Episódio VIII - Os Últimos JediEspeculaçõesFilmes

Episódio VIII | Rumor: Os Convorees serão importantes?

Mês passado nós compartilhamos algumas informações sobre essas pequenas criaturas aviárias de Ahch-To em Star Wars: Episódio VIII. Foi dito que estes pássaros seriam os “protetores de Ahch-To.” Quando os fantoches foram descritos, determinadas coisas como seus dentes afiados se destacaram como algo que nunca vimos no design de Star Wars. Mas eles também fizeram o Making Star Wars não considerar que era uma criatura semelhante a um pássaro que tínhamos visto antes. Muitos perguntaram se os “Puffins” eram “Convorees”. Pensando nisso site pesquisou um pouco.

Parece altamente provável que veremos Convorees em Star Wars: Episódio VIII. As fontes até agora têm dito que é a essência do projeto, no entanto, “deixam algum espaço aberto para a interpretação do que foi mostrado nas animações.”

Isso poderia mudar tudo. A especulação segue abaixo. Será um exercício divertido na especulação de um minúsculo detalhe ou algo realmente grande. Nós só não sabemos ainda.

Convorees apareceram em Star Wars Rebels em momentos cruciais. Às vezes de forma sutil. Um senta-se nos ombros do Bendu quando encontra o Jedi e Maul. Em Mystery of Chopper Base, Ezra Bridger, que interagia com a vida selvagem, luta com o poder, mas então ele olha para o céu para ver um convor voando sobre sua cabeça. Na mesma cena, Ahsoka Tano aparece e diz: “Na minha experiência, quando você pensa que entende a Força, descobre o quão pouco você realmente sabe“. Mais tarde, depois de Ashoka lutar com Darth Vader, vemos um convor após da luta, mostrando mais uma vez essas criaturas vislumbrando algo importante.

O card de Dave Filoni de Ashoka no Star Wars Card Trader mostra-nos uma rendição menos “cartunesca” de um convor:

No episódio VIII temos Luke Skywalker na ilha de Ahch-To. O que ele está fazendo lá? Serão com essas corujas do espaço que os Jedi vencem os Sith ainda mais? Depois de vinte anos dos Sith dominando a galáxia, destruindo cristais Kyber e profanando lugares sagrados para os Jedi, como Jedah, é assim que os Jedi preservaram suas memórias? São os convors o meio como eles recuperaram o que Palpatine havia destruído?

Star Wars sempre foi influenciado por Duna, o clássico livro da ficção científica de Frank Herbert, e nesta possibilidade pode haver outra influência semelhante. Em Duna, há o Bene Gesserit, um grupo de mulheres altamente treinadas semelhante, em algum modo aos Jedi. Quando uma Mãe Reverenda das Bene Gesserit bebe uma água especial, ela atinge um grande conhecimento das Mães Reverendas já mortas ha muito. Além disso, outros podem alcançar uma consciência compartilhada com seus antepassados ​​após a ingestão de grandes quantidades do precioso Spice. Seria uma adição interessante à mitologia dos Jedi se Luke Skywalker puder falar com grandes Jedi que vieram antes dele com estes pássaros.

Voltando em Março de 2016, Eric Goldman da IGN entrevistou Dave Filoni e os convorees vieram à tona:

“De certa forma, eu poderia dizer que é um mensageiro, um observador. É definitivamente algo. E eu gostaria de sugerir – preferiria que os fãs debatem – mas eu sugeriria dizer que tudo o que essa coisa é um avatar que realmente apareceu no universo animado de Star Wars antes.”

A Irmã (Arco Mortis – The Clone Wars)

Filoni também observa que pode haver diferentes raças de convorees, como os marrons que vimos em The Clone Wars. Se você notar, a imagem de convor no topo do artigo tem coloração que corresponde “A Irmã” do arco Mortis de The Clone Wars. Essas criaturas mantêm as memórias dos usuários Jedi e poderosos da Força? Será que eles simplesmente documentam e assistem a história da galáxia se desenrolando como o conceito d’O Diário dos Whills’?

O convorees poderia ser o truque que permite que os Jedi a começar a descobrir seus erros e ter acesso ao conhecimento há muito perdido. Poderia Ezra Bridger acabar conversando com Ahsoka por meio de um convor usando a Força para interagir? É isso que Luke Skywalker está fazendo em Ahch-To? Estariam as árvores sensíveis à Força que vimos The Clone Wars, Shattered Empire e nas fotos de bastidores do Episódio VIII ligadas a este mesmo conceito?

Ouvimos que esses convorees são protetores de Ahch-To. Eles não parecem uma ameaça através da força física. Talvez eles estejam protegendo esse lugar preservando o conhecimento que já existia? Será que Rey será capaz de conversar, interagir ou se comunicar com eles também? Ou ela vai ver Luke Skywalker fazendo isso e acho que ele é um veho totalmente insano? É assim que podemos ver Yoda no Episódio VIII? Será este o catalisador que nos dá a nossa “Força de volta” e deixar Rey ver algo integral de sua história obscura?

Este poderia ser o maior truque que os Jedi conseguiram desde que eles foram capazes de manter suas identidades após a morte. Teremos de esperar e ver o que acontece no futuro antes de sabermos quão provável ou improvável é esta interpretação. Eu gosto da ideia geral dela e espero que façam algo como isto e expandam a Força para usa-lá de uma maneira que nós não vimos na tela antes.

Adaptado de: Making Star Wars