CânonCuriosidadesFilmesRebelsThe Clone Wars

Cânone | Quantos Sith são conhecidos até agora?

O antigo Universo Expandido possuía centenas ou milhares de Lordes Sith que habitaram diversas histórias que cobriram milhares de anos do universo Star Wars.

Entretanto, com a transformação do antigo UE em Legends, esse número foi reduzido, restando apenas os Sith apresentados nos filmes e em The Clone Wars.

Mas a partir do momento que novas histórias cânones começaram a ser publicadas, novos Sith foram surgindo. Até agora, o número de Sith existentes é de 11 mais 3 aprendizes informais, levando em consideração os Lordes, Aprendizes (mesmo que informais) e demais cargos da ordem. São eles:

Ex-Jedi não identificado, o fundador dos Sith

Moraband, o antigo lar dos Sith
Moraband, o antigo lar dos Sith

Os Sith foram criados por um ex-Jedi pelo menos seis mil anos do Episódio I. Esse Jedi começou a estudar ensinamentos proibidos do lado sombrio da força e acreditava que o verdadeiro potencial de um Jedi envolvia tocar o lado sombrio, ao contrário de aceitar a contemplação e passividade do lado luminoso. O Alto Conselho Jedi, irritado com as crenças desse Jedi, o exilou da Ordem. O Jedi Sombrio ganhou um número de seguidores e suas ações levaram à formação dos Sith, ordem criada durante a Escuridão de 100 anos.

A Escuridão de Cem Anos foi canonizada numa edição da HQ mensal Star Wars. Outras informações podem ser obtidas no site oficial da franquia.

Lorde Momin, um Escultor

Capacete Sith, obra de Lorde Momin
Capacete Sith mostrado na minissérie Lando

“Lando, se eu não estiver enganada, estas são peças de Lorde Morin – um antigo escultor Sith. Acreditava-se que todos seus trabalhos estavam perdidos.”                                                                  – Korin Pers, para Lando Calrissian. 

Lorde Momin foi um antigo escultor Sith. Palpatine possuía uma nave que continha muitos artefatos Sith. Korin Pers, uma expert em antiguidade,  disse a Lando Calrissian que ela acreditava que os artefatos foram criados por Lorde Momin.

O Sith foi apresentado ao cânon através da minissérie Lando.

Lorde Sith de Gairm

Esse Lorde Sith era amigo do Mestre Jedi Vonkhel. Durante o reinado do Império, o vendedor de antiguidades Antron Bach se lembrou da história da amizade enquanto tentava tomar coragem para se aproximar de uma nave caída,  na qual ele achava que podia ter um pirata ou uma pessoa perigosa.

Esse Sith foi mencionado pela primeira vez em “O Fim da História”, um conto escrito por Alexander Freed e publicada em Star Wars Insider 154 em 2014. O nome, espécie e gênero do personagem não foram revelados na história.

Presença

presence-rebels
Ezra segura o Holocron Sith em Star Wars Rebels

A Presença foi uma voz feminina ouvida por Ezra Bridger no planeta Malachor quando ele usou o holocron Sith para inadvertidamente ativar a super arma no topo do templo Sith que ficava abaixo do solo do planeta. Assim que o templo foi ativado, a Presença contou a ele que o poder de destruir vida estava em suas mãos.

Em uma entrevista, Dave Filoni contou que a personagem é uma Lorde Sith (ou seria Lady Sith?) e que ela ficou presa em Malachor durante algum tempo. Ele também disse que ela já tem um nome.

A Presença apareceu pela primeira vez na season finale da segunda temporada de Star Wars Rebels.

Darth Bane

darth-bane
Darth Bane aparece em uma ilusão a Yoda em The Clone Wars

Criado por George Lucas para o Episódio I, no qual o Lorde Sith teria uma referência como o criador da Regra de Dois. O personagem foi largamente explorado no antigo Universo Expandido. Porém,  com a transformação em Legends, a maioria de suas histórias não são mais cânones. É sabido que ele foi um dos sobreviventes das Guerras Jedi-Sith, que acabaram cerca de 1032 anos antes da Batalha de Yavin. Essas informações são do livro cânon Star Wars: Propaganda.

Entretanto, Darth Bane apareceu no último episódio de The Clone Wars, em uma ilusão criada pelas Sacerdotisas da Força para Yoda, em uma espécie de teste.

Aprendiz de Darth Bane

No Legends, a aprendiz de Darth Bane foi Darth Zannah
No Legends, a aprendiz de Darth Bane foi Darth Zannah

Darth Bane disse nessa mesma ilusão que os Sith se destruíam, vítimas de sua própria ganância. Por isso, ele criou a Regra de Dois Dois e decidiu transmitir seu conhecimento apenas para um, seu aprendiz. Este ainda não foi identificado.

Darth Plagueis, o Sábio

darth-plagueis
Representação Legends de Darth Plagueis

O mestre de Darth Sidious, Plagueis foi um poderoso Lorde Sith que conseguiu dominar  a arte de manipular as midichlorians para criar vida e salvar pessoas da morte. O personagem ganhou um fantástico livro lançado por James Luceno, que agora é Legends.

