CânonCuriosidades

Cânone: Velha República | A Guerra Jedi-Sith

O livro Star Wars Propaganda: A History of Persuasive Art in the Galaxy é, talvez, uma das publicações mais importantes da saga na era Disney. Escrito por Pablo Hidalgo, o livro traz informações novas e imprescindíveis, embora escassas, de eventos que vão desde a Velha República até os tempos de O Despertar da Força.

Assim, como o livro apresentou alguns dos primeiros fatos sobre esse período tão querido pelos fãs da saga, principalmente por conta de jogos como Kotor I e IIThe Old Republic, resolvemos trazer uma série de posts sobre os eventos que permearam esse tempo.

O primeiro post da série Cânone: Velha República aborda sobre a Guerra Jedi-Sith, que foi um conflito que gerou diversas modificações na galáxia e teve a República e a Ordem Jedi como vencedores.

Uma das primeiras coisas a se saber sobre a questão Jedi-Sith da Velha República é que a maligna ordem do lado sombrio foi criada por um Jedi caído, que foi exilado e expulso pelo Conselho Jedi. Esse Jedi eventualmente adquiriu muitos aliados e provocou a famosa Escuridão de Cem Anos. Os Sith foram derrotados durante esse evento e, embora os Jedi não soubessem, firmaram base no mundo de Moraband (A.K.A. Korriban).

Após muitos anos, uma nova guerra entre as duas ordens eclodiu, mais de 1000 anos antes dos eventos de A Ameaça Fantasma. Alguns dos acontecimentos e consequências provocadas pelo conflito são:

A Batalha de Takodana

Maz Kanata é, certamente, uma mulher misteriosa. A pirata-usuária-da-força-apaixonada-por-Chewie construiu seu castelo no local onde ocorreu uma batalha entre os Jedi e os Sith.

Batalhas de Coruscant

O saque de Coruscant, ocorrido nos eventos de The Old Republic

Pelo menos duas batalhas foram lutadas entre as duas forças no planeta Coruscant:

Primeira Batalha

Essa foi vencida pelos Sith, que conseguiram tomar controle de Coruscant e do Templo Jedi.

Liberação de Coruscant

Vencida pelos Jedi, que expulsaran os Sith do planeta.

A Velha República é reorganizada em uma República Galática e a fundação do Senado Galático

O prédio do Senado

Os anos finais da Velha República foram marcados por muitas guerras, conhecidos como A Era Sombria da República. A Ordem Jedi, além de sua luta milenar contra os Sith, também enfrentou dois grandes adversários: Os escravistas de Zygerria e os Mandalorianos. Eventualmente, o governo colapsou e provocou a fundação da República Galática.

Dessa vez, além de um chanceler, a República teria um Senado.

Mandalorianos da Casa Vizsla recuperam o Darksaber

Foto de Star Wars Rebels, episódio Trials of the Darksaber

Tarre Vizsla foi o primeiro Mandaloriano a ingressar na Ordem Jedi. Anos após sua morte, Mandalorianos da Casa Vizsla invadiram o Templo Jedi de Coruscant durante a Queda da Velha República para recuperar o Darksaber, um artefato importante para os guerreiros.

Os membros da Casa utilizaram o sabre incomum para reunir todo o povo de Mandalore e também calar aqueles que se opusessem aos Vizsla.

Valorum é eleito o primeiro Supremo Chanceler da República

No Legends, Tarsus Valorum foi o primeiro Supremo Chanceler da República

Não, não é o mesmo Valorum de A Ameaça Fantasma, que foi interpretado por Terrence Stamp. Este é um membro da Casa Valorum que foi eleito o primeiro supremo chanceler da reorganizada República.

Morte de todos os Sith, exceto por Darth Bane, que inventou a Regra de Dois

Darth Bane em cena da sexta temporada de The Clone Wars

Darth Bane acreditava que a ruína dos Sith começou dentro da Ordem, já que os Lordes lutavam entre si pelo poder. Devido a essa desorganização, a Ordem Jedi conseguiu destruir quase todos os Sith, mas um sobreviveu: Bane.

Depois disso, ele acabou tomando um(a) aprendiz e lhe ensinou tudo que sabia, ao mesmo tempo que determinava uma coisa que seria a chave da sobrevivência dos Sith: a Regra de Dois. Assim, haveria um Sith para dominar o poder, o Mestre, e outro para desejar e tomar esse poder, o Aprendiz.


E no Legends?

Imagem das Novas Guerras Sith

No Legends, o evento começou em 2000 ABY (Antes da Batalha de Yavin), quando o Jedi Phanius caiu para o lado negro e se tornou Darth Ruin, deixando a ordem para estabelecer os Novos Sith. Com o Império erguido Darth Ruin iniciou as Novas Guerras Sith, que duraram 1000 anos e resultou no fim do Novo Império Sith e na criação da Regra de Dois por Bane.

As Guerras acabaram em Ruusan, onde fora presumido que os Sith haviam sido extintos completamente e quando a República e os Jedi se sentiram vitoriosos. Estes se prepararam para um futuro de paz e prosperidade, com os Sith sendo apenas uma memória dolorosa do passado. Entretanto, esta foi uma ilusão perigosa, uma vez que um Sith, Darth Bane, sobreviveu. Ele formou uma nova Ordem Sith e ele e seus sucessores passaram os próximos 1000 anos escondidos, esperando para derrotar a República de uma vez por todas.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.