Arquivos JediDatabank

Holocron, o artefato do conhecimento

Um holocron era um dispositivo holográfico que gerava informações por meio de cristais lapidado. Os Jedi e Sith armazenavam grandes quantidades de dados nesses objetos, bem como outros adeptos dá Força. Esses artefatos só podiam ser ativados pelo uso dá Força.

“Os holocrons contêm os segredos mais bem guardados da Ordem Jedi.” – Jocasta Nu

Um holocron era um dispositivo de ensino em que os Jedi registravam suas experiências e antiga lições. Um dos pontos fundamentais desses objetos era de que eles eram interativos.

Os holocron Jedi tinha formato de poliedro, cúbicos, enquanto que os dos Sith eram geralmente em forma de pirâmides.

Um holocron é capaz de capturar o aspecto, aparência, e redes cognitivas do dono do artefato, através de uma sofisticada tecnologia de cristais e transformar isso em um holograma tridimensional. Guardião era o nome dado a consciência artificial dentro do artefato. O guardião dentro do holocron narrava sua biografia, histórias de seu tempo e ensinamentos. O guardião dentro do artefato podia sentir a habilidade e o nível do Jedi e oferecer ou restringir informações de acordo com seu nível, assim não eram mostradas a padawam informações muito avançadas e perigosas em suas etapas básicas. Já os holocrons Sith geralmente tinham o mesmo mecanismo restritivo, mas o guardião do holocron poderia corromper um ouvinte desprevenido.

Uma grande quantidade de holocrons foram guardados nos Arquivos Jedi em Coruscant, conservados numa.Câmara de Holocrons específica no Templo Jedi.

Alguns holocrons possuíam dispositivos de seguranças, eram só ativados desmontando-os com a Força e então inserindo um cristal especial que tornava o holocron acessível.

Esses artefatos são canônicos, foram vistos nos seriados Clone Wars e Rebels.

Fonte: Wikia