Darth Plagueis foi citado em A Vingança dos Sith e no livro Tarkin, escrito pelo mesmo James Luceno.

Darth Sidious

darth-sidious
Darth Sidious em O Retorno de Jedi

O vilão por trás de todos os seis primeiros filmes da saga, Sheev Palpatine era o Lorde Sith Darth Sidious. De Senador a Chanceler da República, Sidious manipulou ambos os lados das Guerras Clônicas, destruiu a Ordem Jedi e espalhou medo através da Galáxia.

Ele teve três aprendizes: Maul, Tyranus e Vader.

Darth Maul

darth-maul
Darth Maul em A Ameaça Fantasma

Um zabrak de Dathomir, filho de Mãe Talzin, Maul foi treinado por Sidious desde que era criança. Um excelente duelista, ele matou Qui-Gon e foi derrotado por Obi-Wan, sendo cortado ao meio. Mais de dez anos depois, seu irmão, Savage Opress, procurou e achou Maul no planeta de  Lotho Minor.

Maul apareceu pela primeira vez em A Ameaça Fantasma. Foi revelado que ele não estava morto na série The Clone Wars e apareceu em Rebels. Uma HQ foi lançada em 2014, Filho de Dathomir, que mostra o que aconteceu com ele após seu duelo com Sidious. Uma nova HQ será lançada em 2017.

Darth Tyranus

darth-tyranus
Conde Dookan, interpretado por Cristopher Lee

O Conde Dookan de Serenno. Foi um Mestre Jedi que se tornou aprendiz de Darth Sidious após a “morte” de Maul. Durante a Guerra Clônica, ele liderou os Separatistas contra a República. Foi morto por Anakin Skywalker em A Vingança dos Sith. Teve aprendizes informais, sendo eles Asajj, Savage, e Quinlan Vos (temporariamente).

Darth Vader

darth-vader
Darth Vader, aquele que deu fim aos Sith

Ex-Jedi, Vader foi um poderoso usuário do lado sombrio. Ele foi o terceiro e último aprendiz de Darth Sidious. Ele sempre se mostrou ameaçador a todos ao seu lado. Se redimiu graças a seu filho, Luke Skywalker.

Ele treinou os Inquisidores, que não são considerados Sith.

Menção Honrosa

Nesta seção estão os personagens que não são bem Sith, mas que foram treinados por um aprendiz. Ou seja, eles não participavam da Regra de Dois.

Asajj Ventress

asajj-ventress
Asajj Ventress em The Clone Wars

Não é uma Sith completa, mas foi treinada por Dookan para ser sua assassina. Ventress apareceu pela primeira vez no universo Star Wars na série animada 2D Clone Wars, sendo inspirada em artes conceituais para uma vila feminina em Ataque dos Clones.

A personagem recebeu mais cuidado na série 3D The Clone Wars, onde foram exploradas suas origens entre as bruxas de Dathomir e na Ordem Jedi. Ventress foi encontrada por um Jedi, Ky Narec, que a treinou no planeta de Rattaka. Porém, seu mestre foi morto e isso foi o catalisador para sua caída ao lado sombrio. Asajj então virou a a aprendiz de Conde Dookan. Entretanto, sua redenção se iniciou após Dookan a trair.

Savage Opress

savage-opress
Savage Opress ataca o Templo de Eedit, em Devaron

Justamente após essa traição, Dookan precisava de um novo assassino. Então foi ao planeta Dathomir, cujas Irmãs da Noite possuíam algum tipo de acordo com os Sith, em busca de um novo aprendiz.

Savage Opress venceu a disputa contra seus Irmãos da Noite e se tornou o novo estudante de Conde Dookan. Porém,  ele secretamente trabalhava com Asajj no plano de vingança dela contra seu antigo mestre.

Após tudo isso, Savage foi em busca de seu irmão,  Maul, o qual todos acreditavam estar morto, e se tornou seu aprendiz.

Quinlan Vos (temporariamente)

quinlan-vos
Quinlan Vos, o Jedi inortodoxo

Assim como no Legends, no cânon foi mostrada a história onde Quinlan Vos tenta se infiltrar entre os Sith para matar Conde Dookan, mas, é claro, falha em sua missão, dada a ele pelo Conselho Jedi.

Após seu duelo contra Dookan no cristalino planeta de Christophisis, o Mestre Jedi não se entrega completamente ao lado sombrio e foi aceito de novo pela ordem Jedi.

Sua missão no lado sombrio foi mostrada em Dark Disciple, romance que adapta um arco de 8 episódios da oitava temporada de The Clone Wars,  que não chegou a ser produzida.

Paulo Rabelo

Aracajuano, fã de Star Wars desde quando assistia The Clone Wars na Globo. Um dos fundadores da Sociedade Jedi, trago notícias, curiosidades e resenhas sobre a nossa amada saga.