personagens das prequels e da trilogia clássica, incluindo “Old Wounds” por Aaron McBride, que imaginou um vingativo Maul caçando Obi-Wan após três anos no exilio em Tatooine — simplesmente atacando o residência dos Lars, e colocando a vida de Luke Skywalker em perigo para fazer o velho Ben sair da toca.

Diferente de Clone Wars, e até mesmo Rebels, nesta linha essa é a primeira vez que Obi-Wan vê Maul após ter cortado ele ao meio em “A Ameaça Fantasma”.

Apesar de aqui nunca contar como foi que Maul sobreviveu aos eventos de Naboo, uma coisa é bem clara, o que ajudou a sobreviver foi o ódio por Obi-Wan. Ele vai até Tatooine após décadas caçando, e depois que ele descobriu sobre o jovem Luke Skywalker, ele sabia como atrair Ben para sua armadilha.

O que deixa Obi-Wan usar todos os seus dons teatrais para fazer uma apariçao digna.

E também mostra um Ben mais centrado, não fazendo tantas piadas, mas atacando com a ferociadade digna de um Jedi.
A parte ruim é que a luta deles é bem curta, mas mesmo assim ver o velho Ben lutando como nunca e ainda com um jovem Luke olhando é demais.

E apesar de todo o visual agressivo novo de Maul, desde as pernas gigantes robo até os chifres, é Ben que mostra quem é que manda. Desde a revelação da area, ele quebra alguns chifres e desarma o Maul:

E quando Ben finalmente tem Maul dominado, ele não consegue desferir o golpe fatal. E apesar de todas as memórias das perdas para o Império, no fundo, Obi-Wan Kenobi ainda é o Cavaleiro Jedi.

E aqui também vemos que Owen Lars também tem “culhões”, já que é ele que acaba com a raça de Darth Maul, com um tiro no meio da cabeça.

Ben promete se livrar do corpo de Maul, mas Owen fica bem revoltado com a presença de Ben próximo a sua família quando eles estavam quase sendo assassinados por um meio-robô-maluco Sith. E assim como nas revistas da Marvel, Owen proibe Ben de ficar perto de Luke, e o velho Ben vai embora.

“Old Wounds” ainda trouxe algo mais para o novo canônico, o visual de Maul dessa história inspirou no visual do renascimento de Maul no novo canône.